Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
 
 
01/10/2019
NOTÍCIAS
A Janela do Poente se abre para o turismo em Timburi
Localizada a 364 km da capital paulista, a pequena e bucólica Timburi, de pouco mais de 2,6 mil habitantes, entrega muito mais do que o esperado em termos de paisagens naturais e uma quantidade de cenários de grande beleza para viajante algum botar defeito. Os visitantes que chegarem a esse pedaço do estado de São Paulo irão encontrar cachoeiras, locais para acampar e para caminhadas, vôo livre, rafting, roteiros para cicloturismo, pontos de mirante como o Morro do Chapéu e do Trem, rios para a prática de pesca e esportes aquáticos e outras atrações que já chamaram até a atenção de pessoas de fora do Brasil. Timburi, a chamada “Janela do Poente”, surpreende e não é para menos.
 
Catalogada como município de interesse turístico (MIT) desde fevereiro de 2019, a charmosa Timburi é uma das treze cidades componentes da Região Turística de Angra Doce Paulista, situada na região sudoeste do estado. As demais cidades deste circuito são Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Fartura, Ipaussu, Barão de Antonina, Itaporanga, Piraju, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Salto Grande e São Pedro do Turvo. Todas têm como característica básica o fato de serem banhadas pelas águas do rio Paranapanema e seus afluentes, fazendo fronteira com o estado do Paraná. O nome Angra Doce lembra, obviamente, a baía de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, devido à quantidade de enseadas e ilhas, mas, no caso paulista, é a água doce de rios que impera.

A Natureza é, de fato, a menina dos olhos de Timburi, mas vai muito além a lista de apetitosos deleites locais para o turista que busca novidades. A culinária tradicional dessa região do estado, com pratos que enchem os olhos e o apetite como a tilápia à parmegiana, ecoa com a festa que ocorre todos os meses de agosto na cidade, a Fespinga, que há mais de 50 anos reúne expositores de aguardente, além de programar shows, rodeios e cavalgadas. Os praticantes do skate downhill têm espaço muito disputado para esse esporte radical nas descidas da ladeira de mais de 2 km no caminho do camping do Redondo, seguindo para norte do perímetro urbano.

O potencial turístico do MIT Timburi como destino de ecoturismo é generoso. Cachoeiras como a Palmital, que tem mais de 60 metros de altura e três quedas d’água, fornecem muitas clicadas e passeios no meio da mata para os amantes de trilhas. Outros saltos da região são a Cachoeira do Noratinho, bem como a Cachoeira Gogó da Garça, que está localizada às margens do Paranapanema, a norte da cidade, cuja cenografia forma naturalmente uma filial do paraíso para quem ali chega. Há barcos que levam visitantes a essas cachoeiras, que ficam a alguns quilômetros do camping do Redondo. Diversos outros atrativos de Timburi recebem o turista com muito gosto, mostrando que o sudoeste paulista possui riquezas incontáveis para levar de souvenir, tanto em fotos como na memória. Para saber mais sobre a cidade, acesse o site https://timburi.sp.gov.br/.


Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite