Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.
 
 
01/02/2019
NOTÍCIAS
Pedrinhas Paulista, nossa Roma Brasileira, agora é MIT.
Pedrinhas Paulista é um munícipio do Estado de São Paulo que situa-se às margens do rio Paranapanema, na região sudoeste do estado a 480 km da capital. Possui clima subtropical úmido e uma população estimada em 2.940 habitantes (IBGE/2010), sua economia é essecialmente agrícola, sustentada basicamente pela cultura de soja, milho e rebanhos leiteiros.
E o povo dessa cidade sentiu-se vitorioso com a obtenção do título MIT- Município de Interesse Turístico, “pois nos sentimos em Roma com uma bela arquitetura italiana por isso atraimos mais de 11 mil turistas anualmente para nossas atividades culturais, artísticas e folclóricas,” ressaltam seus moradores.
Devido a sequelas causadas por conta da segunda guerra mundial, milhares de italianos deixaram seu país para tentar a vida em outros lugares e encontram no Brasil um povo cordial e acolhedor, além das terras fertéis para plantação. Um acordo firmado em 1949 entre Itália e Brasil que deu início a Companhia Brasileira de Colonização e Imigração Italiana – CBCII, concordavam em receber italianos com experiência agrícola para colonizar terras e uma dessas terras escolhidas foi Pedrinhas Paulista. A cidade foi construída quase exclusivamente por italianos, cada imigrante que chegava recebia uma casa, um lote de 20 a 25 hectares, implementos agrícolas, animais, sementes plantas e o que mais fosse necessário.
 Na terra fértil paulista, os italianos cultivaram muito amendoim, milho, girassol, arroz, algodão, mandioca, café e uva, e criaram gado, porco e cavalos. Os imigrantes fundaram Pedrinhas 1952, liderados pelo padre Dom Ernesto Montagner, pároco da Igreja, que é considerado o responsável pelo sucesso da colonização, pois muitas famílias que pensavam em desistir e ir embora (porque não se adaptavam ao novo país) foram convencidas a mudar de ideia, pelos conselhos firmes do padre, que acreditava na colonização como única alternativa para aquelas  pessoas começarem uma nova vida.
A ideia de emancipação sempre acompanhou o cotidiano dos moradores de Pedrinhas Paulista. A inquietação e a ativa militância – características dos italianos, junto com sua culinária fascinante – foram determinantes para o inicio  do movimento pela emancipação. A elevação de Pedrinhas Paulista a município ocorreu em 1991.O que chama a atenção neste MIT, além da sua história marcada por muita luta e trabalho árduo é a manutenção de muitas tradições, como o eventual uso da língua italiana nas conversas (sendo que a mesma faz parte da grade curricular no Ensino Fundamental) e os grupos folclóricos de danças, que envolvem adolescentes, jovens e idosos. Suas festas também são atrativos regionais, com destaque para a festa de São Donato (padroeiro do município). O Encontro de Motos/Festival de Rock, festividades de aniversário, cavalgada com grupos de Tropeiros e em menor escala, eventos culturais promovidos por associações e pela Prefeitura. Recife é considerada a Veneza brasileira e Pedrinhas Paulista é a capital Italiana no Brasil.
 
Atrativos Turísticos
 
Portal de Entrada
Além de dar as boas-vindas a seus visitantes, o monumento representa a força e a garra de seus valentes pioneiros. O portal, inaugurado em 2001, simboliza a tradição das cidades italianas que, em sua maioria originaram-se em  torno da defesa pessoal do rei, do príncipe, monarca ou senhor feudal.
 
Memorial ao Imigrante
As colunas cravadas em semicírculo, em número de vinte, simbolizam as regiões da Itália, país que, por sua vez unido ao Brasil no centro e no alto do obelisco, deu origem a Pedrinhas Paulista que é representada pelo Arco Triunfal da entrada.
 
