Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.

09/12/2020
MUNICÍPIOS TURÍSTICO
Conheça o Município Turístico de Cesário Lange
Cesário Lange é uma cidade localizada no centro sul do Estado, distante 149 km da Capital, e integra a Região Metropolitana de Sorocaba. Com uma população estimada pelo IBGE/2020 de 18.375 pessoas, envolve alguns segmentos do Turismo de forma bem definida, como o Religioso, o de Lazer, o Cultural e o Rural, sem contar que este cenário teve maior oportunidade de prosperidade em 2018, quando se tornou Município de Interesse Turístico – MIT.

A diversidade da atividade turística em Cesário Lange tem importantes aliados, isto é, os meios de hospedagem. O turista tem um leque de ofertas que passam por redes de Hotéis, Resort, Spa e Pousadas de luxo, para todos os gostos e bolsos. A destacada atração da cidade fica com o Castelo Parque Aquático, complexo com mais de 30 mil metros quadrados, que oferece inúmeras atrações como toboáguas da altura de um prédio de oito andares, Coliseu Quente, uma piscina termal inspirada na cultura romana, o Decolando, uma rampa gigante de onde dá para descer deitado em um tapete especial, e a Half Pipe, uma rampa de 12 metros de altura. Tem mais: piscina com ondas, piscina de água salgada e rio com corredeiras. Em termos de infraestrutura, o parque conta com praça de alimentação, lanchonetes, quiosques, restaurante, sorveteria, vestiário e fraldário.

Os atrativos deste município também têm a música ao seu dispor, de maneira abrangente, com a Corporação Musical Carlos Gomes, a Banda Marcial Municipal Darci Xavier da Silva e a Orquestra de Viola Caipira. É música para todas as idades. Por sua vez, o Turismo Religioso tem em sua Matriz, a Igreja de Santa Cruz, um destacado patrimônio religioso e cultural de Cesário Lange situado na bucólica praça Adolfo Testa, dois espaços públicos considerados o núcleo fundador da nossa cidade. Juntos com o tradicional casarão onde está a prefeitura, formam um conjunto arquitetônico harmonioso, responsável pela identidade estética do município. Elevada e ampla, essa Igreja apresenta, através de seus vitrais multicolores e abertos até o teto, uma diurna luminosidade interna projetada pela luz solar, e à noite, através da iluminação interior, uma claridade exterior resplandecente.

Igreja Matriz de Santa Cruz, um destacado patrimônio religioso e cultural, com vitrais multicolores e abertos até o teto

É na cidade de Cesário Lange, que se encontra a Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, a sede brasileira do grupo religioso Testemunhas de Jeová. Nesse local é organizada a obra das Testemunhas no país e se imprimem milhões de publicações bíblicas. Ao lado das religiões a cidade conta um pouco de sua história pelo Museu do Engenho concebido segundo os engenheiros mineiros, tendo pertencido a uma fazenda de Laranjal Paulista onde se tornou fonte de produção de açúcar mascavo. O museu, que conta parte da história da cidade, é composto por uma moenda de cana e fica na praça Zaqueu Batista, atrás do Prédio da Câmara Municipal.

Orgulho da população é a figueira do distrito Fazenda Velha, conhecida como Figueirão,  um bem tombado por Lei Municipal  de 2010. Envolta em lendas, a velha figueira da Fazenda Velha é um patrimônio cultural nativo do bairro, talvez o único símbolo coletivo que una aquela pequena comunidade carente. Essa árvore frondosa é remanescente da vegetação natural que formava aquela área geográfica, hoje totalmente rodeada pela ocupação humana. Mais opões de lazer para moradores e turistas: o rio Sorocaba é um atrativo natural e um ponto de encontro nos finais de semana, além do pesqueiro para quem gosta de muita tranquilidade.

Orgulho da população é a figueira do distrito Fazenda Velha, envolta em lendas e conhecida como Figueirão

Conta a história que o núcleo populacional que deu origem a Cesário Lange começou a se formar por volta de 1872, com o estabelecimento de algumas famílias. O povoado recebeu, inicialmente, o nome Passa Três e, depois de um certo desenvolvimento, em outubro de 1908, tornou-se distrito do município de Tatuí e recebeu a denominação atual. Em fevereiro de 1959 foi elevada à categoria de município e a sua implantação ocorreu em 1º de janeiro de 1960. Sua emancipação política ocorreu em agosto de 1966. A atual denominação é uma homenagem ao professor/diretor da primeira escola da vila: "Cesário Lange Adrien".

Como chegar

Para ir até Cesário Lange, saindo de São Paulo, é preciso acessar a  SP-280 (Rodovia Castello Branco) até a saída 143-A e a SP-141 (Rodovia Mário Batista Mori).

Mais informações: turismo.cesariolange.sp.gov.br