Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.

10/05/2021
Secretaria de Turismo coordena 6º Encontro de Interlocutores do Programa de Regionalização
As 49 regiões turísticas do Estado reúnem 354 municípios, com atrativos e potenciais diversos

Na última quinta-feira (6), a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo reuniu, de forma online, representantes das 49 regiões turísticas do Estado em encontro para apresentar as ações da pasta em prol dessas localidades e sanar dúvidas dos interlocutores.

Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado de São Paulo, abriu o evento apresentando todas as áreas envolvidas no programa de regionalização e ressaltando a importância de um plano de retomada econômica estruturado para capacitar as cidades e atender as demandas do turista no pós-pandemia.

Os intelocutores puderam compreender melhor a importância do mapa do turismo na estruturação de políticas públicas que atendam as demandas regionais de forma mais completa. A divisão das regiões é feita com base nos pedidos dos próprios municípios e a participação de cada cidade, por meio dos interlocutores,  é fundamental para a formação do mapa.

Cada participante recebeu uma cartilha contendo as principais iniciativas da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo para a retomada do setor. Entre elas, destacam-se o Plano Turismo SP 20 30, o programa São Paulo Pra Todos, ações de conectividade – aumento da malha aérea em cidades do interior –, programas de acesso ao crédito via Cadastur e o repasse de verbas para obras de estruturação e renovação de equipamentos públicos via Dadetur.

Além dos programas, os interlocutores puderam conhecer melhor a atuação do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) que auxilia os municípios com treinamentos de capacitação e com dados de pesquisas para identificar possíveis melhorias na estrutura turística de cada região.

Ao final do encontro, os interlocutores tiraram dúvidas sobre a divisão regional dos mapas e do papel que desempenham na formação das regiões turísticas, compreendendo melhor a atuação da Secretaria na tomada de decisões.