Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.

16/08/2019
Turismo planejado para a capital paulista

Para construir uma Política Pública de Turismo que vá ao encontro do que o município precisa, a Prefeitura de São Paulo promove a 1ª Conferência Municipal de Turismo de São Paulo – Confetur, hoje (16) e amanhã (17). O propósito é validar e definir as ações que farão parte do Plano de Turismo Municipal 2019-2021.

A abertura do evento aconteceu no Theatro Municipal e o secretário municipal de Turismo, Orlando Faria, disse que no contexto nacional, São Paulo é o maior destino turístico em volume de visitantes. “Em 2018, segundo a Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas- a cidade recebeu em 2018, cerca de 15,7 milhões de turistas, dos quais 82% do Brasil e 18% internacional, o que gerou uma receita estimada em quase 13 bilhões de reais”.

Faria integrou o primeiro painel da Confetur sobre Políticas Públicas – interação entre as esferas municipal, estadual e federal em prol do turismo paulistano, além do secretário de Turismo do estado de São Paulo, Vinicius Lummertz e Babington dos Santos, do Ministério do Turismo.
Para  o titular da Pasta do Turismo estadual, “São Paulo precisa se apresentar ao mundo como algo novo e se posicionar enquanto produto turístico. Este cenário passa obrigatoriamente pelo contexto urbanístico da cidade com a revitalização do Centro e da despoluição dos rios”. E destacou: “o bairro é de cada um, mas o Centro é de todos”.

Com uma apresentação, Lummertz mencionou os trabalhos da campanha São Paulo Pra Todos que incluem a redução do ICMS sobre o querosene de aviação, stopover e aumento das frequências aéreas; programas de crédito para municípios e regiões; privatizações e concessões; e rotas cênicas e gastronômicas. E ressaltou a valorização dos componentes regionais/municipais, e da consciência sobre a importância estratégica do turismo na geração de empregos e oportunidades para empreendedores, jovens e para a estabilidade política e social e na manutenção da democracia no Brasil.