Santos - São Paulo - Brasil, 20 de abril de 2024.

03/08/2019
Secretaria realiza encontro de turismo em Ilha Comprida
A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR) e a Prefeitura Municipal de Ilha Comprida realizou o Encontro do Programa de Regionalização do Turismo - Vale do Ribeira, na última sexta-feira (2 de agosto), com a finalidade de salientar a importância da Regionalização, política federal de estruturação, desenvolvimento e promoção de Destinos Turísticos por meio de regiões de forma descentralizada.

Representaram a SETUR a Assessora Técnica responsável pela área de Promoção e Publicidade da Pasta, Fernanda Chiavone e a turismóloga, e interlocutora Estadual do Programa de Regionalização, Ana Carolina de Souza.

A pauta geral do evento girou em torno das potencialidades das regiões turísticas do Vale do Ribeira (RT Cavernas da Mata Atlântica, RT Caminhos da Mata Atlântica e RT Lagamar) e das ações e projetos da Secretaria de Turismo do Estado para implementar planos de desenvolvimento de turismo integrado nessas áreas.

Ana Carolina explanou sobre DADETUR, teceu um panorama sobre a evolução do Plano Nacional de Regionalização de Turismo, falou sobre a formação das regiões turísticas paulistas e dos processos de mapeamento, promoção e gestão que resultaram no atual Mapa de Turismo em São Paulo. Por sua vez, Fernanda delineou programas como o “stopover” e a promoção do Estado como hub turístico, mostrou com imagens a mudança ocorrida no posicionamento de cidades brasileiras, da mesma forma que esmiuçou os slogans, as estratégias de comunicação e a logotipia de cidades como Nova York, Amsterdam e Paris, para falar de percepção desses locais por parte do grande público, além de mostrar ao público da palestra a nova marca São Paulo e como ela surgiu.

Ao todo, foram 92 inscritos que compareceram ao Auditório Meu Recanto, em Ilha Comprida. Também estiveram presentes ao evento, representantes do trade turístico, bem como autoridades municipais da região e o prefeito anfitrião, Geraldino Júnior. Após os trabalhos no Encontro de Regionalização, a turismóloga Ana Carolina dirigiu-se para o catamarã de Ilha Comprida a caminho da vila de Pedrinhas para realizar visita técnica, acompanhada das informações pela Diretora da Divisão de Turismo de Ilha Comprida, Christine Hudson.

No sábado (03/08), pela manhã, foi a vez de Iguape ser visitada, onde a equipe da diretora do Departamento de Turismo, Anísia Ricardo Lourenço, conduziu o passeio pelo casario do centro histórico, museus e igrejas, presenciando a cavalgada em homenagem ao Bom Jesus de Iguape. No mesmo dia, à tarde, a técnica da SETUR completou a visita em Registro, onde a guia de turismo Janaína Zanella apresentou parte do percurso da Rota do Chá e a produção de juncos, ambos na zona rural da cidade.