Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.

26/08/2019
Turismo paulista assina protocolo de intenções com a Câmara LGBT
Na manhã desta segunda (26), a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo assinou um protocolo de intenções com a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil para fomentar ações ligadas ao turismo LGBT. “Estamos abertos às iniciativas que incentivem a chegada deste turismo diverso em nosso Estado, seguramente um dos nichos turísticos mais rentáveis. Vale ressaltar que nosso foco sempre passa pelo incremento da economia”, disse Marcelo Costa, Secretário Executivo da Pasta estadual do Turismo.

Esta Conferência Internacional da Diversidade e Turismo LGBT, que irá até dia 28, no Paço das Artes, Capital, envolveu um painel denominado Cenários e Caminhos do Turismo LGBT no Brasil. E nessa oportunidade, Costa disse que, em média, o perfil deste turista realiza quatro viagens por ano. “Os gastos são 30% maiores em relação a outros viajantes e movimenta 10% do turismo mundial”.

O Secretário Executivo também fez referência à importância da Parada do Orgulho LGBT na cidade de São Paulo que movimentou 403 milhões na cidade em 2019, 40% maior que 288 milhões em 2018, com três milhões de pessoas na Av. Paulista. “Sem contar que esses turistas foram responsáveis pela ocupação de 90% dos leitos da hotelaria”.

Em meio a uma demanda explicitada pelo presidente da Câmara, Ricardo Gomes, Costa observou que a Secretaria estadual de Turismo poderá reeditar uma cartilha com intuito de melhorar o atendimento a turistas LGBT. “Com esta publicação, vamos contribuir para que o setor entenda melhor as necessidades de cada perfil de viajante e assim tornar as experiências destes turistas mais benéficas”, concluiu.