Santos - São Paulo - Brasil, 07 de maio de 2024.

09/12/2020
MUNICÍPIOS TURÍSTICO
Conheça o Município Turístico de Campos Novos Paulista
O Município de Interesse Turístico (MIT) Campos Novos Paulista localiza-se bem ao Oeste do Estado de São Paulo, limítrofe com a cidade de Marília, e com o privilégio de estar à margem esquerda do rio Novo, a 415 km da capital, integrando o conjunto de 42 municípios que compõem a bacia do Paranapanema. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema foi o pioneiro a ser constituído no Estado. Essa interessante integração possibilita um planejamento de maior qualidade para beneficiar o entorno da bacia. Essa atividade abrange os quesitos saneamento, educação ambiental, capacitação, mobilização da sociedade em função desses objetivos e divulgação de informações que direcionem a população para a utilização da água de forma mais racional. Favorece também o aproveitamento do potencial turístico da região.

Sempre bom afirmar que o rio Novo é um afluente do rio Paranapanema que, mais do que uma divisa estadual, é um eixo de integração entre Paraná e São Paulo. Como a mais antiga cidade do sertão do Paranapanema, Campos Novos Paulista aposta hoje em seus atrativos naturais: o clima ameno de 15.9 °C é a sua temperatura média - e muita área verde, com rios e cachoeiras. Por isso, o Turismo Rural com inúmeros sítios de veraneio, com ótima estrutura para o turismo, integra o dia a dia desta cidade que, segundo IBGE/2020, tem uma população estimada de 4.997 pessoas. A cidade também é conhecida como “Terra do Marolo”, fruto do cerrado que chega a pesar dois quilos e é muito doce, perfumado e saboroso.

O Lago Municipal de Campos Novos Paulista é um local famoso de lazer que atrai moradores e turistas, bom para relaxar

Este MIT sabe que o desenvolvimento local passa pelos seus atrativos naturais, e a pesca é uma prática comum na região e atrai muitos turistas aos pesqueiros de Campos Novos Paulista. A cidade ainda dispõe do Lago Municipal, que é famoso por ser uma região de entretenimento para os próprios campos-novenses, bem como para seus visitantes. Na verdade, tudo se resume a típicos passeios de cidade pequena com um clima super agradável e com boa gastronomia, ingredientes favoráveis e de grande atração para os turistas, em especial oriundos de cidades grandes com muito agito. As principais atrações deste município são a Igreja Matriz de São José, Gerador Histórico, Lago Municipal, Pesqueiros, Ginásio Municipal, Turismo Rural e eis seus principais eventos: Festa de São Sebastião (Janeiro), Carnaval (Fevereiro/Março), Aniversário da cidade (Março), Festa dos Trabalhadores e Festa do Peão de Boiadeiro (Maio).

A arborizada Praça Sagrado Coração de Jesus é um dos lugares mais visitados de Campos Novos Paulista

Curiosidades

O nome Campos Novos se deve ao fato da sua colonização ter se dado tardiamente, em relação ao litoral, à capital, e a outros pontos do interior paulista. A vila foi intitulada distrito de Bela Vista (hoje Echaporã), quando ficou conhecida como Campos Novos.
Em 1944, com a elevação a Município dos Distritos de grande concentração demográfica, o Governo Estadual houve por bem, cassar a autonomia dos Municípios de menor densidade demográfica. Assim o Município foi extinto sendo o Distrito subordinado a Ibirarema, adotando, através da mesma Lei, o nome de Nuretama.
Quatro anos depois, o Município foi restabelecido, desta vez com o nome de Campos Novos Paulista. Campos Novos para Campos Novos Paulista teve sua denominação alterada em dezembro de 1948.

Como chegar

Saindo da Capital, o turista deve acessar a Rodovia Castello Branco (SP-280) até o final. Depois, deve virar à esquerda na SP-327 (a Rodovia Orlando Quagliato) e, na sequência, entrar à direita na Transbrasiliana (BR-153) até o trevo de Campos Novos Paulista. Não há ônibus direto de São Paulo, sendo que a viagem pode começar no Terminal Rodoviário da Barra Funda tendo Ourinhos como destino, e de lá pegar outra linha em direção à cidade.

Mais informações: www.camposnovospaulista.sp.gov.br