Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.

06/06/2019
São Sebastião tem parecer ambiental favorável para construção de marinas

Projeto contempla a construção de três marinas públicas e um homeport com infraestrutura completa para receber navios de cruzeiros

Na última terça-feira, 04/06, o secretário Vinicius Lummertz recebeu o prefeito da Estância de São Sebastião, Felipe Augusto, que trouxe uma boa notícia para o turismo náutico paulista, a construção de três marinas públicas e um homeport.

A intenção da prefeitura de São Sebastião é instalar três marinas públicas na cidade, por meio de Parceria Público Privada (PPP), e um homeport, que é um ponto de embarque e desembarque de passageiros de navios de cruzeiros nas proximidades do Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande. O encontro com Lummertz se deu numa forma de gratidão, pois o secretário foi muito importante na época como Ministro do Turismo concedendo a chancela do Programa Prodetur+Turismo, essencial para garantir a aprovação do financiamento junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), parceiro do programa de crédito do Ministério do Turismo.

Segundo o prefeito Felipe Augusto, “a obra já foi licitada, já tem uma empresa vencedora, e na semana passada já foi expedido o primeiro RAP (Relatório Ambiental Preliminar), que é o documento que dá condições e viabilidade na questão ambiental de implantação das marinas. Daqui 30 dias, iremos receber o projeto executivo e arquitetônico da primeira marina e ao final do processo, haverá uma concessão pública para a gestão dessas marinas”, comemora o prefeito.

Para o secretário Vinícius Lummertz, o projeto está alinhado ao que há de mais avançado na área de Parcerias Público-Privadas em Turismo. “A obra criará um novo atrativo no estado de São Paulo, que contemplará toda a região sudeste em uma das orlas mais bonitas do Brasil. Além de desafogar o porto de Santos, forte terminal de chegada de cargas, o home port vai gerar investimentos que vão reorganizar a economia local pela atividade turística”, disse.

Segundo o prefeito da cidade, a área deve contar com diversas facilidades para a atração de turistas como o acesso por túnel ao píer central de atracação para navios de cruzeiro e infraestrutura completa com hotel, comércio, praça de alimentação, heliporto, estacionamento, píer, aquário e museu, além de uma área esportiva.