Centro Comunitário 
Idealizado na década de 50 pela Companhia Brasileira de Colonização e Imigração Italiana, com a finalidade de abrigar um Centro Social para festas e reuniões da comunidade. Foi reinaugurado em setembro de 2003, estilizado em greco-romano como as demais construções da cidade.
 
Igreja São Donato 
A Igreja foi uma das primeiras construções planejadas para a Colônia, sua pedra fundamental, lançada em 1952, marcou a fundação da colônia. A igreja recebeu o nome de São Donato e em um de seus altares o santo foi retratado em tela por um arquiteto imigrante. 
 
Centro Cultural  
Centro Cultural de Pedrinhas Paulista é um espaço reservado à cultura, educação e preservação da história da cidade. Neste espaço funcionam em perfeita harmonia o Museu dos Pioneiros, Salão para exposições, Arquivo Histórico Municipal e Biblioteca.
 
Museu dos Pioneiros 
Idealizado com o objetivo de resgatar e preservar, a memória histórica do município e da cultura italiana. Através das peças e documentos doados pelas famílias pedrinhenses, o Museu conta todos os momentos da história da cidade de Pedrinhas Paulista e da sua gente. 


Praça Roma  
Este espaço, no coração da cidade, foi idealizado pela Companhia Brasileira de Colonização e Imigração Italiana (CBCII). A beleza da flora é deslumbrante, com destaque aos ipês coloridos que enfeitam a Praça na Primavera.
 
Bosque Municipal  
Localizado no centro da cidade, ele conta com 6.682 m2 de área verde, contando ainda com um amplo playground, mesas e bancos e uma belíssima cascata em seu centro do Bosque. O espaço é agradável para passeios, caminhadas e lazer dos visitantes e moradores.
 
Sino do Cinquentenário
O monumento foi inaugurado quando o município completou 50 anos (em 2002) e no local está instalada uma urna que, na oportunidade, recebeu objetos e cartas de crianças, jovens e adultos presentes à inauguração. A urna será reaberta no centenário do município (em 2052) e tais itens serão entregues aos familiares ou aos cidadãos que os depositaram no local.
 
 
Centro Gastronômico
Localizado na Praça Roma, o local é o ponto de encontro das famílias de Pedrinhas Paulista. À tarde ele recebe imigrantes e pioneiros italianos que se divertem em disputadas partidas de escopa (tradicional jogo de baralhos de origem italiana) e a noite ocorre o atendimento de lanchonetes com pratos, porções e lanches diversos.
 
Piazza San Pio
Localizada no centro comercial de Pedrinhas Paulista, o empreendimento abriga diversas lojas além de um moderno restaurante e pizzaria. Seu nome remete ao padre pio de Pietrelcina, outro santo italiano que possui diversos devotos no município.
 
Loba Capitolina
Instalada no centro da Praça Roma, a estátua simboliza a fundação da capital italiana, mostrando Luperca, com o rosto desafiante voltado em direção a quem a contempla e um tronco forte, sob o qual Rômulo e Remo repousam sob os joelhos para conseguir mamar. 
 
Cine Teatro Municipal
Fundado na década de 1950 por pioneiros italianos e brasileiros, o espaço era palco para a realização de formaturas, eventos diversos, peças teatrais e exibição de filmes. Em 2008 passou por uma ampla reforma e também foi estilizado em greco-romano, além de receber eventos municipais, atualmente é local para as apresentações do Circuito Cultural Paulista.
 
Estátua de São Donato
A imagem foi inaugurada como homenagem ao santo padroeiro do município, natural da Nicomédia e que, ainda criança foi para Roma. Durante a época de perseguição à Igreja, foi sentenciado à morte e executado em 7 de agosto de 362. A igreja católica atribuiu a São Donato alguns milagres como a sobrevida de Euphrosina, cura da cegueira de Syriana, o exorcismo de Astérius e a remontagem de uma taça quebrada por pagãos e que, mesmo incompleta, o conteúdo posto nela não derramou. 
 
Mural ‘A História do Livro’
Do lado de fora do Centro Cultural está localizado o mural de azulejos “A História do Livro”. O monumento foi doação de um pioneiro do município e o tema foi escolhido especialmente para homenagear sua esposa falecida, que foi uma conhecida professora de língua e literatura italianas  do município e que era apaixonada por livros, tendo-se dedicado, inclusive na organização da Biblioteca Municipal.
 
Memorial aos Pioneiros Brasileiros
Em formato de cúpula e localizado na Praça Monsenhor Ernesto, o monumento traz em seu interior o nome dos pioneiros brasileiros que, aliados ao povo italiano, tiveram grande importância na construção e fundação de Pedrinhas Paulista.
 
Busto Monsenhor Ernesto Montagner
Homenagem ao pároco de Pedrinhas Paulista durante todo o seu período de fundação e que era o conselheiro e líder espiritual das famílias fundadoras do município e que viriam a morar no município. Dom Ernesto nasceu em 1912 na Itália, e faleceu em 1995. Seu corpo está enterrado em uma capela, no Cemitério Municipal.
 
FESTAS TRADICIONAIS
 
Festa de São Donato
Festa tradicional mais conhecida do município, do dia de São Donato (padroeiro do município) é marcado por uma semana de diversas atividades culturais, esportivas, recreativas e religiosas, culminando com a Macarronada de São Donato, servida no feriado municipal de 7 de agosto. Nesta data são distribuídas gratuitamente para toda a população generosas porções de macarronada, batata e frango assados e polenta.
 
Festividades de Aniversário
Conhecida por seu povo acolhedor que recebe muito bem os seus visitantes, Pedrinhas Paulista sempre organiza uma ampla programação para comemorar seus aniversários, contendo eventos esportivos, culturais e shows musicais com artistas de renome e evento que conta ainda com ampla praça de alimentação, onde se destaca a gastronomia italiana.  
 
Festa Junina Comunitária
Conhecido como a “Festa da Vila”, o evento todos os anos mobiliza as comunidades dos bairros Parque dos Girassóis, Bonsucesso e Jardim América, que arrecadam donativos e preparam diversos quitutes e bebidas típicas de festa junina que não distribuídos gratuitamente a todos que comparecem ao evento, que também conta com apresentação de quadrilhas e shows musicais. 
 
Encontro de Comitivas
Pedrinhas Paulista é muito mais do que a cultura italiana. A cidade também mantém vivas as suas culturas sertanejas e realiza  anualmente  o Encontro de Comitivas, onde cavaleiros percorrem a avenida principal e cruzam toda o município em direção à Fazenda São Geraldo, onde ocorre missa sertaneja, shows de música raiz e é servido almoço tropeiro a preço popular. 
 
Khalua Rock Festival
Realizado desde 2004, o evento de Pedrinhas Paulista é o mais tradicional festival de rock da região, atraindo bandas de diversas cidades e até de outros estados, sendo um espaço para todos mostrarem seu talento e disputarem a premiação oferecida todos os anos. Desde 2015 o festival passou a ser realizado paralelamente ao Encontro de Motos.
 
Encontro de Motos
Realizado em parceria com o moto clube Stone Motors, de Pedrinhas Paulista, o evento atrai moto clubes de todo o Brasil, fomentando o comércio e o turismo local todos os anos, com milhares de pessoas passando pelo município, ondem podem contar com camping, shows musicais, apresentações e ampla praça de alimentação.
 
O QUE É INTERESSANTE CONHECER EM REGISTRO!
*Visitar a Igreja e estátua de São Donato
* Visitar o Memorial ao Imigrante
*Visitar o centro cultural e conhecer suas histórias
*Visitar a Praça Roma e o monumento Loba Capitolina
*Participar das Festas Tradicionais
*Desfrutar da verdadeira culinária italiana
*Visitar o Cineteatro Municipal



Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite