Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
 
 
02/02/2022
NOTÍCIAS
Taubaté: museus para todos os gostos
Taubaté, localizada no Vale do Paraíba, desempenhou um relevante papel na colonização do Brasil. Sua importância se deu durante o ciclo do ouro, época em que o pequeno município - ainda conhecido como Vila de Taubaté - serviu de núcleo irradiador do bandeirismo, de onde vários taubateanos partiram para Minas Gerais em busca de metais preciosos, fundando as cidades mineiras de São João del Rei, Ouro Preto e Itabira. 
 
Hoje, a tranquila cidade é um importante polo cultural, abrigando museus de diversos tipos. O mais famoso é o Museu Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, que preserva a casa onde o mais famoso escritor infanto-juvenil brasileiro viveu na infância. Através de objetos pessoais, conta um pouco do contexto que inspirou Monteiro Lobato a criar os personagens do Sítio do Picapau Amarelo.
 
Outro destaque é o Museu de História Natural, que conta a história da evolução desde a época dos dinossauros. Entre os diversos fósseis expostos, está a única ossada original da ave carnívora Paraphysornis Brasiliensis, de cerca de 2 metros de altura e quase 200 quilos, descoberta na bacia sedimentar de Taubaté. 
 
O viajante também não pode deixar de visitar o Museu Mazzaropi, que conta toda a trajetória de um dos personagens mais icônicos do cinema brasileiro por meio de fotos, documentos e filmes. Já o Museu da Imigração Italiana reúne diversos documentos e fotos das famílias que deram cara para o interior paulista. A história desses imigrantes também é contada no Museu da Agricultura, que abriga diversos equipamentos agrícolas da era de ouro do café.

 

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite