Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.

14/05/2020
SECRETARIA ESTADUAL DE TURISMO ENTREGA PROJETO DE ROTAS CÊNICAS PARA O VALE DO RIBEIRA

Iniciativa prevê intervenções em estradas para valorizar a experiência do viajante; proposta foi recebida pela Secretaria de Logística de Transportes do Estado de São Paulo

A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo entregou nesta quinta-feira (14) à Secretaria de Logística e Transportes o caderno técnico com o projeto de rotas cênicas para as estradas do Vale do Ribeira. Anunciada em março pelo Governador João Doria, a iniciativa prevê uma série de intervenções em rodovias paulistas para valorizar mais a experiência do viajante – skywalks (passarelas elevadas), paradouros, mirantes e postos de informações.

A Secretaria de Logística e Transportes vai incorporar a projeto ao edital de recuperação das estradas do Vale do Ribeira, que devem receber R$ 200 milhões em investimentos, incluindo as adequações necessárias para viabilizar as rotas cênicas.

As próximas regiões previstas para receber este tipo de rotas são Mantiqueira, Circuito das Águas e Litoral Norte. “São Paulo, que hoje já tem as melhores estradas do país, também terá as mais agradáveis. Estas rodovias deixarão de ser apenas um caminho até o destino. O turismo é isso: experiência”, disse o secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz.

Para o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, o projeto será transformador para São Paulo, onde há um potencial enorme. “O DER tem expertise e está preparado para realizar um projeto como esse. O retorno do turismo regional será a alavanca para a retomada do desenvolvimento no Estado. Esse é o momento para criar e materializar estas iniciativas”, afirmou.

A apresentação da proposta desenvolvida pela Secretaria de Turismo foi feita na manhã durante uma conferência online com mais de 70 pessoas, incluindo as equipes técnicas de quatro secretarias de Estado (Turismo, Logística e Transportes, Meio Ambiente e Infraestrutura e Desenvolvimento Regional), além de prefeitos, secretários e integrantes do Consórcio Intermunicipal do Vale do Ribeira.

VALE DO FUTURO

As rotas cênicas do Vale do Ribeira integram uma ação ainda maior do Governo de São Paulo, o Vale do Futuro, que prevê investimentos de R$ 2 bilhões para 22 municípios da região. "O Vale do Futuro é constituído de parcerias com prefeituras, comunidades locais e organizações da sociedade civil para implementar projetos de desenvolvimento sustentável, geração de renda, conservação e melhoria da qualidade de vida da população. O programa já começou sua ação de transformação regional, organizando ações em várias áreas, como esta das rotas cênicas", disse o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Dentro do pacote, está ainda a concessão dos parques estaduais turísticos do Alto Ribeira (Petar), Carlos Botelho e Intervales à iniciativa privada. “O projeto de rotas cênicas é bem-vindo e representa uma ótima oportunidade de trabalharmos de forma integrada para aumentar os atrativos e estimular as visitas dentro do programa de concessões dos parques”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcos Penido.