Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
 
 
09/03/2022
REGIÕES TURÍSTICAS
Conheça a Região Turística Caminhos do Tietê

 
No centro do estado, a Região Turística Caminhos do Tietê engloba Arealva, Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Borborema, Dois Córregos, Iacanga, Ibitinga, Igaraçu do Tietê, Itapuí, Jaú e Mineiros do Tietê



 




A praia municipal de Arealva, conhecida como a Praia de Água Doce Prefeito José Ruiz, foi construída no final de 1974, às margens do Rio Tietê, revitalizada e com belas paisagens naturais. Considerada o principal atrativo turístico de lazer para os dias quentes, é um recurso que envolve além de áreas arborizadas e belezas naturais, serviços e instalações de lazer, hospedagem, alimentação, bebidas, e ainda, mirante para contemplação, 25 quiosques com churrasqueiras, pia, pontos de luz, estacionamento, duchas, estaleiros para pesca, píer para banhistas e pesca, rampa para embarque e desembarque de embarcações, sanitários, área para camping, entre outros. Distante dois km da cidade, na rodovia Vicinal Rodrigo Candioto Pereira (Yuri). As principais atividades econômicas do município são baseadas na agricultura, às margens do Rio Tietê e seus Ribeirões Afluentes:  pecuária (corte e leite), o plantel bovino, há gado de origem européia na região com os quais são feitos cruzamentos industriais de excelente qualidade, e destaque para o crescimento da atividade de avicultura e produção têxtil. Pontua-se que na área rural encontram-se os principais atrativos turísticos, com opções de turismo equestre, pesca, áreas de camping, lazer e diversão às margens de um Ribeirão (cachoeiras) com natureza preservada, gastronomia e oficinas de artesanato. Também é possível vivenciar a rotina típica do sítio com visita ao orquidário Bom Senhor. Assim para o Lazer no Município, além da Praia de Água Doce, há Cachoeiras, Pesqueiros, Praças Municipais (local de encontro familiar e amigos), Centro de lazer Municipal “Octávio Loge" (Bosque), Clube de Convivência da Melhor Idade, Chacra Du Tadeu (shows, eventos), Estádio Municipal "João Nicolau Nicolielo", Quadras Municipais, Pista de Skate e Campo de Cancha.

Bariri é uma cidade acolhedora do Estado de São Paulo que está localizada em pleno Planalto Central Paulista. A cidade tem duas potencialidades muito fortes do segmento do turismo: o Turismo Natural (Ecoturismo, Cicloturismo, Turismo Naútico e Agronegócio) e o Turismo Cultural. O turismo natural se destaca pela existência de matas naturais, onde se pratica o esporte de aventura como o cicloturismo e o turismo náutico com as atividades de lazer no Rio Tietê e Rio Jacaré Pepira. Além de trilhas pelas matas onde surgiram várias lendas e causos que enriquecem o imaginário da cultura nativa e ilustram a literatura popular. Vale uma visita à Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores que fortalece o Turismo Religioso local. Bom conhecer a história extraordinária dos três expedicionários que partiram do Rio de Janeiro com destino a Nova York que rompeu fronteiras e inspirou escritores a narrar a viagem ocorrida entre 1928 e 1938. Os aventureiros brasileiros, dois paulistas (um de Bariri e o outro de Descalvado) e um catarinense (de Florianópolis), mapearam a Estrada Pan-americana, passaram pelas três Américas e, ao final da jornada, foram recebidos na Casa Branca pelo Presidente Franklin Delano Roosevelt e pelo empresário Henry Ford. No Brasil, foram recebidos pelo Presidente Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, entre outras personalidades influentes da época. Mais de 80 anos após Mário Fava, Leônidas Borges de Oliveira e Francisco Lopes da Cruz percorrerem 27.631km, um grupo de amigos se reuniu para realizar um novo sonho, fundar o museu que leva o nome do intrépido mecânico baririense que integrou a Carretera Pan-Americana. Em prédio histórico, fincado na rua Tiradentes, no Centro de Bariri, que já foi sede da Sociedade Italiana de Beneficência, os visitantes podem conhecer o Museu Mário Fava.

Barra Bonita detém um bom cenário com muito verde, atrativos históricos, naturais e comerciais, diversidade na hospedagem e na gastronomia, qualidade de artesanato e o principal: passeios em barcos turísticos para até 600 pessoas. Este lazer é o mais procurado pelos turistas que, em modernas, confortáveis e seguras embarcações, viajam por um rio Tietê límpido, navegável e que possui variadas espécies de peixes. Aqui o turista irá fazer a eclusagem, uma grande obra de engenharia hidráulica que fica junto da Usina Hidroelétrica de Barra Bonita. Trata-se da atração mais divulgada e conhecida da cidade, atraindo em média 15 mil turistas ao mês. Para transpor o desvio das barragens, as embarcações fazem a eclusagem que, em média, dura 12 minutos para subir e 12 minutos para descer. Vale dizer que as atrações turísticas deste destino, que é estância turística desde setembro de 1979, são inúmeras, mas quem visita a cidade não pode deixar de conhecer o Memorial do Tietê. Mantido com o Apoio do Departamento Hidroviário, da Marinha do Brasil, e da Prefeitura local, o Memorial conta com um rico acervo composto por painéis, maquetes, equipamentos náuticos, livros, videoteca e fotos para pesquisas, recebendo cerca de 30 mil estudantes por ano. E como em todo município do interior, o Turismo Religioso é sempre presente. Aqui, o destaque fica com a Igreja Matriz São José, bem no centro da praça principal e que lhe dá nome. Sua construção de linhas góticas é valorizada por ricos altares e vitrais doados pelas famílias de Barra Bonita. Outra atração do município é a Ponte Campos Salles, ou Ponte dos Arcos, que liga Barra Bonita a Igaraçu do Tietê. Trata-se do cartão de visitas e é o maior patrimônio da cidade. E para as compras nada melhor que uma Praça de Artesanato, localizada na Avenida Pedro Ometto (orla turística). É um dos locais mais visitados pelos turistas e o local abriga diversos quiosques de artesanato regionais, tais como cerâmicas, objetos em madeira, de tecelagem, peças de decoração e presentes.

O município de Bocaina destaca-se pelas tradições, mantendo suas características arquitetônicas através de casarões dos áureos tempos do café, alguns até do século 19, preservando seu centro histórico que sempre é um convite à visitação. Além das tradições, a arte está presente em Bocaina, a exemplo da igreja Matriz de São João Batista, depositária de 13 telas sacras do pintor Benedito Calixto de Jesus. Natural de Itanhaém, Calixto pintou as telas de Bocaina em 1924 e 1925, e consta que foram seus últimos trabalhos. A arte continua. Todo dia primeiro de maio, Dia do Trabalho, acontece a "Alvorada", tradição de mais de 100 anos, trazida pelos colonos italianos. Vários músicos se reúnem e a Banda Carlos Gomes (criada pelo maestro Túlio Ghiselli) sai pelas ruas da cidade, de manhã bem cedo, acordando os munícipes, ao som de tradicionais cantigas, como o Hino do Trabalhador, de origem italiana, marchinhas, dobrados. Algumas famílias oferecem café da manhã à banda e seus seguidores, no decorrer do trajeto, que hoje é feito de ônibus, devido ao crescimento da cidade. Conta a história que nas proximidades do rio Jacaré Pepira, até hoje um dos mais limpos do Estado, junto a um boqueirão no meio da mata, foi fundada pelo Capitão Bento Bernardes Rangel e Luiz Valladão de Freitas, a povoação de Arraial de São João, mais tarde chamada São João da Bocaina. O nome decorreu da devoção ao santo das festas juninas, época em que se deu a fundação e, Bocaina, em virtude do grotão ou boqueirão junto ao qual foi instalado o povoado. Em 11 de julho de 1891, transformou-se em município que passou a denominar-se simplesmente Bocaina em novembro de 1938.

Com diversidade de recursos naturais e culturais, Borborema já é consolidado como Turismo de Sol e Praia, Turismo de Pesca, Turismo Rural, de Eventos e Ecoturismo. O município possui mais de 30 quilômetros de margem do rio Tietê, com praias, rios afluentes com corredeiras, natureza preservada e um povo muito hospitaleiro. Tem seu desenvolvimento econômico também ligado à agricultura e a indústria de bordado, que atraem pessoas de diversos estados do sul, sudeste e centro-oeste.

A cidade se autodenominou “Território dos Enxovais e Bordados” devido às mais de 50 lojas e fábricas do gênero, atendendo a diversos turistas, lojistas e sacoleiros de todo o Estado de São Paulo e também do Brasil. Vale a pena visitar a Praia José da Silva Correia, mais conhecida como a Prainha do Juqueta. Porto Nicolau foi o primeiro nome dado à praia, naquela época, era um Porto de pescadores. Em 1974 o Rio Tiête foi represado provocando muitas mudanças, áreas foram alagadas, moradias foram submersas. E a partir novembro de 1996, passou a ser chamada Praia José Silva Correia (Juqueta). Hoje ela é uma praia de exuberante paisagem natural, com disponibilidade de aluguel de quiosques, área para camping e lazer para toda a família, como a Pesca e Pesca Esportiva, passeios náuticos, áreas verdes, recreação e restaurante com shows ao vivo e variados eventos. Pelo Turismo Religioso, há a Igreja (Santuário) de Nossa Senhora Aparecida que se destaca por suas pinturas artísticas em grafite, sendo a única igreja da diocese a utilizar essa técnica. Também se destaca por suas peças históricas que pertencem à antiga Matriz de Borborema, e por réplicas de objetos em estilo barroco. E o Caminho Caipira – Agroecoturismo é uma boa pedida com pousada, camping, trilhas, gastronomia (gostosa comida caipira feita no fogão à lenha), cultura popular e sustentabilidade.

Conhecida por sua denominação de Capital Nacional da Macadâmia e, por seus dotes artísticos, também Capital Nacional da Poesia, Dois Córregos é um destino que dispõe de atrações para todos os gostos, beneficiado pelo caudaloso rio Tietê. A geografia da região ajuda muito. Além de parques aquáticos com piscinas e toboáguas para toda a família, no entorno da cidade há 20 cachoeiras, praias de água doce e belas paisagens para o visitante que pratica esportes de aventura, turismo rural com ciclismo rural e ecoturismo. Tem mais: o Festival de Poesia de Dois Córregos é referência no Estado, por sua vez, o rico artesanato local, muito procurado, é originário das tribos indígenas que habitavam a região. Como referência de preservação, o município tem mais de 40 casarões e casa antigas do final do século 19 e primeira metade do século 20. Muitos destes imóveis são decorrentes da fase áurea da produção cafeeira local. E um interessante passeio é pelo Museu Histórico e Ferroviário José Leopoldo Barros Nogueira, com acervo muito rico para pesquisadores. É uma réplica da estação de Marselha na França, destruída na 2a Guerra Mundial. O Turismo Gastronômico também é destaque neste município. Além da chuleta, do sorvete artesanal e da goiabada cascão que são típicos da culinária local, a macadâmia é a estrela local. Trata-se de uma variedade de noz originária da Austrália, sendo que a cidade é uma das três maiores produtoras do Brasil (35% do total) e a maior do Estado de São Paulo e a guloseima mais vendida é o Sorvete de Macadâmia Caramelizada. Desde 2013, acontece a Festa da Macadâmia, com três dias de shows, palestras e concursos de gastronomia, no segundo semestre do ano e com entrada gratuita. Curiosidade: em 1999 foi realizado o longa-metragem “Dois Córregos”, tendo a cidade como cenário e dirigido por Carlos Reichenbach, com Beth Goulart e Carlos Alberto Riccelli no elenco. Música de Ivan Lins.

Conhecida entre os anos 70 e 80 por abrigar um evento musical chamado Festival de Águas Claras, Iacanga  chegou a levar, na época,  mais de 30 mil pessoas à Fazenda Santa Virgínia e tinha como inspiração o festival de Woodstock, que aconteceu poucos antes, em 1969, nos Estados Unidos. Este destino, cortado pelo rio Tietê, oferece aos visitantes cenários de rara beleza, acompanhados por um clima muito agradável, o que propicia passeios, cicloturismo, a prática de esportes náuticos e pesca esportiva. Há, em setembro, o Festival da Pesca, que todo ano atrai mais de cinco mil pessoas e um número cada vez maior de pescadores, o que repercute positivamente na cidade e na região. Já entre os festejos tradicionais e religiosos de Iacanga, que ajudam a preservar o modo de vida interiorano, está a Festa de Peão de Boiadeiro, com tradição de mais de quatro décadas e que ocorre sempre em abril, o mesmo mês do aniversário da cidade. As montarias nos rodeios são tradicionalmente em touros. O evento chama a atenção pela estrutura, contando com um recinto próprio para rodeio, com capacidade para 20 mil espectadores. Tudo para os peões segurarem o coração dos turistas. Outra grande atração local: Aquário Municipal com cerca de 250 metros quadrados e é formado por um corredor de aproximadamente três metros de largura, tendo nas duas laterais uma série de aquários com peixes típicos do rio Tietê. Estão lá exemplares de tucunaré, piapara, tambacu, traíra, acará, pintado, pacu, lambari, piranha, jaú, tambaqui, cascudo e outras espécies. Por sua vez, o primeiro festejo religioso do município aconteceu em 1905, para angariar fundos para a construção da capela de São João Batista. E em 1909, até então distrito do Município de Pederneiras passou a se chamar Iacanga. No tupi guarani, esse nome significa “olho d’água”.

Conhecida com a Capital Nacional do Bordado, Ibitinga está localizada bem no centro geográfico do estado de São Paulo. Bom ressaltar que os bordados e enxovais não foram os únicos elementos que contribuíram para a cidade ficar famosa, recebendo milhares de turistas durante todo o ano.  A cidade abriga um verdadeiro santuário ecológico, o Pantaninho, único a ter as características do Pantanal mato-grossense, mas em menor proporção. Como os recursos naturais são abundantes neste destino, Ibitinga é banhada pelos rios Tietê, Jacaré-Pepira, Jacaré-Guaçu, São Lourenço, São João e Ribeirão dos Porcos. Assim, o município se destaca também em seu sistema fluvial. O rio Tietê conserva suas águas despoluídas e abriga a Usina Hidrelétrica de Ibitinga que, através do canal da eclusa, integra a importante Hidrovia Tietê-Paraná. O Gasoduto Brasil-Bolívia também passa pelo município e o melhor, o Jacaré-Pepira detém o título do rio mais limpo e preservado do nosso Estado. Nele está localizado o Pantaninho, que possui uma mata ciliar exuberante e abriga uma quantidade enorme de animais e peixes. Neste local podem ser avistados lobos-guará, tuiús, biguás, entre outros e muito apreciado pelos pescadores. Neste município o turismo é diverso, e assim, o visitante atraído pelos bordados pode visitar as lojas de fábrica, do Centro Comercial e a Feirinha de Artesanato com aproximadamente 600 barracas (somente aos sábados). O principal evento é a Feira do Bordado, que acontece no mês de julho, reunindo 130 expositores, sendo que 60 são de empresas só de bordados. Instalada em uma área de aproximadamente 14 mil metros quadrados, a Feira apresenta a produção da indústria têxtil da cidade durante 11 dias seguidos e atrai milhares de turistas ao município.

Grande parte dos atrativos de Igaraçu do Tietê estão unidos às águas do rio Tietê, proporcionando um turismo fluvial de boa qualidade com esportes náuticos, passeios de barco, ou apenas mergulhos em suas águas. Com largura média de 145 m, o Tietê na sua margem esquerda é navegável em torno de 20 km dentro do município, propiciando, além dos esportes, a pesca e a navegação com a utilização de uma Eclusa. Este destino privilegiado em belezas naturais também é atravessado pelo Córrego Monjolinho, que se encontra despoluído e canalizado parcialmente em alguns trechos. Atrativo bastante procurado é a praia Maria Do Carmo De Abreu Sodré, situada à Jusante da Eclusa de navegação, com formação natural pelas águas espraiadas do rio Tietê, sendo a única praia fluvial da região. A infraestrutura é ponto positivo para seus visitantes, pois tem estacionamento para carros e ônibus, além de contar com campos de futebol, quadras poliesportivas, atracadouro para embarcações, vestiários públicos e quiosques para gastronomia. O Turismo Religioso é forte neste município envolvendo também as igrejas de Nossa Senhora do Carmo e de São Benedito. E próxima à praia há a Gruta Nossa Senhora de Lourdes com queda d'água que fica nas proximidades de uma cachoeira localizada no centro de um paredão de  seis metros de altura cercado por árvores e  flores. Sempre em 11 de fevereiro, dia dedicado à “Santa da Gruta” (Nossa Senhora de Lourdes), é feriado municipal em Igaracu, que recebe inúmeros fiéis e turistas que visitam o local. Os igaraçuenses sentem-se orgulhosos ao mostrar para os visitantes a Ponte Campos Salles, também conhecida como a Ponte dos Arcos. Sua estrutura inteiramente metálica foi encomendada pelo então presidente da República Campos Salles, importada da Alemanha, montada em Barra Bonita e inaugurada no dia cinco de março de 1915. Hoje, une Barra Bonita a Igaraçu do Tietê.

O visitante que chega em Itapuí encontra a natureza em estado bruto, muita água e uma beleza com enorme potencial para atrair pessoas para fins de semana com a família ou em grupos. Não é à toa que Itapuí (que em tupi-guarani significa “água do barulho da pedra”) é chamada de “Cidade Mar Azul”, pois o rio Tietê, que a banha, faz encher os olhos numa imensidão de céu e água, a perder de vista. Graças a uma represa criada no rio Tietê nos anos 1960, deu-se início à Prainha de Itapuí, que se tornou um dos mais tradicionais pontos turísticos da região e o maior patrimônio natural da cidade. Desde os anos 1980, o local tem sido foi utilizado para a prática de esportes, pesca amadora, piquenique, banhos de rio, conta com parque de diversões para as crianças e 25 quiosques que oferecem comida e bebida. A paisagem junto ao pôr do sol chama muito a atenção de turistas e moradores, sendo uma opção para quem não quiser se deslocar até o litoral. Suas lanchonetes funcionam à noite de segunda a sexta e o dia todo nos finais de semana. A Prainha tem sinalização e possui 250 metros de píer para barcos e pescaria. Há uma ciclovia que liga o local ao centro da cidade. Itapuí cresceu em razão de abrigar um polo moveleiro e seu parque industrial também é formado por empresas de engenharia de precisão, do atacado de papelaria e da avicultura, daí a cidade ser também conhecida como a “Capital Nacional do Frango”. Hoje, o turismo faz parte da economia de Itapuí e caminha a passos largos. Esta cidade recebe perto de 10,8 mil visitantes por ano na baixa temporada e cerca de 30 mil pessoas na alta com importante atrativo, a balsa que liga Itapuí com Boracéia, e atravessa o Tietê com entrada gratuita. Os turistas que chegam a Itapuí encontram boa infraestrutura com hotelaria, restaurantes e lanchonetes. Vale a pena também visitar o belo jardim com plantas ornamentais da Praça da Matriz de Santo Antônio, Padroeiro da cidade, um de seus cartões postais.

O município de Jaú possui uma boa estrutura de turismo, com destaque para os negócios com a indústria de calçados e, para a saúde, uma vez que é referência no tratamento oncológico. Conhecida como a capital do Calçado Feminino, a cidade é um grande centro para compra de sapatos no Estado de São Paulo. O destino conta com dois shoppings apenas de calçados, vindos direto da fábrica, com mais de 200 lojas a preços acessíveis para o consumidor comprar a varejo ou mesmo a atacado e recebe mais de 50 mil turistas por ano. Outro setor em destaque é o da saúde que abriga um dos maiores e mais modernos centros de oncologia, chegando a receber, diariamente, mais de 5.000 pessoas que buscam diversas modalidades clínicas, bem como profissionais de excelência. É considerada referência nacional em Instituição de Ensino e Pesquisa na prevenção e tratamento oncológico. O Turismo Religioso faz parte da vida desta cidade, uma vez que o visitante pode fazer o passeio de Frei Galvão para visitar o local em que o santo fez o milagre da bilocação. Santo Antônio de Sant'Ana Galvão é o primeiro santo brasileiro e já esteve em Jaú, às margens do Rio Tietê, onde realizou o milagre da bilocação – estar em dois locais ao mesmo tempo. Também bem visitada é a Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, com arquitetura eclética e predominância neogótica. Há a promoção de passeio de, aproximadamente, duas horas, no qual é contada a história de Jaú através da Igreja e suas peculiaridades. São mostrados os aspectos da construção, como ladrilho hidráulico, sinos, arquitetura e vitrais. Bom ressaltar que Jaú também dispõe do Museu Municipal criado em agosto de 1975, que abriga um acervo riquíssimo relacionado tanto ao município como à região. Trata-se de um museu eclético com objetos relacionados à cidade, possuindo exposições de longa duração, curta duração e uma área destinada a exposições itinerantes.

Era nos tempos do Imperador, e o casarão de 1.200 metros quadrados de área construída e 22 cômodos, na então Fazenda Banharão, pertencente a José Emídio de Almeida Cardia, foi palco de uma visita sem precedentes. De passagem pela região onde hoje se encontra Mineiros do Tietê, o imperador Dom Pedro II e a imperatriz Tereza Cristina percorriam toda a Rota dos Bandeirantes e também aproveitaram para inaugurar a estrada de ferro na localidade. Para a vinda do casal imperial, o fazendeiro preparou o imóvel durante seis longos anos para que tudo ficasse de acordo com as exigências do monarca. Segundo relatos da época, foram feitos afrescos nas paredes de toda a casa por pintores portugueses. Essa história (literalmente) real é contada sobre a portentosa Fazenda Imperial, um dos mais importantes atrativos de Mineiros do Tietê. Este destino turístico tem paisagens de tirar o fôlego. O Salto D. Pedro II, com cerca de dez metros de altura, é o mais importante do município e se localiza em meio à mata, no ribeirão São João, numa área urbana hoje denominada Parque Ecológico. Já a Represa do Rio Tietê é formada pela hidroelétrica (e pela eclusa) de Barra Bonita, que foi construída entre o fim dos anos 1950 e o início dos anos 1960. O represamento do Tietê na altura da cidade vizinha, forma um grande lago que atinge aproximadamente sete quilômetros de largura. Esse atrativo está localizado na área rural de Mineiros do Tietê, a uns 15 km do centro da cidade. Nesse local, o “Vale Verde”, o turista aproveita o cenário para pescar, fazer camping, esportes náuticos com muito lazer na Prainha. Todos os anos, desde 1904, sempre em junho, é realizada a Festa em Louvor a Santo Antônio, o padroeiro da cidade, sendo esse o evento local mais antigo e importante. Nas honras a Santo Antônio de Pádua (nascido em Lisboa) o turista encontra comidas típicas, leilão de gado, queimas de fogos e danças de quadrilhas, atraindo mais de dez mil visitantes nos quatro finais de semana do evento, que termina com a tradicional competição do pau de sebo.


Estâncias Turísticas

Barra Bonita
Ibitinga

Municípios de Interesse Turístico

Bocaina 
Dois Córregos 
Iacanga
Igaraçu do Tietê
Itapuí
Jaú
Mineiros do Tietê



Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite