Santos - São Paulo - Brasil, 08 de maio de 2024.

10/08/2021
Ações da Setur/SP e otimismo na reunião do CONTURESP
A exibição de ações recentes da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, além de muito otimismo por parte do secretário Vinicius Lummertz, foram os destaques da reunião, da manhã desta terça-feira (10/8), do Conselho de Turismo do Estado de São Paulo (Conturesp), ainda de modo virtual por conta da pandemia. “Estamos vivendo um bom momento, em especial com o turismo de lazer, que promete para este segundo semestre ser o mais grandioso de todas as épocas”, ressaltou Lummertz.

O secretário acentuou que a vacinação tem sido aliada do nosso cenário tão atingido pela pandemia, constatando uma boa proteção. “Estamos do lado certo da agenda, pois já voltamos à promoção de São Paulo em outros estados e no Brasil. E destacamos, com orgulho, que o Governo do Estado de SP está destinando durante este ano, 350 milhões de reais para convênios envolvendo os destinos turísticos paulistas, com foco nas obras em andamento e também em novas obras. Significa que são mais benefícios para o setor turístico do governo paulista que está investindo sete bilhões de reais em estradas vicinais”. Lummertz foi enfático ao dizer que “estamos de volta e com bons resultados no Turismo, um dos setores que mais sofreu durante a pandemia. Esta retomada não terá retrocesso”, finalizou.

Durante a reunião, o coordenador de Turismo da Setur/SP, Rodrigo Ramos, apresentou uma síntese dos trabalhos recentes efetuados pela Pasta. "Estivemos na Expo Retomada nos dias 21 e 22 de julho no Centro de Convenções de Santos, primeiro evento-modelo do Estado, ocasião em que seis Convention & Visitors Bureaux do Estado e a Setur /SP estiveram juntos no engajamento do Turismo de Negócios e Eventos. Estamos no caminho certo para uma retomada segura". Também se referiu à Feira Ugart de Negócios Turísticos, em Porto Alegre, que a Setur/SP participou em 30 e 31 de  julho com o Circuito das Frutas e a Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), além da WTM, um grande evento internacional em modo virtual, que acontece hoje e amanhã. O coordenador Ramos também destacou convênio com o Sebrae-SP para capacitar empreendedores do turismo de ecoaventura e o lançamento do projeto de Turismo Náutico.

Antes de finalização do encontro mensal do Conturesp, o conselheiro Jorge Duarte, da Câmara Temática responsável pelo Acompanhamento do Plano Estratégico Turismo SP 20-30, apresentou o Plano de Regionalização para o Estado de São Paulo, com o objetivo de otimizar recursos humanos e financeiros para maior eficiência na gestão; fortalecimento da governança; desenvolvimento e capacitação dos gestores públicos e promoção dos destinos.