Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.
 
 
09/03/2022
REGIÕES TURÍSTICAS
Conheça a Região Turística Circuito das Nações
 
Assis, Bastos, Florínea, Lucélia, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Tarumã e Tupã  compõem a Região Turística do Circuito das Nações 





Capital do Paranapanema e Cidade Fraternal, Assis tornou-se um importante eixo ferroviário, contando com uma das maiores oficinas de trens do Brasil. Ficou conhecida como "A Princesinha da Sorocabana". Bom saber que a Secretaria de Cultura, na antiga Estação Ferroviária, totalmente revitalizada, também dispõe de um arquivo que conta a história da chegada da estrada de ferro na cidade. Este destino atua como sede da "Região de Governo do Estado e do Consórcio Intermunicipal Vale do Paranapanema" (CIVAP), que engloba outros 20 municípios, somando cerca de 400 mil habitantes. E a atividade turística tem a sua vez começando pelo Museu de História da Arte de Assis, a “Casa de Taipa”, primeira casa construída na cidade em meados dos anos 1914/1915. Hoje o local é utilizado para abrigar peças e objetos que reconstituem o modo de vida das famílias no início da fundação do município. Entrada gratuita. Quando o tema é Turismo Religioso, destaque para a Catedral Diocesana de Assis, pois o passar pelo centro é impossível não perceber a Catedral do Sagrado Coração de Jesus. Sua exuberância na arquitetura atrai a todos que possuem interesse por religiosidade e história. Em tempo: a Capela do Sagrado Coração de Jesus, de São Francisco de Assis e da Obra-Pía do Pão de Santo Antônio. Imediatamente foi fundada a capela do patrimônio, de pau-a-pique e coberta de sapé. Situava-se no declive da atual Catedral. Em torno da capela foram surgindo rapidamente outros casebres e fundado o povoado de Assis. Bom observar que há também muita agitação em Assis, a começar pelo Parque Buracão, aberto todos os dias, que dispõe de vários equipamentos, como playground, pista para caminhada, academia ao ar livre, orquidário, jardim sensorial, Museu de Arte Primitiva (MAPA), quadras para esportes, entre outras opções de diversão. Anexo ao Parque Buracão está instalado o Parque da Juventude, com passeios fantásticos e muita adrenalina, com funcionamento sábados e domingos e feriados. No local há pistas de Mountain Bike, BMX, trilhas, skibunda, além da famosa tirolesa. Pela cultura de Assis, o Teatro Municipal “Padre Enzo Ticinelli” é um exemplo. Foi inaugurado em 25 de abril de 1992 com a apresentação do espetáculo “Quadrante”, peça representada pelo ator e autor Paulo Autran. Administrado pela Secretaria Municipal de Cultura, o Teatro dispõe, hoje, de 440 lugares. Seu palco e caixa cênica são de qualidade excepcional, com resultados acústicos que surpreendem técnicos e especialistas. O prédio anexo ao Teatro dispõe de salas de aulas de ballet e música onde são atendidos mais de 1.000 alunos por ano.

O nome do município originou-se da Fazenda Bastos, E foi nessas mesmas terras que ocorreu a fundação de Bastos em 1928, por Senjiro Hatanaka, enviado pelo governo japonês para procurar terras para receber as levas de imigrantes japoneses. Após ciclos de culturas como o café, algodão, sericicultura, a partir de 1957, o município descobriu sua vocação econômica: a avicultura de postura. Este destino o maior plantel de galinhas de postura do país sendo assim, o município com a maior produção de ovos do Brasil, por isso a autointitulação de "Capital do Ovo". Também é o município brasileiro sede da Festa do Ovo. Tal festival reúne não só uma exposição com inovações e produtos utilizados no setor aviário, como também shows e entretenimento em geral para a população local e região. Já o Museu Histórico Regional Saburo Yamanaka é um dos mais importantes museus de acervos culturais da imigração japonesa do Brasil. Sendo referência nacional para quem quer conhecer sobre a história da Imigração. Fundado em 1975, recebeu o nome do saudoso pioneiro bastense Saburo Yamanaka. Ele foi um dos idealizadores e uma das figuras atuantes na estruturação e organização dos materiais a serem expostos no Museu. Destaque para a cachoeira do Bairro Cascata que está localizada em uma área rural do município. Sua queda é pequena e bonita e o rio proporciona local para banho e lazer junto à família e amigos. Bom saber que a sericicultura foi a primeira fonte de renda que os imigrantes encontraram quando chegaram à cidade. A maneira curiosa como a produção ocorre e a dificuldade de se encontrar este tipo de atividade, tornam a sericicultura de Bastos um atrativo. O município possui a maior fiação de seda da América Latina, a Fiação de seda Bratac que hoje exporta o melhor fio de seda do mundo para o mundo. Pelo esporte, o Ginásio Edison Motoharu Yoshikawa, inaugurado em 1990, sede da Associação de Judô de Bastos, é o 1º maior Centro de Treinamento do Interior do Brasil, instalado em área de 20.000 m2 e com 3.000m2 de construção. Bastos é referência no calendário de competições oficiais. Dois de seus principais eventos são os Treinamento de Verão e de Inverno e o Torneio da Festa do Ovo (Julho), que atraem anualmente centenas de judocas de todo o Brasil, que buscam o aprimoramento técnico.
 
Agraciada pela natureza, Florínea é banhada pelas águas do Rio Paranapanema, o qual exerce grande influência econômica, cultural e social neste lugar. Servindo-se da beleza natural da vegetação, somada ao rio, a cidade possui o Tucuna Pesca e Lazer localizado na Rodovia do Trigo, um local de fácil acesso, com vias asfaltadas e sinalização ao longo do caminho. O Tucuna oferece aos visitantes, área de banho, passeio com pedalinhos, pesca para consumo, pesca esportiva e uma ampla praça de alimentação. Destaque para Túmulo do Pracinha Florinense Laércio de Oliveira que serviu na 2ª Guerra Mundial na Itália. Trata-se do reconhecimento do povo de Florínea por sua luta e doação a causa da liberdade e democracia. Quando cultura e religião se mesclam em Corpus Christi, o município torna-se mais conhecido pelos tapetes tradicionais que colorem as ruas locais com serragem colorida, pó de café, cal, sal grosso e flores. A tradição de enfeitar as ruas para a passagem do Santíssimo Sacramento se repete em Florínea durante o Corpus Christi. A celebração que colore as ruas das cidades, e veio para o Brasil com os imigrantes portugueses no período colonial, é mais uma opção no calendário do turismo religioso do município. Desde o ano de 2017, a festa católica da Paróquia São José de Florínea faz parte do Calendário de Eventos da Cidade, destacando o Turismo religioso como um dos segmentos prioritários para colocar a cidade no mapa turístico estadual. A festa em louvor a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, sempre é comemorada na Capela da Água do Barbado. O evento começa com uma cavalgada com saída de Florínea para a Capela do bairro rural Água do Barbado. Chegando a cavalgada é feita uma benção de todos os cavaleiros e depois uma missa. Finalizando as celebrações é servido um suculento almoço e logo após o tradicional leilão.
 
Lucélia está localizada no Oeste do estado, numa região que conta com rios importantes como o Rio Paraná, cachoeiras e outras belezas naturais, e pode-se acrescentar também os atrativos culturais da região, sendo estas festas religiosas, museus, e as tradições da própria comunidade local. Assim o desenvolvimento do Turismo na região e também para o município de Lucélia é visível o que possibilita um aumento no fluxo de visitantes do próprio município e das cidades vizinhas que podem atuar como suporte, contribuindo para o desenvolvimento da economia local. Exemplo deste cenário é o Salto Carlos Botelho localizado no rio Aguapeí, no perímetro rural da cidade. É o principal atrativo local, possui mais de 50 metros de extensão e cinco metros de altura, que atrai visitantes de diversas localidades devido a sua grande beleza cênica e seu alto potencial para prática de diversas atividades de recreação. Além de ser muito utilizado para a atividade de pesca. Está sendo desenvolvido, pelo Comtur e Diretoria de Meio Ambiente, um projeto para criação de um parque ecológico no local. Explorando o Turismo de Aventura, Gastronômico, de Pesca Esportiva, Ecoturismo, Lazer e Entretenimento. Já o Pesqueiro Queiroz, localizado no perímetro rural do município, possui ampla área arborizada, conta com três tanques de peixe para prática da pesca e um restaurante que comporta grande número de visitantes. Também é utilizado para realização de eventos e confraternizações de famílias e empresas da cidade e região. Já a Escola Estadual José Firpo dispõe de um acervo arqueológico com peças de fósseis de animais pré-históricos encontrados em expedições feitas pelos integrantes do grupo, nas cidades da região de Lucélia. A escola possui uma sala repleta de fósseis e outros objetos frutos de escavação e pesquisa do Grupo de Ciências Luckesi. Lucélia se destaca como pioneira mundial na produção de açúcar orgânico. A empresa Planeta Verde foi criada em 1987 com a construção de uma usina para a fabricação de açúcar mascavo orgânico, que até os dias atuais é uma das únicas empresas brasileiras a fabricar este tipo de produto, e com isso atrai muitos visitantes para conhecer sua propriedade e o produto comercializado. E cerca de 90% de sua produção é exportada para os continentes asiático e europeu.
 
