Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 24 de maio de 2025.
 
 
25/02/2022
NOTÍCIAS
Conheça a Região Turística Águas do Oeste

Paulicéia, Panorama, Adamantina, Lucélia, Salmourão e Osvaldo Cruz compõem a Região Turística Águas do Oeste

 



Banhadas por rios, córregos e lagos, as cidades da Região Turística Águas do Oeste são repletas de pesqueiros, cachoeiras, praias de água doce e belezas hídricas.

Logo na entrada de Paulicéia se lê a seguinte mensagem: “uma cidade que nasceu para a pesca”. O título não é à toa: Paulicéia, localizada às margens do Rio Paraná, organiza um torneio anual de pesca esportiva de Tucunaré - que costuma trazer turistas de cidades próximas e aquece a economia local. A competição acontece no Balneário Municipal, praia de água doce que conta com espaço com quadras poliesportivas, banheiros, quiosques, churrasqueiras, bebedouros e lanchonetes.

Panorama também se destaca pelas praias de água doce formadas pelo Rio Paraná. A mais famosa fica no Balneário Municipal, local com infraestrutura completa para piqueniques e atividades esportivas.

Conhecida como a “jóia da nova alta paulista”, Adamantina é muito visitada por amantes do ecoturismo. É repleta de córregos, como o da Cana Verde, com leito rochoso, pequenas corredeiras, saltos, bacias e uma mata ciliar preservada, com a presença de animais silvestres e pontos de pesca esportiva. Por lá também se encontra a “Nascente Modelo”, onde foram plantadas mais de 230 árvores nativas, com o objetivo de preservar a área e manter a qualidade do solo. Por fim, também vale a visitação ao córrego Tocantins, com seu leito de calcário, pequenas corredeiras, saltos e bacias, que tem como atração principal a beleza das formações simples de rendilhado, pequenas pias e marmitas esculpidas nas rochas pelas águas.

“Capital da Amizade”, Lucélia se destaca por ser o berço do chamado futebol médio (ou society), modalidade muito praticada em todos os cantos do Brasil. O município possui diversas belezas naturais, como o Salto Carlos Botelho, queda d’água de mais de 50 metros de extensão e áreas para banho. Pesqueiros também são abundantes aqui, entre eles o Santa Lúcia e Queiroz.

Localizada no espigão divisor dos rios Peixe e Aguapeí, Osvaldo Cruz – assim nomeada graças ao famoso cientista brasileiro – se destaca pela produção de mais da metade dos artigos de dança e balé presentes no mercado brasileiro. A cidade desponta pelos altos índices de alfabetização e por instituições de ensino como a Escola Técnica Estadual Amim Jundi. Completando a região de Águas do Oeste está o município de Salmourão, cujo principal atrativo é a corredeira do Canal do Inferno, com quedas d’água cercadas de fauna e flora da Mata Atlântica.


Lagoa Meca em Adamantina – Acervo digital Governo do Estado de São Paulo
 



Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite