Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.

29/10/2021
Governo de SP anuncia início de obras em vicinais e autoriza recursos na região de São José do Rio Preto
Carlão Pignatari, Governador em exercício e Presidente da Alesp, visitou a região para entrega de obras do Turismo; também foi assinado convênio para implantação da Atividade Delegada em Jales

O Governador em exercício e Presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), Deputado Estadual Carlão Pignatari, anunciou, nesta sexta-feira (29), o início de serviços de recuperação de um total de sete estradas vicinais na região de São José do Rio Preto. O investimento será de R$ 79 milhões. Carlão Pignatari também entregou obras da área de Turismo e autorizou recursos para saúde e infraestrutura urbana. Na ocasião, ainda foi assinado convênio para implementação da Atividade Delegada em Jales.

“Todas as estradas vicinais da nossa região serão recuperadas. Também queremos ligar Pontes Gestal até o município de Cardoso, uma grande obra que há mais de 30 anos esperamos que seja realizada na nossa região, devemos licitar em dezembro, desde que o projeto fique pronto. O Governo de São Paulo está olhando e defendendo a nossa região”, afirmou Carlão Pignatari.

Durante visita à região, o Governador em exercício anunciou o início de obras para recuperação de três vicinais em Cardoso, Mira Estrela, Parisi e Pedranópolis. Serão investidos R$ 26,8 milhões em cerca de 44 kms. Também serão iniciadas obras em outras quatro estradas que passam pelos municípios de Três Fronteiras, Santana da Ponte Pensa, Palmeira D’Oeste, Aparecida D’Oeste, Pereira Barreto e Suzanópolis, na região de Jales. Serão investidos R$ 52,6 milhões, em 70 km de extensão. Os recursos, que ultrapassam R$ 79 mi, são do programa Novas Estradas Vicinais, que integra o Pró São Paulo.

Na ocasião também houve a assinatura de convênio para implantação da Atividade Delegada em Jales. A parceria entre Estado e municípios possibilita que os policiais militares integrantes do programa auxiliem as cidades em diferentes ações. O convênio terá vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado a partir de novas celebrações firmadas, sendo que o controle e a fiscalização sobre a execução das atividades exercidas são de responsabilidade da respectiva prefeitura.

O programa será composto por policiais vinculados ao 13º Grupamento de Bombeiros (GB), já que a atuação será destinada ao Atendimento Pré-Hospitalar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os policiais terão atribuições de rádio operador e condutor de veículos de emergência. Os policiais poderão atuar até 8 horas por dia e 80 por mês ou na jornada com 12 horas diárias com limite de até 96 horas mensais. A estimativa é disponibilizar até cinco vagas por dia ou 150 por mês, que dependerão do efetivo para serem preenchidas em sua totalidade.

Recursos

Carlão Pignatari anunciou R$ 1 milhão para a Santa Casa de Jales para fortalecer a rede pública de saúde local. O valor é destinado ao custeio do serviço, viabilizando a aquisição de materiais de consumo e assistência à população. Outros R$ 2,1 milhões serão repassados anualmente pelo Governo do Estado à Santa Casa de Jales por meio do programa Mais Santas Casas, representando um incremento superior a R$ 101 mil no valor previsto em convênio anterior com a entidade. Além disso, outros 38 serviços da região de São José do Rio Preto serão contemplados pelo programa, incluindo 27 entidades que não tinham convênio com o Estado e agora passam a receber apoio financeiro.

Na área de infraestrutura urbana, foi autorizada a formalização de convênios nos valores de R$ 2 milhões para reforma do Ginásio Municipal de Esportes e R$ 790 mil para construção de unidade da Casa da Juventude, em Jales. A prefeitura de Aparecida D’Oeste será beneficiada com R$ 500 mil para reforma da estrutura do Estádio Municipal. Além disso, Cardoso deverá receber R$ 500 mil para infraestrutura urbana.

Obras entregues

Durante visita a Cardoso, Carlão Pignatari entregou as obras de ampliação do centro de eventos. Os serviços foram realizados com o repasse foi de R$ 395.930,91 do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.  O projeto incluiu a execução de guias e sarjetas, paisagismo, pisos externos, instalações elétricas e acabamento.

Logo em seguida, no município de Jales, foi realizada a entrega das obras de reforma e adequação do Teatro Municipal e do Terminal Rodoviário Prefeito José Antônio Caparroz. Os serviços foram realizados com recursos da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), no valor de R$ 871.756,18.

Vale Gás e Alimento Solidário

Carlão Pignatari também entregou 350 cestas do programa Alimento Solidário, a serem distribuídas a famílias em situação de vulnerabilidade social de Jales e Cardoso. Houve ainda a entrega de voucher do programa Vale Gás para um total de 329 famílias em ambos os municípios. O Vale Gás garante o auxílio financeiro para a compra de botijões de gás de cozinha e integra o programa Bolsa do Povo. Para saber se tem direito ao benefício no valor de R$ 100 em 3 parcelas bimensais, o cidadão deve acessar o site oficial do programa Bolsa do Povo (www.bolsadopovo.sp.gov.br) e fazer a consulta utilizando o número NIS da família.