Santos - São Paulo - Brasil, 05 de maio de 2024.

28/01/2022
Revitalizada, Casa do Trem Bélico preserva parte da história de Santos
Reabertura do edifício público mais antigo faz parte do aniversário de 476 anos da cidade

Edifício público mais antigo de Santos, a Casa do Trem Bélico foi revitalizada. O exemplar da arquitetura militar colonial foi reformado e entregue hoje (28), pela Vice-Prefeita Renata Bravo, no aniversário de 476 anos da cidade. A reforma foi realizada com verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas (Dadetur), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

Erigida em meados de 1640, a construção de dois andares funcionava como depósito de munição e armas para o exército imperial. O nome “trem” decorre do sentido popular da palavra, que denomina “diversos materiais”. Com o passar dos anos o local teve diversas outras funções, entre elas escola pública, seção de alistamento eleitoral, Serviço de Subsistência do Exército e Centro da Juventude.

O convênio de restauro da edificação foi assinado em 2019 no valor de R$ 753.354,42. Entre as intervenções, foram realizadas as reformas das fachadas, incluindo pintura conforme original, recomposição de portas e janelas, reforma do telhado e beiral, limpeza e recuperação da rampa, gradis e escada caracol interna, troca do vidro da cobertura que interliga o prédio principal ao prédio anexo, envernizamento do piso e teto de madeira, substituição da iluminação externa, implantação de sistema de monitoramento por câmeras e remodelação da calçada do entorno.

Restaurada, a Casa do Trem Bélico conta com uma exposição permanente de armaria em seu piso superior, com exemplares de materiais bélicos da Guerra do Paraguai e de Canudos, entre outras armas do período colonial. No pavimento térreo, o visitante pode conferir uma linha do tempo que conta a história do povoamento da Vila de Santos, com fotos, maquetes e diversos documentos históricos.