Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
 
 
28/02/2019
NOTÍCIAS
Carnaval Paulista 2019
Entre o dia dois e cinco de março acontece o carnaval, a maior festa do cenário brasileiro, movimentando mais de R$ 6 bilhões de reais, segundo a CNC (Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Algo que impulsiona o turismo na capital e cidades do interior, levando muita festividade, unindo lazer com diversão.
 
Com folia:

Capital

Na cidade de São Paulo a Prefeitura já divulgou a lista com dias, horários e locais dos desfiles dos blocos. Serão 570 blocos se apresentando em diversas regiões da cidade. É certo que mais uma vez paulistanos e turistas irão se divertir pelas ruas da capital durante os dias de folia, que se estenderão por três semanas.

O carnaval de Rua de SP começou no fim de semana antes do feriado (22 e 23 de fevereiro), com o pré-carnaval. Esta folia de Rua de SP 2019 será do dia dois a cinco de março, sábado a terça de carnaval, fechando com o pós-carnaval no fim de semana entre os dias nove e 10 de março.

Eis o link com todos os detalhamentos sobre os blocos na capital paulista. Já as informações para o carnaval oficial de São Paulo, no Sambódromo,  podem ser encontradas no site:  www.ingressosligasp.com.br



Pelo Estado

O carnaval de Votuporanga, a 520 km de São Paulo, costuma atrair milhares de foliões. Para este ano, uma ação conjunta da Prefeitura deverá resultar em festa voltada para todas as idades, como os antigos bailinhos e desfiles carnavalescos que as ruas do centro recebiam nos anos 90.


Campos do Jordão, a 170 km de São Paulo, sempre é dica de destino. A cidade com clima agradável costuma ter desfile com bonecos gigantes e alguns eventos carnavalescos, além de muitas opções de hotéis, pousadas, restaurantes e lojas.

 

Por sua vez, Socorro, a 120 km de São Paulo – é indicada para quem gosta de carnaval, mas prefere curtir os blocos de rua e marchinhas com o clima rural do interior. Esta  cidade turística pertinho de São Paulo ainda coloca-se como possível escolha para quem prefere passar o Carnaval no meio de trilhas e rios ou num belo hotel fazenda.


Já, Nazaré Paulista, a 90 km de São Paulo – é um dos melhores destinos para celebrar o folclore e as tradições da festa religiosa. A cidade ganha cores e muita animação com as marchinhas, abadás, confetes e serpentinas pelas ruas. Os Moiados são um dos blocos tradicionais.


Com apenas 24 mil habitantes, Brotas, a 250 km de São Paulo, é uma típica cidade do interior, onde os locais se reúnem na praça para conversar e o tempo parece passar mais devagar. É neste ambiente de calmaria que ocorre o Carnaval. Por isso, a cidade é destino para quem quer curtir natureza durante o dia e, à noite, estar no clima da folia.

São quatro dias de shows carnavalescos, blocos e matinê. Ano a ano, as agremiações estão mais  estruturadas e arrastam mais foliões. Inclusive, o turista também pode desfilar adquirindo abadás. Neste ano, quatro blocos vão para a rua: Mosquito, Vira-Latas, Piratas e Pira no Pepira.


São Luiz do Paraitinga, a 174 km de São Paulo, é uma histórica cidade do interior de São Paulo que se transforma no carnaval, aonde mais de 150 mil turistas vão para este município atrás de seus blocos e marchinhas carnavalescas. Ali o carnaval de marchinhas foi reinventado e é destaque na imprensa nacional. Durante o período carnavalesco, os blocos se apresentam, cada um com sua fantasia e marchinha específica. Os mais conhecidos são os blocos Juca Teles, Maricota e Bloco do Barbosa.


Tatuí, a 142 km de São Paulo, tem uma programação do Carnaval 2019 com o tema “Tatuí Folia – Samba e Alegria”. A folia de Momo já começou durante todos os sábados deste mês, sempre às 11h, a alegria toma conta da Praça da Matriz, com o Projeto “Esquenta de Carnaval”, que tem, a cada semana, uma atração diferente. Este local sediará os quatro dias de folias e matinês do carnaval, contando sempre com a parceria dos blocos, do Cordão dos Bichos, de DJ, de animadores e de bandas.


Jundiaí, a 51 km de São Paulo, conta com uma grande folia de Carnaval com apresentações de blocos que animam os foliões em vários pontos da cidade, tornando o evento atrativo e bom para vários públicos. Alguns dos blocos que costumam desfilar no Carnaval de Jundiaí são: Chupa que é de Uva, Bloco 75 anos do CJ, Afro Kererê, Basta Vir e se Divertir, Refogado do Sandi, Ponte Torta, Super Poderosa, Galo Doido, Bloco do Gordo, Continuamos na Nossa e Bloco do Rato.  Alguns dos locais que recebem a folia são: Centro Comunitário Morada das Vinhas, Vianelo, Centro, Jardim Santa Gertrudes, Ponte São João, Vila Rio Branco, Jardim Botânico e Vila Hortolândia, entre outros.


Piraju, a 339 km de São Paulo, dispõe de um carnaval diferente de todos: bom astral, recepção calorosa e contagiante, sol, mergulhos e trampolim na represa do rio Paranapanema, um dos mais limpos do estado de SP dentro da festa. Lotado de gente feliz espalhada de todo canto do Brasil. Eis as festas temáticas que vão acontecer no Reinado de Momo: Festa Neon, Tarde na Praia, Festa do Abadá, Festa do Selva, Festa Segue o Baile, Festa do Glitter, Baile a Fantasia e a Festa do Pijama.
 

Santos, a 70 km de São Paulo, já está em ritmo de festa carnavalesca. Desde o final de janeiro até cinco de março, a cidade se movimenta com o Carnabanda. Eis algumas bandas: Das Cobras, Só Amigos da Baixada, Caia na Real, Fundão do Estuário, Sanatório Geral e Encruzilhada, entre outros. Também haverá o Carnabonde, no dia dois de março, reunindo uma multidão que segue um dos carros da Linha Turística do Bonde em cortejo a céu aberto pelo Centro Histórico de Santos. O evento tem a proposta de reviver o clima dos antigos bailes de Carnaval e das batalhas de confete e a cada ano conta com uma temática diferente. O desfile das Escolas de Samba acontece nos dias 22 e 23 de fevereiro quando 17 agremiações desfilam na Passarela Dráuzio da Cruz  - Av. Afonso Schmidt, Areia Branca.
Mas o feriado também é uma boa ocasião para quem procura descansar, talvez ir a um bloco ou admirar uma escola de samba não é o que interessa ao turista que deseja repor as energias. E o estado de São Paulo tem diversas opções, dentre seus 645 municípios, as praias a cidades históricas podem proporcionar algo diferente.
 

Para fugir da folia


Capital

A cidade de São Paulo é conhecida por abraçar diversos movimentos culturais, unindo tradição e entretenimento. E para você que não é da folia e não quer fazer parte do Reinado de Momo, seguem algumas dicas de diversão na capital:


Museus

Casa das Rosas
A Mansão das Rosas foi projetada pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo em 1930 no final da era da avenida Paulista dos barões do café. Hoje, as atividades são voltadas à leitura e pesquisa, seu acervo tem cerca de 35 mil volumes da biblioteca do poeta Haroldo de Campos, tradutor e ensaísta. Durante o período do carnaval, a Casa das Rosas estará aberta todos os dias, entre os dias dois e cinco de março da 10 às 22h na Avenida Paulista, 37.

Pinacoteca do Estado
Com cerca de quatro mil peças, o acervo da Pinacoteca do Estado reúne trabalhos de artistas paulistas como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva, e também abriga obras representativas de Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. O prédio ocupado pela Pinacoteca foi projetado por Ramos de Azevedo em 1897, e hoje abriga em seus salões restaurados importantes exposições, como as de Rodin e Miró, na Praça da Luz.  E durante a folia a Pinacoteca estará aberta de sábado à segunda (02-04) e fechará somente no dia cinco.

Catavento
O Catavento Espaço Cultural da Ciência apresenta à população infantil, juvenil e, também, aos adultos, um espaço lúdico, social e cultural, rico em objetos e ambientes de aprendizagem interativos e informais, que contribuem para o desenvolvimento da infância e da juventude, despertando a curiosidade e o interesse pela ciência. O espaço fica no Palácio das Indústrias, antiga sede da Prefeitura de São Paulo (Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II), e estará aberto nos dias dois e três de março.


Parques

Parque Ibirapuera
Localizado na zona sul de São Paulo, o Parque Ibirapuera possui cerca de 158 hectares, unindo lazer e diversão para o público. Tendo em seu ambiente pista para caminhada, aparelhos de ginástica, ciclovia, quadras, playground, planetário, quiosque e muito mais.

Parque Villa-Lobos
Localizado no bairro de Alto dos Pinheiros, na região Oeste da Capital, o parque Villa-Lobos abrange uma área de 732 mil m², possui ciclovia, quadras, campos de futebol, “playground” e bosque com espécies de Mata Atlântica. A área de lazer inclui ainda aparelhos para ginástica, pista de cooper, tabelas de “street basketbal”l, sanitários adaptados para deficientes físicos e lanchonete.

Parque do Carmo
Inaugurado em 1976, o Parque do Carmo tem 1,5 milhão de m². O bosque tem cerca de 6 mil árvores, entre cerejeiras e eucaliptos, lagos naturais e diversas espécies de animais. A estrutura é completa e o visitante conta com Museu do Meio Ambiente, anfiteatro, aparelhos de ginástica, campos de futebol, ciclovia, pista de cooper, playgrounds, espaço para piquenique, churrasqueiras, quiosques, Monumento à Imigração Japonesa, Viveiro Arthur Etzel e Bosque da Leitura. Desde 1978, é realizada no local a Festa das Cerejeiras, que comemora a florada da árvore símbolo do Japão. O Parque do Carmo está localizado na Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951, em Itaquera.


Pelo Estado


PETAR (Apiaí, Eldorado e Iporanga)

Localizado no sul do Estado de SP a 350 km da capital, entre as cidades de Apiaí e Iporanga, está o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira). Parque com mais de 350 cavernas, dezenas de cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais e quilombolas, sítios arqueológicos, paleontológicos. É um ótimo atrativo para você que deseja unir ecoturismo com aventura, aproveitando todo cenário que a Mata Atlântica pode oferecer.


Comer e Beber (São Roque)

A Estância Turística de São Roque, a 60 km de São Paulo, aproveita-se do belo cenário rural com a estrada do vinho. Assim, ao turista a frequentar um clima serrano com boa infraestrutura hoteleira e diversos restaurantes, demonstrando ser um grande atrativo para uma viagem em família.


Relaxar (Ibirá)

A Estância Turística de Ibirá, a 420 km da capital, tem como principal atrativo suas águas com grande teor de Vanádio, mineral que possui em suas propriedades fatores que auxiliam no tratamento de saúde, por meio de seu Balneário. Proporciona ao turista um lugar de lazer para se revitalizar.


Na Ponta do Estado (Rosana)

O município de Rosana está a 720 km da capital e aproveita-se do cenário do Rio Paraná para desenvolver o turismo fluvial, tendo como atrativo o passeio “Encontro dos Rios Paraná e Paranapanema”.


Circuito das Águas

O Circuito das Águas Paulista, a 150KM de São Paulo Capital, é composto por nove cidades: Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro. Esses municípios do Estado de São Paulo unem cultural, história e lazer em seu ambiente, todos os aspectos para quem deseja descansar nesse feriado.


Quer comprar?

Para você que deseja consumir e ir às compras, Franca, Tabatinga, Pedreira e Limeira podem ser a opção. “A capital dos calçados” (Franca) está a 400 km da capital, e possui diversos locais para adquirir calçados de qualidade. Já Tabatinga, a 300 km de São Paulo, tem como carro-chefe a produção de bichinhos de pelúcias com mais de 50 fábricas ativas na região. Caso queira trocar as porcelanas de sua casa, Pedreira (a 100 km da capital) é a opção, com cerca de 450 lojas para o turista aproveitar. E Limeira (a 140 km de São Paulo) consegue reunir tudo que há de bom no quesito joia folhada, tendo cerca de 500 empresas desenvolvendo brincos, colares e anéis.
 



Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite