Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 16 de abril de 2024.
 
 
12/12/2018
NOTÍCIAS
Registro, a Capital do Chá, agora é MIT
Registro é um município de Interesse Turístico, porque atende todas as exigências de acordo com a lei. Hospedagem, serviços de alimentação, informações turísticas etc. e principalmente por possuir o Conselho Municipal de Turismo. Com essa nomenclatura (MIT) a cidade atrai milhares de turistas, gerando uma receita maior e por consequência, muitas oportunidades de emprego para os residentes. Lugares maravilhosos, arquitetura incrível, ótimo para tirar fotos e registrar momentos nos mais variados pontos turísticos da cidade. Registro faz parte da mesorregião do litoral sul, conhecido como Vale do Ribeira (possui 17 municipíos). Situa-se entre 0 e 25 metros acima do nível do mar e seu clima é classificado como subtropical úmido.
 
Registro possui esse nome pois foi um centro de fiscalização do ouro explorado no Alto Ribeira e um porto que registrava o ouro no séc. XVII. Boatos que não era preciso nem garimpar, o vale era riquissímo em ouro, podia pegar tranquilamente enquanto caminhava. O povoado cresceu, desenvolveu-se e em 1945 tornou-se oficialmente um município. Por conta da diversidade cultural e econômica, e por possuir o maior índice de população do Vale, com 56.123 pessoas. Por isso faz com que Registro seja conhecida como a “Capital do Vale do Ribeira”, ou também “Capital do Chá” em alusão a um dos seus principais produtos exportados.
O município é oficialmente marco da colonização japonesa no Estado de São Paulo porque teria sido a primeira localidade a receber imigrantes japoneses interessados em investir em produção própria no Estado. Bens culturais da imigração japonesa são preservados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Sede da Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha (KKKK), antigas fábricas de chá e residências de primeiros colonos japoneses, as Igrejas Episcopal Anglicana e de São Francisco Xavier e as primeiras mudas de chá da variedade Assam.
 
Em vários pontos deste MIT Registro estão instaladas esculturas do artista plástico Yutaka Toyota confeccionadas com material das antigas fábricas de chá e dos armazéns e do engenho de beneficiamento de arroz. Desde 1980 Registro e Nakatsugawa, cidade localizada na província de Gifu, na ilha de Honshu, região central do Japão mantêm um convênio tanto no setor governamental quanto através da organização Rotary Club. O convênio é traduzido em intercâmbio, assistência e visitas diplomáticas dos governantes das duas cidades. 
 
Atrativos Turísticos
 
Igreja Matriz São Francisco Xavier
Francisco Xavier foi um missionário que converteu muitas pessoas ao cristianismo, merecendo o epíteto de apóstolo do oriente. Ele exerceu sua atividade missionária no oriente, especialmente na India e Japão. Por conta disso os colonizadores japoneses resolveram fazer essa linda obra para homenageá-lo e terem um local para rezar. Essa obra teve início em 1928 e até hoje é visitada por milhares de turistas, sendo um dos cartões postais de Registro.
Endereço: R. Pio Onze, 78 - Centro, Registro - SP
 
KKKK (Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha)
É uma Companhia Ultramarina de desenvolvimento SA. Que foi fundada em Tóquio e teve uma filial trazida ao Brasil através de um tratado entre os dois Páises. Trouxeram mais de duas mil famílias para usufruirem de mais de 50 mil hectáres. Construiram quatro armazéns e um engenho de beneficiamento de arroz, o primeiro do Brasil, tornando-se referencial das histórias individuais e coletivas da Imigração. Funcionou até 1939, quando teve suas atividades suspensas temporariamente em virtude da guerra. Após a guerra, sob nova administração, o engenho voltou a sua atividade plena e os armazéns, com diversas adaptações, serviram para vários fins sociais e culturais. Em 1987, o conjunto foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. Para quem gosta de arquitetura é um prato cheio, patrimônio lindo e recheado de histórias.
Endereço: R. Miguel Abi Azar, 224 - Centro, Registro – SP
 
Praça Beira Rio
Com vista panarômica do Rio Ribeira, o "Parque Prefeito José de Carvalho", mais conhecido como Praça Beira Rio possui ampla área de lazer. No centro da praça está o monumento Guaracuí, uma tulipa de aço estilizada com sete metros de altura doada pela artista plástica Tomie Ohtake no ano de 2002 em homenagem aos imigrantes japoneses. Ótimo para quem quer curtir com a família, namorar, passear ou relaxar.
Endereço: R. José Sugunio Shita, 126-210 - Vila Alay Jose Correa
 
Tooro Nagashi - Monumento às Almas das Vítimas por Afogamento no Rio Ribeira
Tooro significa lanterna de papel. Nagashi, levar-se pelo vento. É uma tradição japonesa que acontece ao anoitecer do último dia de finados (no japão são 3 dias), os participantes soltam barquinhos contendo velas acesas e o nome dos falecidos no rio ou no mar para homenagear as almas dos antepassados. Construiram um monumento às margens do Rio Ribeira do Iguape, onde é realizada anualmente a cerimônia religiosa de Tooro Nagashi, antes de soltar os Tooros, dois jovens batem taiko (tambores japoneses) em um barco, para purificação das águas do rio. Depois os barquinhos começam a ser colocados um a um, colorindo as águas.
Endereço: Rua Miguel Aby-Azar
 
Praça dos Expedicionários
Localizada no centro da cidade, a praça sediava a rodoviária municipal. Atualmente a praça é palco para exposições de artes, atividades culturais e de lazer e realização de eventos e feiras. Praça para se conhecer histórias e comprar bolsas, chinelos feitos com o tradicional junco.
Endereço: R. Pio Onze, 143 - Centro, Registro - SP
 
Torii
Torii é um portão tradicional japonês ligado à tradição xintoísta e assinala a entrada ou proximidade de um lugar considerado sagrado/santuário. Simboliza onde foram desembarcados os primeiros colonizadores.                                                                           
Endereço: Rua Miguel Aby-Azar
 
Templo Budista
Os colonizadores japoneses trouxeram para Registro a religião Budista  e em 1957 resolveram construir um Templo Budista o Honpa Hongwanji (Templo do Juramento Universal de Amida, o Buda da Terra Pura do Oeste) para ficarem mais próximos de sua religião.                     Endereço: Av. Estados Unidos, nº 50- Vila Nova Ribeira
 
Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro – Bunkyo
A sede foi construída com arquitetura oriental e é palco para reuniões e atividades relacionadas a cultura japonesa como por exemplo o tai chi chuan, karatê, yoga, cursos de origami, língua japonesa e etc.  O Bunkyo está situado à Praça da Integração Brasil-Japão, 
Endereço: Rua Nakatsugawa, nº 165 – Centro
 
Fábricas de Chá
A senhora Ume Shimada aos 87 anos, resolveu arregaçar as mangas para recuperar a plantação de chá em seu terreno e com a ajuda da filha Terezinha Eiko, elas levataram uma pequena fábrica de chá artesanal. Com um aroma específico e sabor característico de uma produção artesanal 
 
Mercado Municipal
Está localizado na Praça Beira Rio e concentra artesanato e culinária tradicional, produtos orgânicos, plantas ornamentais, defumados, pescados de produtores caseiros da cidade, artesanataos. Você irá encontrar produtos exclusivos, originais e tradicionais, feitos artesanalmente e com todo carinho.                                                                             
Endereço: praça Beira Rio - Vila Alay Jose Correa, Registro - SP
 
Pesqueiros
Como Registro é banhada pelo rio Ribeira de Iguape e outros, tem muitos pesqueiros como por exemplo o Pesqueiro Paraíso e o Pesqueiro União. São ótimos para quem gosta de pescar, tiroleza, pedalinho, relaxar, ter um momento com a família e comer um peixe fresquinho. 
 
Quilombo Peropava
A região do quilombo peropava é ocupada desde 1850 por filhos de escravos libertos, vindos do bairro Guaviruva e da cidade de Iguape, em busca de melhores terras para morar e trabalhar.
Atualmente, são 25 famílias que habitam o Quilombo do Peropava e vivem em comunidade. Como vivem em meio à natureza, produzem arroz, mandioca, cará, frutas e verduras em pequenas roças e vendem na cidade. Lá ainda existe uma padaria artesanal, onde pães maravilhosos são produzidos, além da farinha de mandioca, que são vendidos nas Feiras do Produtor e no Mercado Municipal e sob encomenda. Você poderá degustar um café da manhã e almoço tradicionais. 
 
Fábricas de Junco
Antigamente, usava-se a medula dos caules para fazer pavios de velas. O imigrante Shigeru Yoshimura trouxe a primeira muda de junco (Rhynchospora cyperoides) do Japão para Registro em 1933, escondida em sua bagagem. Aqui, o junco encontrou as condições ideais para crescer e passou a ser alternativa para a colônia japonesa recém-instalada. No Brasil todo, o junco se desenvolve apenas em Registro e Sete Barras. As fábricas produzem sacolas, porta copos, jogos americanos, cestos, esteiras, assentos de cadeira, além do tradicional chinelo de palha com solado de borracha.
 
O QUE É INTERESSANTE CONHECER EM REGISTRO:
*Conhecer as Fábricas de Chá, experimentá-los e vivenciar uma colheita de chá.
*Experimenta os produtos do mercado municipal, degustar um café da manhã e almoço tradicional juntamente com o quilombo peropava.
*Visitar as fábricas de junco.
*Visitar o Bunkyo e fazer uma aula de yoga, tai chi chuan.
*Participar do Tooro Nagashi no dia de finados.
*Assistir uma missa de domingo na Igreja Matriz São Francisco Xavier.
*Visitar e participar de uma missa ou reuniões de estudo do sultra no Templo budista.
 

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite