Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.

09/12/2020
MUNICÍPIOS TURÍSTICO
Conheça o Município Turístico de Araçatuba
Localizado no noroeste paulista, Araçatuba recebeu este nome como resultado da presença abundante da fruta denominada araçá na região. Nasceu em dois de dezembro de 1908, e emancipou-se vários anos depois, em 1921. Passou pela expansão cafeeira e depois sua economia foi caracterizada pelo crescimento das lavouras de cana-de-açúcar. Este quadro inclui também a pecuária, atividade que a tornou conhecida no país como Capital do Boi Gordo devido às negociações da arroba do boi realizadas na Praça Rui Barbosa, dividindo sua importância, atualmente, com o setor sucroalcooleiro.

Com uma população estimada, pelo IBGE/2020, em 198.129 pessoas, é MIT - Município de Interesse Turístico desde fevereiro de 2019 e assim as atividades turísticas destacaram-se e hoje integra o Circuito Turístico Rotas do Sol com mais quatro cidades, Birigui, Buritama, Piacatu e Penápolis. O nome foi escolhido porque o ponto em comum entre todas as cidades é o sol durante quase o ano todo facilitando o turismo de lazer, esportes náuticos, compras, cultural, de pesca, entre outros. Pelo turismo cultural, Araçatuba oferece o Museu de Artes Plásticas, o Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues, o Museu Marechal Rondon, o Museu do Som, Imagem e Comunicação e o Museu Rintaro Takahashi.  Bom saber que o Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon mostra a história da cidade com objetos, artefatos, entre outros. Fica em um casarão construído no século passado em estilo eclético e requintado.

O Bosque Municipal, os parques ecológicos e o Hot Planet Thermas Park são os passeios turísticos de Araçatuba inseridos no Circuito Rotas do Sol. Localizados em diferentes regiões do município, os espaços públicos já costumam receber moradores e visitantes para lazer principalmente em feriados e finais de semana.

Toda a história de Araçatuba está no acervo do Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon

Vale detalhar que o Bosque Municipal agrega atividades ligadas ao lazer, turismo, prática de atividades físicas, culturais, de educação ambiental e de pesquisa. Possui cerca de 117 mil metros quadrados e abriga em torno de 40 espécies de animais, algumas com risco de extinção. A flora é rica em espécies nativas e abriga diversas espécies de aves silvestres. Por sua vez, o Hot Planet Thermas Park é um parque aquático privilegiado por suas águas termais naturais, alcalinas e ricas em propriedades benéficas à saúde, como Bicarbonato e Vanadium, com PH de 9.15, que promovem relaxamento, sensação de bem estar, combatem o stress e a ansiedade. Localiza-se em meio a uma natureza exuberante, em uma área de 200 mil metros quadrados e o acesso é por meio de ingressos que são cobrados.

Os atrativos são diversos nesta cidade que fica a 519 quilômetros da Capital. A Lagoa José Miranda, popularmente conhecida como Lagoa do Miguelão, é um espaço verde localizado no bairro Amizade e é frequentada por crianças e adultos que fazem atividades físicas em suas redondezas. Há também a Prainha, na verdade, a Praia Municipal Milton Camargo, uma opção de lazer da cidade que se aproveita da água do rio Tietê.

Outra atração é o Zoológico Municipal Dr. Flávio Leite Ribeiro, um dos lugares que mais recebe turistas em Araçatuba. Conforme pesquisa que integra o Plano Diretor de Turismo, o espaço é o quarto destino mais frequentado por quem visita a cidade. Bom ressaltar que Araçatuba fica nas proximidades do rio Tietê que, na região, é considerado limpo, é o primeiro município não ribeirinho do estado a realizar captação de água diretamente do rio, desde 2013. Em tempo: a pesca esportiva e os esportes náuticos estão ganhando preferência entre os visitantes, isto porque a cidade oferece praias fluviais.

A Praia Municipal Milton Camargo é uma opção de lazer da cidade que se aproveita das águas do rio Tietê

É preciso também destacar a Exposição Agropecuária de Araçatuba, evento tradicional do setor agropecuário que ocorre anualmente no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, no mês de julho. Trata-se da terceira maior festa deste tipo do Brasil. E a fama de Araçatuba passa pela gastronomia, uma vez que o prato típico eleito como o principal da cidade é o cupim casqueirado, que existe há 35 anos e já é famoso em todo Estado. Na alta temporada, principalmente em dezembro, os restaurantes locais chegam a vender cerca de seis toneladas de cupim.

Como chegar

Para ir até Araçatuba, saindo de São Paulo, é preciso acessar a SP-280 (Rodovia Castello Branco) até a saída 210, a SP-209 (Rodovia João Hipólito Martins) e a SP-300 (Rodovia Marechal Rondon) até a saída 530.

Mais informações: www.aracatuba.sp.gov.br