Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.

20/08/2019
Rio Tietê limpo no Pantanal Paulista
O Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, esteve reunido na manhã desta segunda-feira (19), no Palácio dos Bandeirantes, com dirigentes de municípios do noroeste paulista para discutir o desenvolvimento turístico da região. O debate reuniu as cidades de Andradina, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Pereira Barreto, Sud Mennucci, Suzanápolis e Valparaíso. Junto com Castilho, essas cidades compõe o Circuito Tietê Vivo, região que também é conhecida como pantanal paulista.

Os municípios têm em seu roteiro parques, praias, pesca, esportes náuticos, animais de várias espécies, grandes áreas verdes, além da culinária típica do interior. Todos são banhados pelo rio Tietê, com oferta de peixes e características da fauna, flora e clima que se assemelham ao Pantanal Matogrossense. Com amplas áreas alagadas e natureza exuberante, a região está localizada no encontro dos rios Paraná e Tietê, na divisa com o Mato Grosso do Sul.

Na oportunidade, Lummertz destacou a riqueza turística que envolve esta região. “É preciso planejamento, organização dos arranjos produtivos locais, e promoção para fomentar o fluxo turístico em benefício do desenvolvimento socioeconômico regional. Assim se dá o progresso’, disse o secretário.

O encontro também contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; do Deputado Federal, Luiz Fernando Gomes; Deputado Estadual, Itamar Borges e do Diretor da Universidade Estadual Paulista – UNESP “Julio de Mesquita filho” - Campus de Ilha Solteira, Profº Enes Fularni.