Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
 
 
17/09/2021
NOTÍCIAS
Seminário apresenta ações técnicas do programa SP Ecoaventura
Iniciativa, liderada pela Setur-SP e Sebrae-SP, faz parte da certificação das empresas em todo o Estado
 
Nesta última quarta-feira (15), a sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) recebeu uma etapa presencial do Programa SP Ecoaventura, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). Foram atendidos cerca de 60 empresários ligados ao ecoturismo em Guarulhos, Caieiras, Mairiporã, ABC, Pedra Bela e Serra da Cantareira (Capital).
 
Durante o evento, equipes do Sebrae-SP e da Setur-SP falaram sobre a importância de se implantar um Sistema de Gestão de Segurança em empreendimentos que atuam no segmento de turismo de aventura e ecoturismo. Esse sistema de segurança é primordial para adequar as atividades dessas empresas à norma ABNT NBR ISO 21101, que trata do turismo de aventura.
 
Um dos convidados foi Evandro Schütz, guia especializado em atrativos naturais na Serra Gaúcha, com mais de 30 anos de experiência em turismo de natureza. Ele intermediou o workshop dando o ponto de vista dos empresários e contou casos emocionantes sobre a importância de protocolos de segurança nessas atividades.
 

Consultoria aos empresários

Empresários que atuam no segmento de ecoturismo puderam tirar suas dúvidas, ao vivo, em relação à norma ABNT NBR ISO 21101. A regulamentação das atividades de ecoturismo em conformidade com a norma dá maior segurança e profissionalismo aos produtos oferecidos pelas empresas, tornando esse mercado mais competitivo e rentável.

As principais dúvidas dos empresários giravam em torno da obtenção do certificado, como valor, abrangência – se ele vale para a empresa como um todo ou para cada atividade/produto oferecido – validade e outras questões.
 
A implementação dos protocolos de segurança nas empresas também gerou questionamentos, como por exemplo de quem é a responsabilidade no caso de concessões de terrenos públicos, como parques estaduais, onde muitas dessas empresas atuam. Todas as dúvidas foram sanadas.
 
Ao final do workshop, os participantes receberam um formulário de auto avaliação sobre os protocolos de segurança e operação de suas empresas e dos produtos que elas oferecem. Esse formulário ajudará a selecionar os perfis que receberão assessoria direta do Sebrae-SP para a obtenção da certificação da ABNT.


Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite