Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.

19/08/2020
Desafio SP convoca startups para acelerar a retomada do Turismo
Estado fortalecerá iniciativa do Ministério de Turismo em busca de soluções inovadoras para o setor

Foi lançado hoje (19) o Desafio SP, competição de startups que busca soluções para a retomada do turismo por meio de projetos inovadores que respondam às necessidades do setor no contexto pós-pandemia. O desafio, que tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado, é realizado pela parceria do Wakalua Innovation Hub, primeiro polo global de inovação em turismo, e a Fundação Instituto de Administração (FIA) e faz parte do Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, do Ministério do Turismo. As inscrições estão abertas até 2 de setembro no site https://startups.turismo.gov.br/

O objetivo da competição é apoiar a recuperação do setor no Estado com projetos de base tecnológica em três verticais de negócio: Bares e Restaurantes; Estabelecimento de Hospedagem e Receptivo Turístico (incluindo atrativos). As startups vencedoras receberão apoio para implementar seus projetos junto às empresas do setor e as três primeiras ganharão uma ajuda de custo de R$ 5 mil cada. Além disso, se associam ao Wakalua e disputarão uma viagem a Madri (Espanha) para um programa de treinamento e participação na FITUR 2021, uma das maiores feiras de turismo do mundo.

O Desafio SP integra o Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, promovido em parceria com o Ministério do Turismo, e em colaboração com a Organização Mundial do Turismo (OMT), agência da ONU dedicada ao setor. Por isso, os melhores projetos da competição paulista também são elegíveis à premiação da nacional: os melhores projetos brasileiros serão classificados para as semifinais da terceira edição da UNWTO Tourism Startup Competition.

“A participação da FIA e da Secretaria de Turismo do Estado são fundamentais para levar São Paulo e o Brasil a se converterem em referências globais em inovação em turismo”, disse Lisandro Menu-Marque, diretor-geral do Wakalua.

Com sede em Madri, o Wakalua tem como parceiros fundadores a Globalia, um dos maiores grupos de turismo da Espanha e América Latina, e a OMT. Seu primeiro programa de grande alcance foi a UNWTO Tourism Startup Competition.

A avaliação dos projetos do Desafio SP será feita por líderes do turismo e da inovação no País. Os selecionados serão conhecidos no final de setembro. Serão avaliados os critérios: modelo de negócio, sustentabilidade, escalabilidade, perfil e histórico da equipe e impacto potencial para o setor. A competição é totalmente online e os detalhes sobre o evento final serão anunciados no site: startups.turismo.gov.br

Para o secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, “a competição é parte da estratégia de buscar soluções não apenas para a retomada do setor, mas também na identificação de novas formas de negócios em turismo”.

Desafio SP e Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo
Prazo de inscrições: 2 de setembro de 2020
Parceiros Desafio SP: FIA, Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo
Parceiros Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo: Ministério do Turismo, Organização Mundial do Turismo

Sobre a Secretaria de Turismo do Estado

A Secretaria de Turismo do Estado tem como função promover o setor como atividade econômica, contribuindo para a geração de emprego, renda e desenvolvimento. Cabe à pasta: planejar, coordenar, implantar, acompanhar e avaliar as políticas de promoção do turismo; formular diretrizes e criar programas, inclusive mediante a execução de obras; apoiar outras instituições para a estruturação de políticas que incrementem o turismo; e difundir as atrações turísticas de todo o Estado de São Paulo, dentro e fora do País.

Sobre a FIA

Há 40 anos a Fundação Instituto de Administração é líder em ensino, pesquisa consultoria. Em 2020 foi eleita Melhor do Brasil e entre as 100 do mundo no QS World University Ranking. Eleita 3 vezes como a Melhor Escola de Negócios pela Exame.

Sobre o Wakalua Innovation Hub
O Wakalua Innovation Hub é o primeiro centro global dedicado à inovação em turismo. Seus parceiros fundadores são a Globalia, um dos maiores grupos de turismo da Espanha e América Latina, e a OMT. Seu primeiro programa de grande alcance foi o maior desafio global de startups do setor, a UNWTO Tourism Startup Competition (www.tourismstartups.org), atualmente em sua terceira edição.

Sobre a Globalia
A Globalia é o maior grupo de turismo da Iberoamérica, com um faturamento de mais de 3.850 milhões de euros em 2018. Com presença em mais de 20 países e 15.000 funcionários, a Globalia Holding presta serviços a todos os setores da indústria do turismo. Contém várias empresas independentes líderes em seus mercados, incluindo Air Europa (companhia aérea), Halcon Viagens (agências de viagens), Travelplan (operadora de turismo), Be Live (rede de hotéis) e Groundforce (gestão de aeroportos).