Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
 
 
09/03/2022
REGIÕES TURÍSTICAS
Conheça a Região Turística Águas, Sabores e Saberes
 

Adolfo, Ibirá, Mendonça, Novo Horizonte, Sales e Ubarana compõem a Região Turística Águas, Sabores e Saberes
 

Cidade do noroeste paulista com 4.351 habitantes, Adolfo recebeu em 2019 a classificação como MIT (Município de Interesse Turístico) e está localizado na região de São José do Rio Preto, às margens do rio Tietê distante 476 km da capital. Destaque para um Monumento ao Tucunaré, que alguns chamam de Rei do Rio, erguido na entrada da cidade, já mostra a importância que o Turismo de Pesca tem neste destino. O Centro de Lazer do Trabalhador, que abriga a Praia Municipal de Adolfo, a Prainha, é um dos atrativos naturais mais visitados da região. O turista que chega ao local conta com uma infraestrutura composta por 52 quiosques, área de camping, oito chalés, sendo um com acessibilidade, banheiros, restaurantes, pista para caminhada e campo de futebol. Além das áreas para aluguel de chalés, Adolfo também possui locais próprios para os adeptos do camping (com capacidade para 200 barracas), além de opções de hospedagem em pousadas e hotéis. Há também o Jacarandá Náutico Clube, atrativo que conta com uma infraestrutura para barcos de pequeno, médio e grande porte. O turista desfruta de duas praias, marina, quiosques, sanitários, vestiários, área de embarcação, área de alimentação, restaurantes e estacionamento. O local é propicio para camping, pesca, esporte, mergulho e natação. Pelo Turismo Religioso, o visitante irá se encantar com a Igreja Matriz de São José. No interior do Templo religioso há belíssimos exemplares de vitrais coloridos que ornamentam a nave. Além das imagens sacras, outro destaque é para a torre dos sinos, composta por três peças em ferro fundido. Em Adolfo, há uma certeza: o turista pode visitar a cidade o ano todo. Há a Festa dos Santos, o Juninão, além dos tradicionais festejos de São Cristóvão (que recebe cerca de oito mil pessoas), do Peão de Boiadeiro (trazendo 15 mil pessoas), o Encontro Anual de Veleiros, a Festa de São José, a Expo Show, o Quarter Horse, que projetam o município no cenário turístico, além do Campeonato de Pesca Amadora que envolve tucunaré, corvina e tilápia. Vence quem capturar o maior peixe de cada modalidade.
 
Ibirá oferece um forte Turismo de Saúde. Localizada na região de São José do Rio Preto, distante 422 km da Capital, é uma das estâncias mais antigas do Estado de São Paulo. Obteve este título em dezembro de 1942 e hoje é muito destacada e visitada graças às suas fontes de águas medicinais e ao seu balneário. O município dispõe de um grande atrativo: o Parque das Termas de lbirá, composto de uma imensa área verde, com uma infraestrutura que atende muito bem aos visitantes. Possui cinco fontes, duas piscinas, saunas, duchas, banhos de imersão e massagens. Segundo especialistas, esta água possui poder cicatrizante, antioxidante, antialérgico e relaxante. Com uma população de 12 mil pessoas, vale dizer que este destino possui bom comércio, como na Praça 9 de Julho, ao lado da Igreja Matriz de São Sebastião, que conta com sorveterias tradicionais que oferecem opções artesanais em sabores como café com chocolate e frutas regionais da época. Mas a parte realmente turística está no distrito que abriga as termas da cidade. A qualidade das águas está associada à presença de vanádio, um mineral raro, em sua composição. Vale ressaltar que o Balneário Evaristo Mendes Seixas fica dentro das Termas de Ibirá, distrito distante cinco quilômetros de Ibirá. Além das águas minerais vanádicas, existem as alcalinas e bicarbonatadas, entre outras qualidades, distribuídas pelas fontes Ademar de Barros, Carlos Gomes, Jorrante, Sara-Cura e Seixas. Tem mais: as festividades também tomam conta de Ibirá durante o ano todo: Festa de São Sebastião, Padroeiro da cidade, em janeiro; Carnaval; Festa de São Benedito, em maio; Festa das Nações, no feriado de Corpus Christi; Festival de Teatro, nos meses de junho e julho; Jornada Esportiva, entre os meses de julho e agosto; Quermesse em louvor à Nossa Senhora Aparecida, em outubro; Festa do Peão de Boiadeiro e aniversário do município, em 12 de dezembro.
 
Em Mendonça o rio Tietê é um espelho d’água. Para o turista que busca sossego, diversão e belas paisagens em meio à fauna e flora, a cidade fica a 467 km de São Paulo, com seis mil habitantes, localizado no Noroeste de São Paulo. Bom saber que desde 2018, é um Município de Interesse Turístico – MIT, mesmo porque a natureza dessa região do Estado é muito generosa tanto para seus moradores assim como para seus visitantes. Destaque para a praia fluvial da Barra Mansa, mais conhecida como Prainha de Mendonça, no rio Tietê, que é considerada um equipamento turístico bem cuidado e tem capacidade para receber até cinco mil pessoas. Ali, o visitante vai encontrar três quilômetros de areia com infraestrutura de banheiros, salva-vidas, quiosques, espaço para futebol de praia, cais, piscinas com tobogã, lanchonete e área de camping. Além do Turismo Fluvial com a Prainha, os ranchos particulares que ficam ao longo da Estrada Municipal são condomínios residenciais com infraestrutura para o turismo de lazer e pesca, com parques à beira do rio e áreas de camping. A cidade também tem locais reservados, ao longo da Rodovia Vicinal Mendonça, para a prática de pesca de barranco, com estaleiro, dispondo de alugueis de barcos, com campings abertos em meio à mata. Vale a pena conferir que o Recinto de Exposições Ruy Barufi sedia a Festa do Peão de Mendonça (que ocorre em junho ou em dezembro, atraindo 10 mil pessoas), a Festa de Santos Reis (na segunda semana de janeiro e recebe cinco mil pessoas), a Cavalgada dos Amigos de Mendonça (em 1º de maio, percorrendo um trajeto de três quilômetros) e a Festa das Nações (em dezembro). A Procissão dos Barcos é um evento religioso que acontece no dia 12 de outubro, na Gruta dos Corimbatás, recebendo fieis e devotos de diversos lugares. E entre as atrações culturais de Mendonça, está o Campeonato de Canto de Canários do Reino, que acontece duas vezes por ano (maio e novembro), atraindo criadores da região e, neste torneio, ganha o canário que tiver o canto mais longo. Bom atrativo.
 
 
Para os turistas que praticam stand up paddle (o remo em pé sobre pranchas), que curtem caiaques e ainda assim apreciam estar em meio à natureza em pleno Rio Tietê, as belezas ecológicas de Novo Horizonte aguardam os mais aventureiros. Distante 414 km da Capital paulista, a cidade tem 38 mil habitantes e faz parte da Região Turística Águas, Sabores e Saberes. Sobre o rio que integra o interior de São Paulo, são mais de 40 km do Tietê ao longo do território de Novo Horizonte, graças à construção da Usina Hidrelétrica de Promissão. Suas obras civis se iniciaram em janeiro de 1966, e o primeiro gerador entrou em operação em julho de 1975. Dois anos depois, foi concluída. O Turismo de Água Doce faz parte deste destino e assim os turistas se surpreendem com a beleza da Praia do Vale Formoso, localizada no próprio Vale formoso, um distrito muito tradicional de Novo Horizonte. No local, o turista poderá encontrar um Clube Náutico, alugar quiosques, caiaques e pranchas de stand up paddle, além de curtir o dia com amigos e familiares. Um dos pontos mais visitados deste Município de Interesse Turístico é a Fonte Encantada, localizada na Praça Dr. Euclydes Cardoso Castilho, bem no centro, em frente à Igreja Matriz São José. Trata-se de mais um cartão postal novorizontino: em estilo clássico europeu, esta fonte foi construída em 1962. A imensa fonte de quatro andares, decorada com mosaico de azulejos, é um tradicional ponto de encontro local. Este destino também criou diversos projetos que são fatores importantes para impulsionar o turismo local. Alguns deles são: o Projeto Fé Na Estrada que tem como objetivo promover o resgate de um importante patrimônio cultural da cidade: as capelas rurais. O princípio é que elas sejam pontos turísticos e os visitantes tenham contato com a arquitetura, história, cultura e artesanato local. Já o Projeto NH Tietê Adventure consiste na realização de provas de aventura às margens do Rio Tietê, cujas edições começaram a ser realizadas desde 2014.


 
A fama das três prainhas de Sales já chegou bem longe, uma vez que elas são procuradas por turistas de várias procedências devido à boa qualidade não só das instalações como por suas belas paisagens. Localizada a 449 km de São Paulo, a cidade recebeu o selo de Município de Interesse Turístico (MIT) em maio de 2017 e é banhada pelos Rios Tietê e Cervinho, o que possibilita atrair adeptos da pesca, dos esportes náuticos ou aqueles que só querem descanso e lazer. A cidade tem 6.500 habitantes é um destino que integra a Região Turística Água, Sabores e Saberes, e a atividade de recepção aos visitantes na cidade está evidenciada no cuidado com suas prainhas de água doce. Elas são tratadas como verdadeiros tesouros. Cervinho é um córrego afluente do Rio Tietê, cruzado pela ponte que liga os dois lados da Av. Independência e se situa a oeste da Prainha, que fica a dois quilômetros do centro de Sales. Também conhecida como Prainha do Cervinho, o equipamento oferece ao visitante uma infraestrutura com lanchonete, churrasqueira, quiosques, área de camping arborizada e sanitários. O córrego, de oito quilômetros de extensão por 600 metros de largura, é apropriado para a prática de jet-ski. Com suas águas calmas e límpidas, facilmente são avistados no Cervinho pescadores em suas margens ou em botes, ou ainda em barracas de acampamento em trechos mais desertos. E haja pôr do sol para contemplar. Já a praia de Richelieu não é apenas um cardeal das histórias dos Três Mosqueteiros de Dumas, mas também uma praia de água doce e areias naturais às margens do Tietê. O local traz para o turista um grandioso centro de eventos com praça de alimentação, palco para shows e apresentações e lojas de conveniência. Nos dois alqueires de área da Prainha do Richelieu, os visitantes podem usufruir de 34 quiosques com churrasqueiras e pias, área de camping, estacionamento e um mirante. Esta prainha fica a 12 km do centro da cidade. Tem mais:  a Prainha do Torres é considerada pelos turistas como sendo um paraíso. São quase 24 mil m² de natureza pura às margens do Rio Tietê e se situa a 11 km do centro da cidade. O local dispõe de iluminação, água corrente, estrada asfaltada, 27 quiosques com churrasqueiras e pias, bar, restaurante, estacionamento, área de camping, minicampo, sanitários com acessibilidade e uma vista exuberante. Em tempo: um cemitério dentro de uma mata onde estão enterrados 115 corpos de índios e brancos que viveram no final do século XIX e início do século XX. Esse é o Cemitério dos Esquecidos, localizado dentro das matas às margens do Rio Cervinho e um dos principais pontos turísticos de Sales.
 
Cidade interiorana banhada pelas límpidas águas do Rio Tietê e composta por belas paisagens, Ubarana, da região de São José do Rio Preto, avançou na economia, em especial depois que se tornou MIT – Município de Interesse Turístico, em 2018.  O afluente do Tietê, o Rio Fartura, presenteia o município com sua principal atração, a Prainha Municipal de Ubarana, como é popularmente conhecido o Centro de Lazer Gentil Moreira que está localizado a quatro km do município. Milhares de pessoas buscam a prainha constantemente para a prática do lazer, seja pela pesca, banho, atividades náuticas, camping ou apenas descanso. É o Turismo de Água Doce que conquista seus visitantes. A Vila dos Pescadores, outro atrativo, é um local simples, mas de imensurável potencial. Banhada pelas águas do Tietê, privilegia e encanta os visitantes pela incrível vista do local, da ponte que corta o rio e das grandiosas embarcações que se utilizam da eclusagem da Hidrelétrica Mário Lopes Leão, para navegação. A gastronomia também está presente no local, com foco nas iguarias à base de peixes, além da oportunidade de passeio de barco por essas límpidas águas. Destaque para a Praça Central da cidade, na Av. Francisco Pinheiro, onde está localizada a Igreja Matriz que é a única igreja católica deste MIT. Tem aspecto arquitetônico simples e peculiar, muito condizente com as características do município. Usualmente utiliza-se a praça da Matriz para realização de eventos comemorativos e de cunho cultural, como Aniversário da Cidade, Encontro de Santos Reis e de Fanfarras, Carnaval, entre outros. Uma bela fonte contribui para o embelezamento da praça que é um dos principais cartões postais de Ubarana. Destaque para a Feira Noturna de Ubarana, cuja diversidade de produtos é imensa: frutas, legumes, pizzas, pastel, souvenirs, doces, roupas, artigos eletrônicos, entre outros. Além de ser uma ótima oportunidade para fazer compras, a feira proporciona aos visitantes e munícipes entretenimento que agrada a todas as idades, como brinquedos, pula-pula, e até show ao vivo de música sertaneja. Está localizada na Av. Francisco Pinheiro, em frente à Praça da Matriz de Ubarana.
  
Na região banhada por rios e águas terapêuticas é possível pescar, praticar esportes, relaxar e até mesmo tratar de enfermidades diversas.


Estância Turística

Ibirá

Municípios de Interesse Turístico – MIT

Adolfo 
Mendonça
Sales
Ubarana

Ações e Programas
 




 


Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite