Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.

22/06/2021
Regiões Turísticas participam de reunião sobre o mercado LGBT
Promover ações conjuntas pelo turismo inclusivo é um dos objetivos da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. Na manhã desta terça-feira (22) reuniu os interlocutores de parte das 49 Regiões Turísticas (RTs) para realizar sensibilização para turismo LGBT. Houve uma apresentação do programa LGBTQ SP, com a participação dos representantes da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Ricardo Gomes e Otávio Furtado. A coordenação do encontro foi de Afonso Martin, consultor da InvestSP e responsável pela aérea de produtos turísticos da Setur-SP.

No início de junho, mês do Orgulho LGBTI , a Secretaria assinou um termo de cooperação com a Câmara LGBT e, com mais sete pastas, assumiu o compromisso do trabalho conjunto pelo turismo inclusivo. Para Vinicius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens, é grande a força econômica do mercado LGBT no mundo inteiro. “Queremos deixar mais evidente, claro, que todos serão sempre bem-vindos em nossos hotéis, restaurantes, bares e atrativos. Turistas circulando geram emprego e renda. Sabemos que tanto a indústria quanto o agronegócio geram desenvolvimento econômico, mas é o turismo que, cada vez mais, vai ganhar importância na criação de postos de trabalho”.

Durante a apresentação, os interlocutores das RTs souberam que a demanda da população LGBTI perpassa todos os segmentos mercadológicos seja de demanda (terceira idade, familia, etc) seja de oferta (ecoturismo, negócios, rural, etc); as diferenças entre sexualidade e gênero; as perspectivas de viagens no Brasil: 60% planejam viajar de férias em 2021, 44% se hospedarão em hotéis e 52% farão viagens domésticas; um destino será bom para o turista LGBTI quando for com para a sua comunidade LGBTI ; para atender este turista é necessário conhecimento, preparação, com guias preparados e que respeitem as diferenças e, por fim, consigam surpreender com o efeito “uau”. Este consumidor quer ser bem tratado e sem qualquer constrangimento.

Afonso Martin informou que em novembro o Mapa da Diversidade, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, estará pronto para uma boa orientação ao mercado turístico. “Este mapa extrapola o LGBTI  pois irá envolver também outros nichos, como o afroturismo, acessibilidade e base comunitária. E novembro foi escolhido por acolher o dia da Consciência Negra (dia 20) e da primeira lei contra a Homofobia (dia 5), no Brasil”, explicou. “Atendimento é tudo e este turista precisa ser bem acolhido, bem tratado e respeitado”. A Setur-SP também organizará dois Guias de Orientação deste segmento: um para o trade e outro para a gestão pública, a serem distribuídos em setembro. As Regiões Turísticas que tiverem interesse no mercado LGBTI poderão solicitar reuniões específicas para a orientação de seus municípios.