Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.

09/12/2020
MUNICÍPIOS TURÍSTICO
Conheça o Município Turístico de Votorantim
Votorantim é um município da Região Metropolitana de Sorocaba, ao lado oeste da capital do estado, e já foi considerado a Capital do Cimento, pois no estado, era o que mais contribuía para a extração e beneficiamento desse produto até o século XX.  Hoje a economia se diversificou, mas ainda com uma expressiva fonte de renda que é a industrial, além do cultivo de variados produtos agrícolas, sobretudo hortifrutigranjeiros.

Em meio a este cenário chegou a importante atividade turística que movimenta grande parte da cadeia produtiva local e regional. Prova disso é que no município de Votorantim, a 105 km de distância da Capital e com uma população estimada, pelo IBGE/2020, de 123.599 pessoas, está localizada a represa de Itupararanga e, também, as belezas da Serra de São Francisco com suas cachoeiras, mirantes, a capela da Penha, a usina da Light e o bairro rural do Carafá. Como resultado surge um impulso para o crescimento do ecoturismo, para o turismo de aventura e o de lazer.

O Parque Ecológico do Matão, 63 mil m2 de mata preservada, fica em área urbana, com diversidade de flora e fauna

Destaque para a serra de São Francisco, os recursos hídricos, os parques que são os cenários ideais para a prática de trilhas, arborismo, acampamentos ecológicos, caminhadas, maratonas ecológicas, cicloturismo, esportes náuticos, voo livre, visitações às cachoeiras, entre tantas outras ações de esporte, recreação e lazer. Bom saber que este destino tornou-se Município de Interesse Turístico – MIT, em 2018.

Eis os principais atrativos de Vorotantim:

·        Barragem Santa Helena. Situada na Vila Olímpia, a barragem capta o represamento das águas da Prainha e da Usina da Light. É responsável pela produção de energia para consumo industrial.
·        Cachoeira da Chave, local onde se originou o nome do município. Localiza-se no bairro da Chave.
·        Cascata Votocel, conjunto de pequenos saltos de água situado no rio Sorocaba, entre a Cachoeira da Chave e a Represa do Votocel.
·        Creche Castelo dos Sonhos. A creche da entidade AVAM está sediada em um dos prédios mais antigos do município. De arquitetura no estilo inglês, foi construído pelo Grupo Votorantim no final do século XIX e servia de creche, onde as operárias deixavam seus filhos antes do início de cada jornada de trabalho.
·        Prainha Santa Helena. O local está situado na Vila Santa Helena, sob administração da fábrica de cimento. Conta com diversos atrativos para lazer e entretenimento.
·        Parque Ecológico do Matão, um parque com 70 mil metros quadrados que reúne um total de 200 animais, no Parque Bela Vista.
·        Represa de Itupararanga. A barragem da represa e alguns clubes náuticos são muitos visitados nos finais de semana. Está situada no entorno de Votorantim e de outros municípios da região.
·        Praça de Eventos "Lecy de Campos", na entrada do município. Com capacidade para 45 mil pessoas, é o local de grandes festas populares, como Praçambar e a Festa Junina considerada uma das maiores do interior paulista.

É preciso fazer uma trilha para encontrar a Cachoeira da Chave, com piscina natural e linda queda d’água

Conta a história que de ocupação inicial indígena como todo o restante do território brasileiro, o território do atual município começou a ser explorado e povoado por portugueses e seus descendentes em meados do século XVII, quando Pascoal Moreira Cabral, parente do fundador de Sorocaba Baltasar Fernandes, instalou-se na localidade conhecida como Itapeva, hoje sede da Fazenda de São Francisco. Aí, começaram a plantação de cana-de-açúcar e produção de açúcar com mão de obra escrava indígena. A maior atração do vilarejo formado era a cachoeira Votorantim, nome de língua geral meridional que significa "morro pontudo" (votura, "morro" + ti, "pontudo").

Há outra história: a maior atração local era uma cachoeira denominada pelos indígenas de "Botu-ra-ti"/Boturantim, que em tupi guarani significa Grande Espuma Branca/Cascata Branca, originando o nome Votorantim, atribuído ao vilarejo e posteriormente ao Município. Conta-se que a cachoeira era de tal beleza, pelo volume de água e recantos naturais, teria motivado a vinda do imperador D. Pedro II e da Imperatriz D. Tereza Cristina, para apreciar a região. A instalação do município ocorreu em 27 de março de 1965, marcando a posse de sua primeira administração autônoma. A cidade comemora seu aniversário em oito de dezembro, data consagrada à Nossa Senhora da Conceição e que encerra as atividades alusivas à Semana da Emancipação, sempre iniciada em primeiro de dezembro.

Como chegar

- Para ir até Votorantim, saindo de São Paulo, é preciso acessar a SP-280 (Rodovia Castello Branco) até a saída 78, a SP-075 (Rodovia José Ermírio de Moraes) até a saída 7-B, a SP-091/270 (Rodovia Celso Charuri), a SP-270 (Rodovia Raposo Tavares) até a saída 98 e Vias urbanas.

Mais informações: www.votorantim.sp.gov.br