Santos - São Paulo - Brasil, 04 de maio de 2024.

09/12/2020
MUNICÍPIOS TURÍSTICO
Conheça o Município Turístico de Jacupiranga
A 217 km de São Paulo, a cidade de Jacupiranga, no Vale do Ribeira, integrante da Região Imediata de Registro, possui 17.889 habitantes, de acordo com estimativas do IBGE/2020 e tem como principal atividade econômica o cultivo da banana, destacando também a criação do gado  de boi e de búfalo. Dentre os atrativos destacáveis no município, pode-se citar festas típicas, como rodeios e festas juninas, além das tradições na cultura católica, como a ilustre Festa do Divino Espírito Santo e a Festa em Louvor à Nossa Senhora da Conceição, padroeira municipal.

Jacupiranga tornou-se MIT (Município de Interesse Turístico) em abril de 2018 e um dos grandes potenciais turísticos da cidade é a quantidade de cachoeiras e corredeiras com águas limpas, cristalinas e piscosas, como as do Desemboque, do Roncador, da Figueira, Setúbal, da Queda, Ribeirão do Salto e as corredeiras dos rios Pindaúba Grande e Guaraú. A Fauna e Flora também são característica marcante e única na cidade, muito perceptíveis no Parque Estadual de Jacupiranga. Com uma área de 150.000 ha, o parque é uma reserva da Biosfera da Mata Atlântica, com altitude variável de 10 a 1.310 metros na Serra do Cadeado. Trata-se do segundo maior parque em extensão do Estado de São Paulo, envolvendo, além de si próprio, os municípios de Eldorado, Cajati, Iporanga, Barra do Turvo e Cananéia. Além disso, o parque é rico em espécies, animal e vegetal, proporcionando aos turistas paisagens exuberantes de plantas e flores nativas, difícil de se esquecer.

A festa em louvor à N. Sra. da Conceição, na igreja matriz, tem quermesses, procissões, alvoradas e café caipira

Eis os destaques do Turismo de Eventos:

EXPOJAC - Realizada durante a semana do aniversário do Município, 23 de junho, é organizada pela Prefeitura e realizada no Centro de Exposições Permanentes de Jacupiranga. A festa reúne várias exposições agropecuárias, torneio leiteiro, shows, desfiles, rodeio, parque de diversões, atividades esportivas e muito mais.
BIERJAC – Organizada pela Associação Pró-Charitas, trata-se de desfiles de carros alegóricos e participantes trajados a caráter, alegrando todas as ruas da cidade. O evento também conta com a animação musical por conta de bandas populares da região. A festa é finalizada com um tradicional almoço em ambiente familiar no domingo.
Divino Espírito Santo – Evento realizado no dia 29 de junho e voltado à comunidade religiosa. Ocorre na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e conta com quermesses, procissões, alvoradas e café caipira.
Baile do Cowboy – Também na semana do aniversário do Município, o baile acontece no Clube da ARJA e é considerado o evento mais animado da região, com baile tradicional, traje típico e muita música country.

A Fauna e Flora são características marcantes na cidade, muito perceptíveis no Parque Estadual de Jacupiranga

Conta a história que em abril de 1870, o Povoado de Botujuru (que, em tupi-guarani, quer dizer “boca do vento que sopra continuamente”) foi elevado à categoria de Freguesia e recebeu  o nome de Jacupiranga.  Anos depois foi inaugurada a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em 1888, um dos principais pontos turísticos da cidade. Jacupiranga tornou-se município no dia 29 de dezembro de 1927 e o significado da palavra Jacupiranga, oriunda do tupi-guarani, é “jacu vermelho”.

Como chegar

Para ir até Jacupiranga, saindo de São Paulo, é preciso acessar a BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt) até a saída 475.

Mais informações: www.jacupiranga.sp.gov.br