Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 20 de abril de 2024.
 
 
09/03/2022
NOTÍCIAS
Segurança Pública e pesquisa de percepção turística marcaram a reunião do Conturesp
Na última terça-feira, 8, aconteceu de forma virtual, a reunião mensal do Conselho Estadual de Turismo (Conturesp). Segurança pública, transparência na cobrança do ECAD na hotelaria e a pesquisa científica de indicadores do turismo, realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), foram os principais temas. 
 
Representando a Secretaria de Segurança Púbica do Estado, a delegada Dra. Fernanda Herbella, chefe da Delegacia de Proteção ao Turista (Deatur), do aeroporto de Congonhas, compartilhou o resultado parcial de sua pesquisa científica, requisito para a finalização do Curso Superior de Polícia.  A delegada destacou o trabalho pioneiro do Estado de São Paulo no desenvolvimento, implantação e evolução do tratamento da polícia civil com o turista estrangeiro de São Paulo. 
 
“Desde 1990 a Polícia de São Paulo já pensava em tratar de forma diferenciada os seus turistas. Nenhum outro estado do Brasil tem a estrutura que a Polícia Civil do Estado de São Paulo tem em proteção ao turista. São seis delegacias especializadas localizadas no Mercado Municipal (Mercadão) nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Viracopos, e no Porto de Santos. São responsáveis pela segurança de grandes eventos como Fórmula 1, Carnaval, entre outros grandes eventos, além de campeonatos esportivos e clássicos de futebol que atraem turistas”, informa a delegada Herbella.
 
Na sequência, representantes da hotelaria solicitaram ao Conselho a elaboração de um documento assinado por todas as entidades que formam o Conturesp solicitando informações sobre os critérios e mais transparência na cobrança do ECAD - entidade responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos seus autores. 
 
Luciana Derze, consultora da InvestSP para o CIET/Setur-SP, trouxe o resultado da Pesquisa de Percepção do Turismo nos Municípios, que tem o objetivo de saber o que os moradores pensam sobre o turismo na sua cidade. Foram 14.366 respostas vindas de 287 cidades de todo o Estado, e os principais resultados mostram que 93,8% consideram total ou parcialmente que o turismo é bom para a cidade, 96,4% reconhecem total ou parcialmente a importância para a economia local, 92,3% concordam total ou parcialmente com a importância para os empregos, e 69,9% esperam receber mais turistas em qualquer época do ano. 
 
Rodrigo Ramos, coordenador de turismo estadual reforçou o convite para o Expo Visit São Paulo, que acontecerá dia 22, em parceria com o Convention Bureau de São Paulo. “Será o momento de mostrar algumas iniciativas que a Setur/SP está desenvolvendo como as Rotas Gastronômicas que estão sendo formatadas no estado, alinhado com o planejamento estratégico do programa 2030. Vamos apresentar as Regiões Turísticas e mostrar as vocações e produtos de cada uma. Serão 10 regiões”, disse o coordenador. 
 
Ramos citou o programa de capacitação SP Ecoaventura que, em parceria com o Sebrae SP, preza pela segurança do turista, e que até o final do mês finalizará os seminários nos últimos quatro polos de um total de oito, iniciados em 2021. Por último, destacou o fortalecimento das marcas das Regiões Turísticas e fez uma previsão de até o final do ano cinco terão o trabalho de desenvolvimento de uma marca turística regional realizado.

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite