Santos - São Paulo - Brasil, 23 de abril de 2024.

10/05/2018
Sabor de São Paulo: Guarujá e Santos estão na final

Classificados os três melhores pratos da região de Santos do Festival Gastronômico do Sabor de São Paulo: Moqueca de jaca verde e carapau na folha de banana – Guarujá, Raiz Caiçara (Bolinho de peixe com ceviche de banana da terra) – Guarujá e o Kãmu-si (panacotta de coco com cambuci) - Santos que irão para a final do evento no Memorial da América Latina, Capital, no mês de novembro.

Iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo em parceria com a Revista Prazeres da Mesa e apoio do SENAC, já está em sua quarta edição. Este programa nasceu para desvendar histórias, fornecer informações culturais, revelar o convívio na realização dos pratos com os produtos da terra e promover, desta forma, a culinária regional paulista.

A aula de cozinha desta etapa ficou por conta por conta do chef- padrinho, o paulistano Paulo Shin que destacou a cozinha coreana. Casa cheia.

Na oportunidade, Nanci Cortazzo responsável pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, abriu o evento na tarde desta quarta-feira (9/5) nas dependências do Senac de Santos exaltando a diversidade e importância dos ingredientes paulistas. Para ela, é fato que Turismo, Cultura e Gastronomia caminham juntos para o desenvolvimento regional, e é fato que muitos turistas viajam com único intuito de apreciar um prato típico com a famosa frase “só tem lá”, referindo-se à importância de uma gastronomia local. Nanci ainda disse que uma das finalidades do Sabor de SP é ampliar o universo do turismo com este eficaz instrumento denominado gastronomia. E complementou: “cozinhar é claramente uma alquimia em que se coloca nossos sentimentos”.

Bom recordar que de 2013 a 2015, 360 estabelecimentos de todo Estado apresentaram os mais saborosos quitutes da culinária paulista para mais de 100 mil pessoas pelo Festival Gastronômico Sabor de SP.

Por Maristela Bignardi