Santos - São Paulo - Brasil, 20 de abril de 2024.

14/09/2021
Reunião Conturesp: iniciativas para a retomada e trem do Vale das Frutas
As mais recentes ações da Secretaria de Turismo e Viagens e do turismo ferroviário integraram a reunião da manhã desta terça-feira (14), do Conselho de Turismo do Estado de São Paulo (Conturesp). Rodrigo Ramos, coordenador de Turismo, fez uma atualização das ações da Secretaria bem como do momento da retomada do setor.

“Estamos a todo vapor com os Programas de Estruturação do Turismo sempre com foco no trabalho regional que é o melhor caminho. Duas Rotas devem ser destacadas: a Gastronômica pelo Vale do Ribeira, do Paraíba e Serra da Cantareira, aproximando o público com os atores da valorosa cadeia deste setor, e a SP Ecoaventura, junto com o Sebrae, para ampliar e consolidar destinos e atividades que oferecem Ecoturismo e Turismo de Aventura no Estado de São Paulo”.

Ramos abordou a iniciativa dos Distritos Turísticos, apresentando o caso de Olímpia “Um envolvimento regional que, a partir de agora, vai ter mais condições em empreender ações que impulsionem o fluxo turístico, estimulando o desenvolvimento de parques temáticos, da gastronomia, do transporte e de estruturas de lazer. Também estamos otimistas pela retomada dos encontros de negócios e até o final deste ano teremos participado de 20 eventos. Destaque para o programa Adventure Week que acontece em outubro, no Vale do Ribeira, em especial para jornalistas e mercados emissores estrangeiros”, finalizou o coordenador.

O diretor do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, (Dadetur), Antônio Vaz Serralha, informou que até final do ano serão entregues 150 obras nas Estâncias e MITs.

Luciana Derze, do CIET, convidou os integrantes do conselho a acompanharem as pesquisas, estudos e análises disponíveis no site e atualizados mensalmente.

Por último, o conselheiro Fábio Barbosa, especializado em turismo ferroviário, informou que está chegando o Expresso Vale das Frutas para apresentar todo o potencial turístico da região de Valinhos, Vinhedo e Louveira. Terá início dia 25 de setembro e foi idealizado pelo Vale das Frutas Convention & Visitors Bureau e pela Associação de Preservação Histórica de Valinhos - APHV, operado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF com apoio da Rumo Logística e CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.