Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.

09/12/2020
MUNICÍPIOS TURÍSTICO
Conheça o Município Turístico de Uchoa
Integrante do Circuito Turístico do Noroeste Paulista, dentro do polo regional de São José do Rio Preto, Uchoa está localizada a 429 km de São Paulo, e tem muitas atrações para os visitantes que vêm passear num fim de semana. A cidade, de 10.151 habitantes pelo IBGE de 2020, tem sua economia voltada para a produção agrícola (é produtor de suco de laranja), pecuária e industrial, mas é no turismo que Uchoa sabe mostrar os seus encantos. Seja nas modalidades turísticas de eventos, cultural ou rural, o município tem potencial para crescer muito mais. É Município de Interesse Turístico – MIT desde outubro de 2015.

Um atrativo da cidade, por exemplo, é a Estação Cultural, que fica no prédio que já foi armazém da antiga estação ferroviária, onde abriga a biblioteca municipal, uma sala de cinema e um importante acervo com fósseis encontrados na zona rural uchoense. O Museu de Paleontologia Pedro Candolo possui laboratório de pesquisa, com acervo de mais de 400 peças, entre fósseis de crocodilos e tartarugas, além de escamas, dentes e ossadas inteiras de dinossauros. De 66 milhões a 85 milhões de anos atrás. Foi nesse período, fim do período cretáceo, que viveram os animais cujos ossos, dentes e escamas estão no museu em Uchoa. E a maior parte dos itens foi encontrada na região. A entrada é franca. E Uchoa também respira a Festa de Momo. O Museu do Carnaval possui coleção de materiais utilizados por escolas de samba paulistanas e cariocas (Salgueiro, Mangueira, Nenê da Vila Matilde, Portela e Gaviões da Fiel), também com entrada gratuita.

Museu com mais de 400 peças, entre fósseis de crocodilos e tartarugas, além de escamas, dentes e ossadas de dinossauros

A cidade tem eventos relevantes ao longo do ano, como as festas religiosas (Santa Isabel, São Miguel, Santo Expedito, Santos Reis e São Cristóvão), as celebrações típicas (Festa do Peão, Cavalgadas, Juninão, Arraial da Zeza, entre outras), tudo acompanhado da melhor gastronomia local (de origem mineira, italiana, espanhola, portuguesa e sírio-libanesa). Para o turista, Uchoa possui hotéis, sorveterias artesanais, lanchonetes e restaurantes, além de dois ambientes gastronômicos e um pesqueiro nas proximidades do centro e com atendimento diferenciado. Há pesqueiros que oferecem comida caipira em meio a lagos, matas nativas e animais silvestres. A cidade também tem espaços de artesanato (como a Aldeia do Artesão), cafés coloniais, eventos de passeios ciclísticos, quermesses e revoadas de pipas. Uchoa surpreende.

O Turismo Religioso de Uchoa tem seu destaque na Igreja Matriz de Santa Isabel que foi edificada em 1914. Após um período de expansão da igreja, as obras foram concluídas em 1952, com a instalação do relógio e a colocação de para-raios. Neste mesmo ano foram então plantadas, na frente da igreja, palmeiras do tipo imperial, dispostas simetricamente que, até hoje, embelezam com um aspecto majestoso a principal praça da cidade. O antigo largo da igreja é a atual Praça São Sebastião, onde está localizada a Igreja Matriz  e também o Marco Zero da cidade.

A Igreja Matriz de Santa Isabel com suas palmeiras do tipo imperial que adornam a praça que é o Marco Zero da cidade

A história de Uchoa começa cerca de 1890, quando duas fazendas foram desmembradas, dando origem à ocupação da região por migrantes vindos de Minas Gerais. O povoado cresceu em torno de uma capela já existente próxima à margem esquerda do Córrego Grande (o antigo nome da vila). Com a chegada da ferrovia em 1911, o povoado foi rebatizado de Uchoa, em homenagem a um dos engenheiros da Estrada de Ferro Araraquara (EFA), Ignácio Uchoa, um dos principais acionistas da empresa. A partir de 1912, dá-se a chegada maciça de imigrantes europeus atraídos por terras férteis para o plantio do café. Poucos anos depois, as fazendas de café reinariam absolutas. Uchoa foi finalmente elevada a município em 28 de março de 1926.

Como chegar

Para ir até Uchoa, saindo da Capital, é preciso acessar a SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) até a saída 168, em seguida a SP-310 (Rodovia Washington Luís) até a saída 412-A e a SP-411/310 (Rodovia Manoel Fernandes Datossa).

Mais informações: www.uchoa.sp.gov.br