Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 23 de abril de 2024.
 
 
05/12/2019
NOTÍCIAS
Todos os caminhos levam ao Santuário de Santo Expedito
No próximo dia 19 de dezembro, uma quinta-feira, fiéis de várias localidades, próximas e distantes, irão presenciar a primeira missa pré-inaugural a ser rezada no grandioso Santuário Diocesano, que será inaugurado oficialmente em 19 de abril de 2023. A edificação, construída numa área útil de 10 mil m², em um espaço bastante plano de quase 15 hectares, fica à entrada da acolhedora Santo Expedito, na região do Pontal do Paranapanema. A cidade, que é MIT (município de interesse turístico) desde 2017 e fica a 598 km da capital do Estado, tem no turismo religioso o seu principal atrativo.
 
O Santuário, que já consumiu mais de R$ 10 milhões, representa o ápice do esforço da população local ao longo dos anos, bem como de devotos e romeiros de todo o Brasil, com doações de mais de 16 mil colaboradores. A Reitoria do Santuário, com apoio da Prefeitura, programa todo ano a Festa do Milho, a cada início de dezembro. A 11ª edição, que acontecerá neste ano, entre os dias 6 e 8 (de sexta-feira a domingo), tem como objetivo servir um delicioso suco de milho (e outras delícias da culinária local feitas com o alimento) para os mais de 15 mil turistas que espera atrair e também reverter verbas em prol do Santuário. Ao longo do ano, além da Festa do Milho, Santo Expedito é visitada para eventos como a Benção dos Carros Antigos, a Moto-Romaria, o Pedal da Fé, a Cavalgada, a Caminhada da Fé e, em dezembro, o Natal Iluminado.
 
Santo Expedito, o padroeiro da cidade e santo das causas urgentes, era um comandante de uma legião militar do poderoso Império Romano que, ao se converter ao Cristianismo, foi perseguido pelo imperador Diocleciano, no ano de 303. Foi preso, torturado e decapitado, tendo se tornado mártir desde então, com devoção por diversos países no mundo. Já São Expedito, o município que se emancipou em 1948, tem pouco mais de 3,1 mil habitantes, quer se tornar a capital da fé nesse santo, embora haja propostas para instalação de hotéis ou pousadas - os turistas acabam se hospedando em cidades da região (como Presidente Prudente) ou com a população local, que abre suas residências.
 
Todos os anos, na semana de 19 de abril, dedicada ao santo, a cidade recebe, em média, 60 mil visitantes, quando chegam turistas de todo o Brasil e de países como o Chile e o México. Mesmo assim, o turismo religioso ainda representa menos de 10% da arrecadação local. Santo Expedito faz parte do Circuito Turístico Sol do Oeste com outras dezenove cidades (entre elas, Rancharia, Martinópolis, Presidente Epitácio, Caiabu e Presidente Prudente), uma região de grande potencial aquático e turístico. No caso de Santo Expedito, a peregrinação segue estrada em honra do padroeiro que dá nome à cidade, com a benção de proporcionar a paz e a tranquilidade a quem viaja. Para saber mais, acesse: https://www.santoexpedito.sp.gov.br/


Fotos: Império Vídeo (Santo Expedito) e divulgação/SETUR-SP

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite