Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.

09/12/2020
MUNICÍPIOS TURÍSTICO
Conheça o Município Turístico de Valentim Gentil
Distante 547 km da Capital, a cidade de Valentim Gentil está localizada na Região Administrativa de São José do Rio Preto e desde 2019 é Município de Interesse Turístico – MIT, e assim vem fomentando o setor, cativando os visitantes com seus costumes, história e atrativos. Com 13.532 habitantes, de acordo com estimativas do IBGE/2020, há um orgulho em todos pela Praça da Matriz. Trata-se de importante marco histórico da cidade, localizada bem no centro, bom para caminhadas pelas famílias valentim-gentilenses, além da imponência da Igreja Matriz São Sebastião dos belos canteiros, e das fontes luminosas que proporcionam um ambiente agradável.

Parque Ecoturístico Municipal, às margens do Rio São José dos Dourados, popularmente chamado de Prainha

As atrações são diversas como o Parque Ecoturístico Municipal ‘‘Menotti Celeri”localizado às margens do Rio São José dos Dourados a 15 km do centro da cidade. Popularmente chamado de Prainha pela população é um paraíso natural, um dos mais belos do interior, em uma área de 12 alqueires, cobertas de centenária vegetação, relíquia da Mata Atlântica, toda destinada á prática do turismo e preservação ambiental. O parque é todo iluminado, conta com amplas áreas de camping, servida de toda infraestrutura necessária, quiosques com churrasqueiras, piscina, escorregador aquático, completo restaurante, trilhas iluminadas para passeios na mata, quadras de areia, playground, corredeiras e setores de pesca, plataformas de concreto ao longo do rio em sua parte destinado a pescaria. O Parque recebe em média 10 mil visitantes por mês.

Neste destino também podem ser encontrados dois atrativos em potencial para o desenvolvimento do turismo. Um deles é uma pedreira desativada que deu origem a dois lagos de águas cristalinas, formando um cenário paisagístico único. O outro é a cachoeira do Córrego Viradouro. Destaque para as formações rochosas com predominância do basalto. Pelo Turismo Cultural  a cidade dispõe do Espaço Cultural “Gilson de Souza Maia” responsável pelo desenvolvimento de atividades turísticas e culturais na cidade. O local tem estrutura completa com todos os equipamentos necessários para realização de eventos, exposições, workshops, peças teatrais, apresentações musicais e também a realização de palestras, cursos e debates educativos. Todos esses eventos são oferecidos gratuitamente à população de Valentim Gentil e região. Além disso, o espaço também possui uma Sala de Cinema onde são exibidos filmes e documentários à população, em especial à clientela estudantil.

Importante marco histórico da cidade é a praça da Matriz com a imponente  Igreja Matriz São Sebastião e belos canteiros

Os atrativos não param. Localizado na área central do município o Parque da Cidade – Chopplândia é um famoso point da cidade carinhosamente chamado apenas de Chopplândia. O local conta com restaurante às margens de dois lagos naturais, cascatas, quiosques com churrasqueiras, escorregador aquático, praia, praça de esportes, piscina, Centro de Convivência de Uso Múltiplo, bosque, viveiro de aves ornamentais, setor de pesca e outras atrações. Com seus lagos de água límpida e as demais benfeitorias existentes no local, oferece encantamento à população e aos visitantes.

Como chegar

Para ir até Valentim Gentil, saindo de São Paulo, é preciso acessar a SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) até a saída 168, a SP-310 (Rodovia Washington Luiz) até a saída 453-A, a SP-320 (Rodovia Euclídes da Cunha) até a saída 529 e SPA-529/320 (Via de Acesso Antônio Pimentel).

Mais informações:  www.valentimgentil.sp.gov.br