Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.

26/09/2019
São Paulo, Estado anfitrião, faz sucesso na ABAV EXPO 2019
O estande de 171 metros quadrados da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo lotou nesta quarta-feira (25), primeiro dia da Abav Expo Internacional de Turismo 2019, na Capital, com uma vitrine bem organizada envolvendo 38 regiões do setor, circuitos turísticos e entidades do turismo paulista.

“Pela primeira vez São Paulo é o estado anfitrião deste evento em consequência de um trabalho coletivo desenvolvido ao longo dos últimos nove meses, com foco em um novo posicionamento do nosso estado frente ao Brasil e ao mundo. Nossas ações visam bons resultados com a criação, por exemplo, de novos projetos que propiciam o aumento do fluxo turístico local e regional e a qualidade do setor”, argumentou o Secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz.

Durante a abertura da 47ª edição da Abav Expo, o titular da Pasta do Turismo Paulista destacou a importância de se construir um ambiente produtivo e deixar para trás as burocracias e ideologias dos séculos passados. “O grande problema do turismo hoje no Brasil é conseguir fazer um projeto para o Brasil do século 21 e, ao mesmo tempo, consertarmos os problemas do século 20, um pelas questões burocráticas e o outro pelas ideologias. E este evento nos dá a oportunidade de se começar a imaginar um futuro em conjunto, pois é preciso trocar impostos e burocracia por desenvolvimento e empregos”.

Acrescentou que para avançar para o futuro estão a retirada de impostos da importação de equipamentos de parques temáticos, a diminuição do ICMS de combustível para a aviação em São Paulo que foi de 25% para 12% e o desenvolvimento de novos aeroportos.

Lummertz apontou para o crescimento do turismo paulista de 7,7% no primeiro semestre deste ano, enquanto que o Brasil cresceu 3,1%. “Com o programa São Paulo pra Todos e outras iniciativas, como campanhas promocionais para atrair mais turistas de fora e para estimular os paulistas a conhecer melhor seu estado, vamos elevar cada vez mais os nossos índices. Ou seja, mais emprego e renda para São Paulo”, observou.

Durante sua fala, o Secretário frisou a necessidade de haver sintonia e união entre os poderes para que as pautas e reformas que impactam o segmento sejam postas em prática.  “Sem esquecer que nada substitui o trabalho e nada substitui a inteligência”.

Durante uma coletiva de imprensa realizada no evento, Lummertz disse que após a Gol, a Azul Linhas Aéreas será a próxima a implementar o programa de stopover no Estado de São Paulo. Com o programa, passageiros da companhia que realizam escala nos aeroportos paulistas poderão passar alguns dias no estado sem pagar nada a mais pelos bilhetes.

A Abav Expo se estende até sexta-feira (27) e deve reunir 26 mil participantes do trade turístico que poderão conhecer as principais novidades do meio a partir de cerca de duas mil marcas expositores, tanto nacionais quanto internacionais, com 59 palestras, cinco painéis e seis ações especiais. O evento acontece no Expo Center Norte, Pavilhões Verde e Branco, na Rua José Bernardo Pinto, 333  Vila Guilherme, SP, sempre das 12h00 às 20h00.