Santos - São Paulo - Brasil, 23 de abril de 2024.

03/09/2021
Guaratinguetá sedia o 2º Encontro de Turismo Regional na Mantiqueira
Ação de municípios segue com trabalhos conjuntos de regionalização no Vale Histórico e Vale da Fé

Na manhã da quinta-feira (2), no auditório da Secretaria de Educação de Guaratinguetá, foi realizado o 2º Encontro de Turismo Regional da Mantiqueira, reunindo municípios do Vale do Paraíba que formam a Região Turística Vale Histórico e da Fé. O objetivo é viabilizar a criação de uma macrorregião turística, trocar experiências entre as cidades, além de criar e estruturar governança para essa macrorregião.

Participaram representantes do Sebrae-SP, empresários do setor, secretários de Turismo e presidentes dos Conselhos Municipais de Turismo (Comtur) de Arapeí, Areias, Bananal, Silveiras, Queluz, Cruzeiro, São José do Barreiro, Guaratinguetá, Cunha, Lagoinha, Aparecida, Potim, Lorena, Canas, Cachoeira Paulista e o município mineiro de Passa Quatro.

Segundo Daniela Campos, secretária de Cultura e Turismo de Lavrinhas, “as cidades do Vale da Fé e do Vale Histórico precisam se conhecer e criar projetos, como foi a ideia, surgida em Lavrinhas, do Circuito Viva o Vale off-road e que, através desse circuito, seriam sediados eventos com divulgação durante todo o ano”. Daniela também anunciou no Encontro a fusão de duas Regiões Turísticas (RTs), a Vale Histórico e a Picos da Mantiqueira, unindo agora oito cidades, uma vez que a vocação de turismo e o perfil dos turistas são iguais.

O prefeito de Guaratinguetá, Marcos Soliva, enquanto fazia a apresentação, falou sobre a importância do turismo para as cidades. Já o presidente do Comtur de Lavrinhas, Pedro May, citou o fortalecimento dessa troca experiências como forma de viabilizar a permanência de turistas na região. Foram também apresentadas algumas obras realizadas com recursos do Dadetur no centro de Guaratinguetá.

A próxima reunião será em Areias, em 17 de novembro e que se chamará III Encontro Regional de Turismo das Serras (o que abrange as serras da Bocaina e da Mantiqueira).