Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
 
 
28/02/2020
NOTÍCIAS
Perguntas e respostas: com o coronavírus, viajar agora é seguro?
Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo dá orientações para quem pensa em viajar ou retorna de países com registro da doença
 
Todos viajam em algum momento da vida por alguma razão, seja a lazer, a trabalho, ou porque é preciso. No entanto, com o registro de coronavírus em alguns países, incluindo o Brasil, viajar agora é seguro? “Para quem está saudável, sim. Mas é preciso alguns cuidados extras”, diz o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz.
 
As recomendações para as viagens internacionais e nacionais são deferidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
O Governo de São Paulo criou o Centro de Contingência do Estado para monitorar e coordenar ações contra a propagação da doença. “Temos feito um grande esforço para preservar todos os cidadãos e os visitantes. Cabe também a cada um de nós fazer a sua parte, como lavar bem as mãos e cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. São cuidados básicos, porém fundamentais”, afirma o secretário.
 
Além disso, é importante consultar os sites oficiais dos locais de origem e destino. Para conhecer o Guia de Prevenção do Governo de São Paulo, acesse o link: saopaulo.sp.gov.br/coronavirus.
 
Veja algumas perguntas e respostas sobre o assunto:
 
1 - Qual é a orientação do Estado de SP para quem tem viagem marcada aos países com registro de coronavírus?
 
Devem ser feitas apenas em casos de extrema necessidade. A recomendação vale até que o quadro esteja bem definido. O Ministério da Saúde atualiza o cenário no link: saude.gov.br/listacorona
 
2 – Há medidas de restrição a pessoas com sintomas de coronavírus vindas de outros países para SP?
 
Até o momento, o governo federal não definiu medidas nesse sentido. Qualquer decisão envolvendo fluxo internacional depende das autoridades federais.
 
3 - Quais as medidas adotadas com pessoas que chegam em portos e aeroportos de SP vindas de países com registro de coronavírus?
 
Pessoas com sintomas são abordadas antes do desembarque pela Anvisa, que aciona o serviço médico e a vigilância para que a equipe avalie o paciente ainda a bordo. Os aeroportos estão veiculando mensagens em mandarim, inglês e português com orientações.
 
 

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite