Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
 
 
13/10/2021
NOTÍCIAS
Do Ribeira a Dubai, Conselho de Turismo repassa as principais iniciativas da Secretaria
O retorno às viagens pelo Turismo Rodoviário, as ações da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e a participação na Expo Dubai foram os principais assuntos reunião da manhã desta quarta-feira (13/10), do Conselho de Turismo do Estado de São Paulo (Conturesp). Muitos conselheiros se posicionaram pela retomada do Turismo Rodoviário e ressaltaram que é preciso incentivar as excursões por todo Estado. “Temos que organizar pacotes junto à hotelaria e aproveitar este momento para preparar as viagens por São Paulo”, exclamaram os integrantes da entidade. 
 
Pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), vinculado à Secretaria, Fábio Montanheiro fez uma atualização dos trabalhos, a exemplo dos treinamentos em pesquisas de campo em comunidades quilombolas no Vale do Ribeira. “Muito bom também nosso estudo, juntamente com a Fundação Seade, que envolveu uma pesquisa, por telefone, com quatro mil paulistas, abrangendo o tema de expectativas de viagens para este último trimestre de 2021 e para 2022”, disse Montanheiro.
 
O Coordenador de Turismo do Estado de São Paulo, Rodrigo Ramos, mostrou muitas das ações da Pasta pelo avanço do setor. “Juntamente com o Sebrae-SP lançamos o SP Ecoaventura, programa de qualificação, certificação e promoção de destinos de natureza e aventura. Tudo para fortalecer a cultura da qualidade, a gestão da segurança e a competitividade das empresas do segmento em mais de 200 municípios”. Ressaltou a estruturação das regiões e produtos pelas Rotas Turísticas; a confecção dos Guias do Vale do Ribeira e da Mantiqueira; o programa Adventure Week para divulgar o Vale do Ribeira no cenário turístico mundial e o Distrito Turístico de Olímpia, já concluído, e o chamado Serra Azul, em andamento.
 
Os conselheiros também puderam se inteirar da participação da Secretaria nas feiras e eventos de Turismo por todo Brasil; da produção de material audiovisual dos atrativos por Regiões Turísticas; Mapa da Diversidade com o Turismo Acessível e Inclusivo; Plano Estadual do Turismo Náutico e do Turismo Rural, além do Mapa das Cidades Turísticas com os 210 destinos – 70 estâncias e 140 MITs – Municípios de Interesse Turístico, já disponível no site da Secretaria. 
 
Como novidade, Ramos ressaltou que a Pasta já dispõe da Sala do Investidor, sob a coordenação do consultor Eduardo Cláudio Madeira, na própria Secretaria e “as obras do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) que prosseguem, apesar da pandemia. Já no âmbito internacional, o Estado de São Paulo estará na Expo Dubai, de 24 a 31 de outubro, com a presença do Governador João Dória e do Secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz”, encerrou o coordenador de Turismo de SP.

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite