Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
 
 
08/12/2020
NOTÍCIAS
Promoção e estruturação para o avanço do Turismo Paulista
 
Na manhã de hoje (8), foi realizada a última reunião, ainda virtual, do ano, do Conselho Estadual do Turismo – Conturesp. Vinicius Lummertz, secretário de Estado, trouxe importantes considerações sobre o setor. “Apesar de estarmos ao final de um ano difícil para todos, destacamos reações positivas do varejo, dos bens duráveis e até um crescimento de 30% da indústria náutica em 2020, muito importante para a atividade turística. Exemplo disso foi o São Paulo Boat Show, o maior evento náutico da América Latina, realizado recentemente na Raia Olímpica da USP, com sucesso”. 
 
Lummertz solicitou a todos os integrantes do conselho que ressaltem a campanha SP Pra Todos em seus domínios. “Sabemos que esta marca pode nos ajudar bastante para o crescimento do setor, principalmente com foco na promoção e na estruturação dos destinos. Bom ressaltar que agora contamos com consideráveis aliados, como as Rotas Cênicas e as Rotas Gastronômicas que já estamos levando para o Vale do Ribeira. Serão as primeiras de várias”. 
 
O secretário, esperançoso com o melhor cenário do turismo para 2021 em especial com a aplicação da vacina contra covid-19, apontou aos conselheiros para que fiquem atentos à importância do crescimento do turismo ligado à natureza, ao ar livre, com espaço, tanto no interior como no litoral.  E resumiu: “vamos todos nós, do Conturesp, nos unir em torno de campanhas e ações para um turismo responsável e consciente. Bom lembrar que apesar de um ano atípico, mantivemos as obras com melhorias para as estâncias e MITs, via Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, o Dadetur, da nossa Pasta”. 
 
Após algumas considerações dos conselheiros sobre Grupos de Trabalho, houve duas apresentações sobre o Turismo Ferroviário. A primeira foi sobre o Trem Republicano que será inaugurado dia 19 de dezembro, unindo as cidades de Itu e Salto, com muito entretenimento, história e cultura. Como promoção, nos dias 20, 21 e 22 de dezembro o bilhete custará 15 reais mais um kg de alimento para doação. A outra apresentação mostrou o andamento do processo para reativar o Trem Turístico Sorocaba - Votorantim, conhecido como Trem dos Operários. O objetivo é potencializar a visitação turística das duas cidades por intermédio de um roteiro histórico-cultural baseado na utilização da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim, construída em 1890.
A próxima reunião do Conturesp está marcada para 12 de janeiro.

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite