Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 20 de abril de 2024.
 
 
14/08/2019
NOTÍCIAS
A cidade que se faz de homens e livros
Em plena Serra da Mantiqueira, a 133km de São Paulo, para quem vai de carro em direção a recantos como Campos do Jordão ou São Bento do Sapucaí, há no meio do caminho um destino que é município de interesse turístico (MIT), a pequenina e simpática Monteiro Lobato. A cidade carrega o nome de José Bento Monteiro Lobato (1882-1948), criador de personagens infantis como a boneca Emília e o Visconde de Sabugosa e de frases como “um País se faz de homens e livros”. O escritor possuía no município uma propriedade rural, conhecida hoje como o “verdadeiro Sítio do Pica-Pau Amarelo”, portanto, motivo de sobra para visitar a cidade ao longo de todo o ano.

Monteiro Lobato, que é atravessada pelo rio Buquira, que lhe deu o nome inicial, foi fundada em 1880 e teve boa parte de sua História ligada à cultura do café. A temperatura média anual local é de 20ºC, com verões amenos e chuvosos e invernos secos, típicos do clima subtropical, a uma altitude média de 800 metros do nível do mar. Depois de caminhar cerca de 40 minutos pela SP-050, em meio a muitas curvas na estrada, o visitante chega à praça central, onde também se encontram o Paço Municipal e um busto do escritor, esculpido por Humberto de Oliveira.

Caminhando em direção norte a partir do centro, depara-se com a igreja Matriz Nossa Senhora do Bonsucesso, construída em 1850 e que foi o ponto original onde o povoado surgiu. A tranquilidade do local também é um atrativo para quem fica na cidade. O visitante pode se hospedar em diversas pousadas, em fazendas próximas ou em charmosos chalés que são um verdadeiro sonho. A maioria dessas hospedagens localizam-se ao redor do centro, como opção para quem estiver de passeio e quiser passar um final de semana em meio à Natureza.

Mas é percorrendo 8km em sentido sudeste pela Estrada dos Livros, saindo do centro de Monteiro Lobato, que se chega ao “verdadeiro Sítio do Pica-Pau Amarelo”, a fazenda que pertenceu ao ilustre escritor nascido em Taubaté. Ali, ganharam vida muitos livros infantis que Lobato escreveu e que formaram gerações de leitores em todo o Brasil. A casa, em estilo colonial e construída em 1880, possui 18 cômodos e também abriga um museu histórico sobre a vida do autor. Nos arredores da propriedade, encontra-se a Cachoeira do Reino das Águas Claras, citada nos livros das aventuras de Emília, com extensas áreas verdes para passeio em grupos ou em família. Para ter mais informações sobre Monteiro Lobato e seus pontos turísticos, acesse o link  http://monteirolobato.sp.gov.br


Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite