Santos - São Paulo - Brasil, 16 de abril de 2024.

09/01/2019
Turismo Fluvial Destaca Cardoso, que já é MIT.
Cardoso é um munícipio do Estado de São Paulo que faz parte da mesorregião de São José do Rio Preto e a microrregião de Votuporanga. Possui mais de 12 mil habitantes e clima tropical com inverno seco.
Atualmente MIT – Munícipio de Interesse Turístico, a cidade continua em progresso, crescendo demograficamente, econômica e socialmente em todas as direções e integrando-se perfeitamente no concerto geral dos munícipios paulistas, que fazem deste Estado a grande, rica e poderosa porção da nação brasileira.
Inicialmete patriotas, homens corajosos vieram e iniciaram um núcleo de civilização abrindo picadas e estradas às margens do Rio Turvo. Joaquim Cardoso da Silva uniu-se ao engenheiro José de Freitas e em poucos meses promoveram o levantamento da região que até então era mata, muito mal aberta por picadas e em 20 de janeiro de 1937 foi fundada a vila por Joaquim Cardoso, bandeirante moderno, cheio de visão, conhecedor das reservas florestais da região do Rio turvo, rumo ao Rio grande, contígua à divisão de Minas Gerais e que viu as grandes vantagens que adviriam da formação de um povoado. Começou abrir o sertão repleto de terras férteis e em 1942 Cardoso já contava com mais de 160 casas de tijolos, uma serraria e vários estabelecimentos comerciais e outras realizações de relevante interesse social, assim o povoado o cresceu e em 1948 politicamente emancipado, a vila se tornou um munícipio paulista. Porém os pioneiros queriam mais e para conseguir lutaram muito, promoveram o desenvolvimento do munícipio em ritmo acelerado, criaram as condições necessárias para que a ascensão de Cardoso à categoria máxima de comarca pudesse ser viável. Cardoso possui esse nome devido a dois fatores primeiramente porque na região havia uma espécie de planta espinhosa chamada “cardo” e também por conta do sobrenome de seu fundador.

Atrativos Turísticos

Lagoa Hygino Zampronha
Localizado na área central da cidade reúne diariamente muitos adeptos das atividades físicas como caminhada, corrida e ciclismo, além de ter em seu espaço uma academia ao ar livre para uso de todos. A lagoa surgiu por volta da década de 1940, pela extração de barro, matéria prima para a produção de tijolos na olaria, que ficava às suas margens. Com o passar do tempo a Olaria foi desativada e atividade da extração de argila impactou na formação da lagoa dentro da área urbana do munícipio e atualmente a lagoa Hygino Zampronha é um verdadeiro cartão postal, um dos pontos turísticos mais visitados, atráidos pela beleza da paisagem, local para descansar à sombra das muitas árvores que rodeiam a lagoa.

Cascata Charles Hyal
Localizada ao lado da Lagoa Hygino Zampronha, é um ponto turístico muito visitado.

Complexo Turístico Leandro Trindade da Silveira (Praia de Água doce)
Prainha artificial localizada a 2,5 Km do centro da cidade, o complexo foi criado por inundação devido à construção da Barragem de Água Vermelha, banhada pelos Rios Grande, Turvo e Marinheiro. O munícipio é destino turístico principalmente pela prainha onde há 30 quiosques com churrasqueira, energia elétrica e duchas. A área possui infraestrutura completa e área de camping. Ótima opção para a prática de esporte náuticos, pescaria e lazer com família e amigos.

Recinto Municipal José Ferreira das Neves
Localizado próximo à entrada da cidade, o recinto municipal é sede de famosas competições de montarias em touros e cavalos da região, como a “Festa do Peão Boiadeiro” e o “Rodeio Festival”. Uma imensa área construída para a realização de grandes eventos como exposições, feiras agropecuárias, shows artísticos, entre outros.

Estádio Municipal José Romualdo Rosa
Campo de Futebol com estrutura para realização de campeonatos, torneios, copas, com vestiários, banheiros, arquibancada semi coberta, uma quadra de vôlei e bar. No estádio municipal funciona, ainda, a Escolinha de Base do Cafuc (Cardoso Futebol Clube) que treina meninos a partir dos 8 anos de idade.

Centro Esportivo – Centro Social Urbano “Odilo Pereira da Costa” (CSU)
Localizado próximo à entrada da cidade, o “Centro Esportivo” como é chamado, compreende uma estrutura totalmente voltada ao esporte, com campo gramado, quadra poliesportiva coberta, playground, piscina semi-olímpica, banheiros e vestiários. Ideal para a prática de esportes como vôlei, futevôlei, basquete, futebol de salão, futebol de mini campo e natação.

O QUE É INTERESSANTE CONHECER EM CARDOSO!
*Complexo Turístico Leandro Trindade da Silveira
*Lagoa Hygino Zampronha