Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.

11/10/2019
Expoflora de Holambra movimenta R$ 70 milhões com turismo neste ano

Secretaria de Turismo do Estado realizou pesquisa inédita para medir o impacto econômico do evento

A 38ª edição da Expoflora de Holambra, realizada entre 30 de agosto e 29 de setembro, movimentou aproximadamente R$ 70 milhões com o turismo em 2019. É o que mostra pesquisa inédita realizada pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo para mensurar o impacto econômico do evento no Estado. O público da festa neste ano foi de 340 mil pessoas e 98% desse total foi para Holambra especialmente para participar da Expoflora.

Os principais destinos emissores de visitantes/ turistas neste período:  Campinas (25,3%), São Paulo (24,3%), Jaguariúna (11,9%), Limeira (5,7%), Sumaré (3,8%), Paulínia (3,6%), Americana (3,5%). E o impacto no turismo da cidade foi o seguinte: permanência média dos turistas de dois dias; com os seguintes gastos médios individuais na cidade: excursionistas: R$ 197,00 e turistas: R$527 durante todo o evento.

“Essa pesquisa é importante na medida que contribui para subsidiar um planejamento e um trabalho melhor, não apenas para a promoção da festa, mas para o turismo como um todo – um setor que cresceu 7,7% no primeiro semestre deste ano em São Paulo, enquanto a economia do país anda de lado”, diz o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz.

O perfil dos visitantes na Exploflora mostra quem se interessa por este significativo evento paulista de flores e paisagismo: a idade média é de 52 anos, com um público feminino de 52,6%. Com renda média de R$ 1875 a R$ 3748 (27,9%); possuem curso superior completo 51,9% e 75,3% dos visitantes chegaram a Holambra de carro.

A nota média dada pelos participantes ao evento foi 9,3. De acordo com as pesquisas, 3,3% realizaram outras atividades na cidade, como visita a parques e áreas verdes e passeios turísticos. E apenas 1,9% dos turistas pretendem estender sua permanência na cidade após participar do evento para realizar outras atividades turísticas.

Dado importante deste levantamento sobre a organização do evento, em relação ao ano de 2018: melhorou muito - 11,3%; melhorou - 30,0%; está igual - 57,8% e piorou – 0,0%. Bom ressaltar que 57,1% dos entrevistados estiveram na Exploflora 2018. Já sobre o evento como um todo, eis o resultado da avaliação: 98% consideram a localização da Expoflora ótima; 97% chegaram ao evento com facilidade; 98% considera que a circulação dentro do evento está fácil e 89% estacionou o veículo com facilidade. E maioria dos visitantes obtiveram informações sobre o evento por indicação de amigos -72,6% e pela internet, 22,1%.

De acordo com Fernando Fiori de Godoy, prefeito de Holambra, “a pesquisa é fundamental para a coleta de informações e dados que nos permitirão trabalhar o desenvolvimento turístico de Holambra e região de forma consciente, eficiente e programada. Conhecer o cenário é fator essencial para uma gestão mais assertiva e que assegure os avanços que estamos buscando. Holambra é hoje uma referência para o turismo paulista e estou certo de que podemos fazer ainda mais".

Vale ressaltar que Holambra é uma estância oriunda de uma antiga colônia holandesa com um pouco mais de 13 mil habitantes. Já em sua 38ª edição, é considerada a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina assim como  o Moinho Holandês, um dos mais procurados atrativos da cidade.