Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.

24/10/2019
Em Guarulhos, SETUR-SP realiza Seminário de Desenvolvimento de Turismo para a região do Alto Tietê

“A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo está criando um ambiente econômico capaz de atrair empreendedores para geração de emprego e renda” diz Marcelo Costa, Secretário Executivo

Com objetivo de trabalhar o turismo de forma regional, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Setur-SP) realizou, na manhã desta quarta-feira, 23, na cidade de Guarulhos, o Seminário de Desenvolvimento do Turismo Regional – Programa Stopover para as 11 cidades que formam o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT).

O Secretário Executivo, Marcelo Costa, fez um panorama das ações da Secretaria Estadual de Turismo e enfatizou que a função do Estado é criar um cenário econômico capaz de fazer a atividade turística gerar emprego e renda para a população. “Cabe ao Estado gerar fluxo turístico, fluxo econômico e criar um ambiente favorável para quem vai gerar emprego e renda que são os empreendedores. É muito importante que os empresários tenham essa visão de oportunidade que nós estamos criando nessa gestão”, diz Costa.

Ainda em sua explanação, Costa falou sobre algumas das ações para incentivar e aumentar a conectividade aérea. “Uma medida essencial foi a redução do ICMS, de 25% para 12%, sobre o combustível dos aviões, e a criação do programa Stopover, que permitiu 700 novos voos no Estado, superando a meta que era 490 para todo o ano”, revelou o Secretário Executivo. Para terminar, Marcelo Costa argumentou aos presentes que “o Estado de São Paulo, é a maior potência econômica do país e uma das principais da América Latina, e para isso estamos realizando um forte trabalho de promoção e marketing do turismo no Brasil e no exterior”. Na sequencia mostrou o vídeo da campanha nos idiomas em português e inglês que faz parte do programa São Paulo Pra Todos.

Ao final do encontro, técnicos da Secretaria Estadual de Turismo abriram uma rodada de perguntas e respostas e, atendendo uma solicitação dos convidados, formado em sua maioria por técnicos de turismo dos municípios da região, a Setur-SP, vai formular uma cartilha e um curso EaD para implementação de pesquisa de demanda para aferir o impacto econômico dos turistas.

Estiveram no Seminário, William Paneque, Secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação de Guarulhos que representou o prefeito Guti, Vanderlon Gomes, prefeito de Salesópolis, João Pita, Gerente de Negócios do GRU Airport, técnicos de turismo e empresários da região.