Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.

10/12/2020
Governo de SP promove ações de fomento ao turismo no Vale do Ribeira
O Governador João Doria apresentou uma série de medidas destinadas ao desenvolvimento das potencialidades turísticas da região; ações fazem parte do programa Vale do Futuro

O Governador João Doria anunciou, nesta quarta-feira (9), uma série de medidas para incentivo e desenvolvimento das atividades turísticas do Vale do Ribeira. As ações, executadas pela Secretaria de Turismo, vão valorizar os potenciais turístico, ambiental e cultural da região. Elas fazem parte do programa Vale do Futuro, lançado na atual gestão para promover uma verdadeira transformação econômica e social na região. Doria fez os anúncios durante visita ao município de Registro.

“Quando lançamos o programa Vale do Futuro, falamos que uma das vertentes era a do turismo. Essa região é vocacionada para o turismo e, agora, com este programa das Rotas Cênicas será ainda mais valorizada. É integração, o alinhamento de todas as áreas da economia criativa com a economia formal, do Governo do Estado de São Paulo apoiando o Vale do Ribeira, o nosso Vale do Futuro”, disse Doria.

Durante participação no evento Turismo e Gastronomia no Vale do Futuro, o Governador lançou o Guia Virtual das Rotas Turísticas do Vale do Ribeira, que traz indicação de 40 estabelecimentos georreferenciados e conectados, disponíveis para acesso imediato para quem deseja visitar a região. O guia oferece rotas para os turistas que desejam conhecer a produção local nas propriedades rurais, além de roteiros com foco no turismo náutico, de aventura, de cicloturismo, natureza, arte, cultura e história na região.

O link poderá ser acessado no site da Secretaria de Turismo do Estado e das prefeituras dos municípios abrangidos, podendo ser compartilhado inclusive em redes sociais. A ação faz parte do programa Rotas Turísticas e também conta com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Os secretários de Turismo, Vinícius Lummertz, e de Agricultura, Gustavo Junqueira, estiveram presentes na apresentação.

Durante o evento, Doria também anunciou a conclusão dos quatro planos arquitetônicos do projeto Rotas Cênicas, que tem como missão transformar algumas das principais rodovias do estado em atrativos turísticos. As rotas cênicas foram mapeadas em toda a sua extensão para receber mirantes, paradouros, observatórios e passarelas em pontos estratégicos de contemplação, valorizando os principais eixos rodoviários do Vale do Ribeira e de outras três regiões turísticas do estado: Mantiqueira, Circuito das Águas e Litoral Norte.

Valorização do Vale

O Governador participou ainda da apresentação do Portfolio de Áreas para Investimentos em Turismo no Vale do Ribeira. O Secretário Vinícius Lummertz mostrou o mapeamento de 15 terrenos e imóveis locais, de um total de 50 áreas de todo estado que vão compor uma plataforma eletrônica destinada a colocar investidores nacionais e estrangeiros em contato com a região. Para finalizar o evento, o Governador anunciou que o Vale do Ribeira será sede de um dos maiores programas internacionais de aventura, o Adventure Week, previsto para acontecer no primeiro semestre de 2021.

Mostra culinária

Para finalizar a visita ao município de Registro, o Governador João Doria acompanhou a mostra "Turismo e Produção Sustentável", que trouxe, em vídeos e sabores da culinária, a vocação da produção local. O evento faz parte da programação do Mesa SP, e aposta na gastronomia ligada ao turismo para levar desenvolvimento dos municípios paulistas.