Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.

03/12/2020
Cidades latino-americanas unidas pelo Turismo
Para promover a reativação turística de maneira conjunta, nove cidades de sete países da América Latina criaram a Rede de Destinos Urbanos Latino-americanos (RDUL). São elas: Bogotá, Buenos Aires, Cidade do México, Lima, Medellín, Quito, Rio de Janeiro, Santiago do Chile e São Paulo. Um dos grandes desafios é acelerar a recuperação do turismo que foi abalado pela Covid-19. Antes da pandemia, a Organização Mundial de Turismo (OMT) estimava que um de cada dez empregos no mundo estava vinculado ao turismo e que esta indústria representava 10,4% do PIB mundial.

Entre as iniciativas da RDUL estão as estratégias de mercado, acordos bilaterais e intercâmbio de conhecimento. Atualmente as fronteiras dos sete países encontram-se abertas e as nove cidades declararam que estão preparadas para receber os turistas estrangeiros, cumprindo todos os protocolos de biossegurança. Por ocasião da assinatura do acordo entre as cidades, em 30 de novembro, Fábio Zelenski, diretor do São Paulo Convention & Visitors Bureau, afirmou: “temos uma competição entre os destinos, mas sabemos que um turismo latino fortalecido, com alianças comerciais bilaterais, facilidade de locomoção e uma promoção massiva dos atrativos, beneficia a todos. Vamos juntos trabalhar por uma retomada segura e promissora a curto, médio e longo prazo”.

Os representantes dos destinos da rede foram unânimes em explicar que respeitar o distanciamento, usar máscaras e lavar as mãos constantemente diminui significativamente as possibilidades de contágio. “Por isso, queremos mostrar a riqueza turística da América Latina para receber, cada vez mais, viajantes. Assim contribuímos com a sobrevivência dos empreendimentos, os numerosos empregos e com os grandes benefícios que traz o turismo para a economia e o desenvolvimento dos países”.

A criação da RDUL responde também à necessidade de união pelo crescimento turístico, atendendo ao chamado do secretário Geral da OMT – Organização Mundial do Turismo, Zurab Pololikashvili que afirmou ser necessária “uma coordenação das decisões políticas além dos limites territoriais para fazer frente a um desafio que não entende de fronteiras”.  A rede criou um lema que une as nove cidades na promoção de um só destino, a América Latina; Viva a cidade Latina (Vive ciudad Latina).