Santos - São Paulo - Brasil, 18 de maio de 2024.

09/12/2020
MUNICÍPIOS TURÍSTICO
Conheça o Município Turístico de Monteiro Lobato
Em plena Serra da Mantiqueira, a 128 km de São Paulo, para quem vai de carro em direção a recantos como Campos do Jordão, há no meio do caminho um destino que é Município de Interesse Turístico – MIT denominado Monteiro Lobato. A cidade carrega o nome de José Bento Monteiro Lobato (1882-1948), criador de personagens infantis como a boneca Emília e o Visconde de Sabugosa e de frases como “um País se faz de homens e livros”. O escritor possuía no município uma propriedade rural, conhecida hoje como o “verdadeiro Sítio do Pica-Pau Amarelo”, portanto, motivo de sobra para visitar a cidade ao longo de todo o ano.

Monteiro Lobato, que é atravessada pelo rio Buquira, que lhe deu o nome inicial, foi fundada em 1880 e teve boa parte de sua história ligada à cultura do café. Depois de caminhar cerca de 40 minutos pela SP-050, em meio a muitas curvas na estrada, o visitante chega à praça central, onde também se encontram o Paço Municipal e um busto do escritor, esculpido por Humberto de Oliveira. Caminhando em direção norte a partir do centro, depara-se com a igreja Matriz Nossa Senhora do Bonsucesso, construída em 1850 e que foi o ponto original onde o povoado surgiu.

Sítio do Pica-Pau Amarelo, casa de 18 cômodos em estilo colonial, abriga também a história do famoso escritor

A tranquilidade do local também é um atrativo para quem fica na cidade. O visitante pode se hospedar em diversas pousadas, em fazendas próximas ou em charmosos chalés que são um verdadeiro sonho. A maioria dessas hospedagens localiza-se ao redor do centro, como opção para quem estiver de passeio e quiser passar um final de semana em meio à Natureza. Pelo Turismo Religioso, destaque para Gruta Nossa Senhora de Lourdes, monumento inaugurado em 1° de novembro de 1959 Trata-se de uma manifestação da devoção popular à Nossa Senhora de Lourdes e o trabalho foi realizado pelo artista Francisco Ferreira Santeiro. O local é visitado por inúmeros devotos que acendem velas e também por pessoas que buscam a água pura que jorra de sua fonte continuamente. Está localizada na Rua Bernardino de Campos, no centro do município.

Mas é percorrendo 8km em sentido sudeste pela Estrada dos Livros, saindo do centro de Monteiro Lobato, cidade com população estimada de 4.696 pessoas pelo IBGE/2020, que se chega ao “verdadeiro Sítio do Pica-Pau Amarelo”, a fazenda que pertenceu ao ilustre escritor nascido em Taubaté. Ali, ganharam vida muitos livros infantis que Lobato escreveu e que formaram gerações de leitores em todo o Brasil. A casa, em estilo colonial e construída em 1880, possui 18 cômodos e também abriga um museu histórico sobre a vida do autor. Nos arredores da propriedade, encontra-se a Cachoeira Reino das Águas Claras, citada nos livros das aventuras de Emília, com extensas áreas verdes para passeio em grupos ou em família. “Cachoeira de águas cristalinas onde nadam peixinhos de olhos arregalados”, foi essa a definição encontrada pelo escritor, José Bento Monteiro Lobato, para descrever a cachoeira localizada nos arredores do Sítio do Picapau Amarelo.

Cachoeira Reino das Águas Claras citada nos livros das aventuras da Emília, com extensas áreas verdes

Conta a história que antes de se chamar Monteiro Lobato, o município teve quatro denominações: Freguesia das Estacas, Freguesia de Nossa Senhora do Bonsucesso do Buquira, Vila das Palmeiras do Buquira e Vila do Buquira. Na língua tupi, Buquira quer dizer Ribeirão dos Pássaros. O povoado de Buquira foi criado em território de Caçapava e Taubaté sob a invocação de Nossa Senhora do Bonsucesso. Sob o aspecto eclesiástico, a povoação foi elevada à Freguesia e Distrito de Paz em 25 de abril de 1857, e incorporada ao município de Taubaté. Buquira só ascendeu à condição de Vila em 26 de abril de 1880 e, depois, a de cidade, em 19 de dezembro de 1900, criada através de lei estadual. Reduzida à condição de distrito em 1934, esta foi incorporada ao município de São José dos Campos, do qual finalmente se emancipou em 1948. Um ano depois ganhou o nome de Monteiro Lobato, em 26 de abril.

Como chegar

Para ir até Monteiro Lobato, saindo de São Paulo, é preciso acessar a Rodovia Presidente Dutra (SP-060) e depois a Rodovia Monteiro Lobato (SP-050)

Mais informações: www.monteirolobato.sp.gov.br