Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.

05/10/2021
Vale do Ribeira ganha rota gastronômica
Produtores regionais participam de live com a chef Morena Leite após o lançamento da primeira rota gastronômica de umas das regiões de maior potencial turístico de SP

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur) participa na próxima terça-feira, 5, do lançamento presencial da rota gastronômica do Vale do Ribeira, a primeira de sete rotas gastronômicas que vão contemplar 162 municípios paulistas até o segundo semestre de 2022. Na ocasião, será produzido um documentário promocional com os 15 produtores artesanais selecionados e, nos dias seguintes, duas lives, no canal do YouTube da Setur, nos dias 6 e 7, com a chef Morena Leite sobre produtos típicos da região, gestão e turismo gastronômico.

O encontro tem por objetivo celebrar a riqueza dos produtos regionais, fortalecer a cadeia produtiva da alimentação e valorizar a cultura do Vale do Ribeira. A ação presencial acontece às 11 horas no Rancho Sertanejo, na cidade de Juquiá, no Vale do Ribeira, com palestra da chef Morena Leite, mediação do empresário Georges Schnyder, diretor executivo do Mundo Mesa; e participação do proprietário Patrick San, dono do restaurante regional Na Canoa. Estarão presentes produtores de chá, cachaça, palmito, banana, ostra, milho e queijo, além de proprietários de restaurantes locais.

“Os sabores locais proporcionam um contato genuíno com a história dos destinos turísticos”, afirma o secretário Vinicius Lummertz. “A gastronomia sempre foi um dos principais atrativos para quem viaja a lazer, e o Vale do Ribeira tem sabores únicos e especiais”, disse. Na live do dia 6, às 18h, a chef Morena Leite dará uma aula com produtos típicos da culinária da região do Vale do Ribeira, aberta ao público. No dia 7, às 18h, o tema será gestão e turismo gastronômico. Serão produzidos 15 minidocumentários promocionais, um para cada produtor, e um geral para o vale do Ribeira.

Conheça os participantes do programa no link: Rotas Gastronômicas - Vale do Ribeira