Santos - São Paulo - Brasil, 23 de abril de 2024.

18/11/2021
Pesquisa de Percepção do Turismo será feita em 395 cidades
Pela segunda vez, Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens – Setur-SP, fará a pesquisa de Percepção do Turismo junto à população do Estado. Serão envolvidos 395 municípios que englobam 70 estâncias turísticas, 140 municípios de interesse turísticos – MITs e 185 cidades das 49 Regiões Turísticas. Tudo acontece a partir desta segunda (22/11) e se estende até 28 de janeiro de 2022.

Este cenário foi explicado por Luciana Derze, consultora da InvestSP/Setur-SP, em live na manhã de hoje, quinta (18), com mais de 60 representantes de municípios. O conceito principal é “como o morador vê o turismo da região onde mora”. O link da pesquisa será enviado para as 395 Prefeituras. “Por isso solicitamos o empenho na divulgação no site dos municípios, nas redes sociais, grupos de whatsapp, para que possa atingir o maior número possível de moradores”, disse Luciana.

A Pesquisa de Percepção do Turismo fornece uma base sólida para as Secretarias, estadual e municipais, medirem a satisfação dos moradores, além de algumas questões específicas. A intenção é de realização frequente para que o crescimento sustentável do turismo no estado esteja alinhado com os valores da população. A primeira pesquisa – 2020/2021 – envolveu 183 municípios entre estâncias e MITs, com 11.252 respostas.

As perguntas têm os seguintes focos: o turismo é bom para a cidade, para a região, para a população, beneficia a economia, gera empregos, ajuda a preservar e celebrar a cultura local? O cidadão pode concordar ou discordar. A versão deste ano será mais simples que a anterior. Quem quiser se inteirar do resultado da primeira edição pode entrar no www.turismo.sp.gov.br/ciet