Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.
 
 
15/10/2021
NOTÍCIAS
Boas práticas do turismo avançam no estado
Levantamento identificou 16 municípios que aderiram com projeto de ocupação de calçadas por bares e restaurantes

As boas práticas do turismo, listadas no site (www.turismo.sp.gov.br/melhorespraticas), estão se espalhando pelos municípios do interior do estado, contribuindo para o processo de retomada econômica do setor. De acordo com um levantamento do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), 16 municípios avançaram com o projeto Viva Rua SP, que consiste em adaptar mesas e cadeiras (parklets) sobre as calçadas.

A iniciativa tem ampliado o serviço de bares e restaurantes, tão prejudicado durante a pandemia, e contribuído com medidas sanitárias de convivência em ambientes abertos, sem perder de vista o distanciamento social. Os municípios de Tremembé, Guararema, Jaú, Cruzeiro, São Vicente, Mairiporã, Barretos, Rancharia, Torrinha, Itararé, Três Fronteiras, Morungaba, Ibiúna e Lins estão em fase de planejamento, obra ou já concluíram a expansão de suas áreas de atendimento.

“O projeto Viva Rua SP é uma forma de aproveitar melhor o espaço público e impulsionar as atividades econômicas relacionadas ao turismo”, disse o secretário Vinicius Lummertz. No site Melhores Práticas há a descrição de como fazer a implementação jurídica do modelo, sugestões de ferramentas administrativas e o passo a passo da modelagem para diferentes perfis de municípios.

A plataforma também reserva um espaço para que os municípios incluam boas práticas de outras finalidades que possam ser replicadas e ajudem a compor um catálogo de experiências bem-sucedidas. “Os desafios são comuns a boa parte dos municípios, de modo que a solução de um pode também ser também a do outro. A troca de experiências é uma forma de abreviar o caminho para a recuperação econômica do nosso setor”, afirmou o secretário.


Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite