Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.

13/11/2019
Santo Expedito avança com o Turismo Religioso

Cidade integra a Unipontal, que reúne 28 municípios do Oeste Paulista

Entusiasmados e comprometidos com o desenvolvimento da atividade turística da região, 28 cidades estiveram reunidas nesta terça-feira (12) em Santo Expedito, na Assembleia da Unipontal – União dos Municípios do Pontal do Paranapanema. Na oportunidade, com casa cheia, o coordenador de Turismo do Estado de São Paulo, Rodrigo Ramos, representando o Secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, mostrou a importância do setor como vetor de evolução. “É necessário olhar o turismo pelo lado econômico e não somente como lazer e ter em mente que sem gente não há turismo”, ressaltou Ramos.

Ele destacou para a plateia que via nestes municípios do Oeste Paulista o progresso, belezas cênicas e um grande poder de oportunidades para, mediante planejamento e união, atrair cada vez mais turistas para esta região. Exemplo disso foi a entrega, após a assembleia, de uma obra: revitalização e reforma da praça central de Santo Expedito por meio de convênio do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) da SETUR/SP no valor de 385 mil reais. Vale destacar que este município, conhecido pelo seu Turismo Religioso, recebe mais de 50 mil fieis apenas em 19 de abril, dia de Santo Expedito.

Em meio às autoridades presentes nesta assembleia, o prefeito de Santo Expedito, Ivandeci José Cabral, o presidente da Unipontal e prefeito de Presidente Venceslau, Jorge Duran Gonçalez, além do gerente de Negócios e Operações da Desenvolve SP, Rafael Bergamaschi, que explicou sobre as linhas de crédito com taxas competitivas e que para o turismo já há destinado um bilhão de reais. Antes do término do evento, todos puderam apreciar o vídeo da campanha SP Pra Todos e a Unipontal ofereceu para o Secretário Lummertz uma Distinção Honorífica como símbolo por suas ações para o desenvolvimento da 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo, sobretudo do Pontal do Paranapanema, em especial ao turismo.

Estas são as cidades que integram a Unipontal: Alfredo Marcondes, Anhumas, Caiabú, Caiuá, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha, Iepê, Indiana, João Ramalho, Marabá Paulista, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Nantes, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Ribeirão dos Índios, Rosana, Sandovalina, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba, Tarabai e Teodoro Sampaio.