 
Paraguaçu Paulista é conhecida como “Cidade das Águas”, o que faz sentido, porque o significado do seu nome, Paraguaçu, quer dizer "Para" (água) "Guaçu" (grande), na língua tupi-guarani, fazendo jus à abundância de águas em todo o município. Ainda tem mais um nome, “Princesinha da Alta Sorocabana”, e vem se firmando no setor desde 1997, quando recebeu o título de estância e desde então aperfeiçoando seus atrativos turísticos envolvendo cultura, natureza e lazer. Muito além do que representa seu nome, as águas estão em várias partes deste destino turístico. Destaque para a água quente jorrando de uma fonte natural rica em flúor, enquanto isso, os rios Água das Mortes e Cachoeira se juntam para criar o maior lago da região, o Grande Lago do Parque Aquático "Prefeito Benedicto Benício", formando uma praia pública com areias brancas, palco de inúmeras opções de lazer e esporte. O local possui um espelho d´água de 70 alqueires excelente para jet sky, embarcações, canoagem entre outros. Com 20 quiosques preparados para boa gastronomia, tem espaço para eventos e o privilégio de um espetacular pôr do sol. Muitos turistas chegam a esta cidade também para conhecer Thermas de Paraguaçu, que surgiu com o aproveitamento de um poço perfurado pela Petrobrás, em busca de petróleo. Assim surgiram as Águas Quentes Naturais vindas de 1730 metros de profundidade, numa temperatura de 52º C. Hoje se denomina Resort Parque das Araras. Trata-se de um complexo de lazer, recreação e turismo incrustado no meio de um bosque com mais de quatro mil árvores, contendo 170 espécies diferentes, tornando a oxigenação do ar uma das mais puras do Brasil. Os paraguaçuenses sentem-se muito orgulhosos quando o tema é Turismo Ferroviário e gostam de receber visitantes para uma experiência inesquecível: um passeio na segunda locomotiva mais antiga em funcionamento do Brasil. O trem turístico faz um trajeto de 24 quilômetros, ida e volta, partindo do centro da cidade até o distrito histórico de Sapezal, terra das famosas irmãs Galvão, antes de levar a música sertaneja ao auge. A lotação total do Trem é de 96 passageiros divididos em dois carros. Destaque para a Casa do Artesão, para quem aprecia artesanato, com diversidade de produtos: pulseiras, brincos, bolsas, jogos para cozinha, colchas, tapetes, quadros, vasos, pufes, cestos, enfeites, esculturas em madeira entre outras peças. 
 
Às margens do rio Paranapanema, a população de Pedrinhas Paulista sente-se orgulhosa pela influência da colonização italiana na arquitetura da cidade, considerada a Roma brasileira, e atrai mais de 11 mil turistas anualmente para as atividades culturais, artísticas e folclóricas. O que chama a atenção neste destino, além da sua história marcada por muita luta e trabalho árduo, é a manutenção de muitas tradições, como o eventual uso da língua italiana nas conversas (sendo que a mesma faz parte da grade curricular no Ensino Fundamental) e os grupos folclóricos de danças, que envolvem adolescentes, jovens e idosos. Suas festas também são atrativos regionais, com destaque para a festa de São Donato (padroeiro do município). Em meio aos destacados atrativos turísticos, encontra-se o Portal de Entrada que, além de dar as boas-vindas a seus visitantes, o monumento representa a força e a garra de seus valentes pioneiros. O portal, inaugurado em 2001, simboliza a tradição das cidades italianas que, em sua maioria originaram-se em torno da defesa pessoal do rei, do príncipe, monarca ou senhor feudal. Quando o foco é cultural, este destino dispõe de um Centro Cultural, espaço reservado à cultura, educação e preservação da história da cidade. Neste local funcionam o Museu dos Pioneiros, Salão para Exposições, Arquivo Histórico Municipal e Biblioteca. Já pelo Turismo Religioso, a Igreja Matriz de São Donato, localizada no centro, foi uma das primeiras construções planejadas para a Colônia, sua pedra fundamental, lançada em 1952, marcou a fundação da colônia. A igreja recebeu o nome de São Donato e em um de seus altares o santo foi retratado em tela por um arquiteto imigrante. A elevação de Pedrinhas Paulista a município ocorreu em 1991. O nome da colônia surgiu do Riacho Pedrinhas, de água transparente, que serpenteava suavemente entre grande quantidade de pequenas pedras ao fundo.
 
O município de Tarumã tem esse nome por conta da abundância da espécie arbórea Tarumã, típica de Mata Atlântica, presente em muitas glebas de terra da região.  A economia é movimentada pelas usinas de cana-de-açúcar e áreas rurais muito produtivas. A cidade é um exemplo de cuidado com áreas verdes e oferece boas opções de lazer, de turismo para a população urbana e rural. Interessante visitar a Fonte dos Sonhos. Conta a história que o café está na raiz desta Fonte, local de contemplação e bons momentos de relax em meio às sombras de grandes árvores e caminhadas. Diz a lenda que se o visitante beber da água das três fontes minerais que jorram no parque, seu desejo será realizado. Eram elas que, no passado, abasteciam os garrafões dos trabalhadores das plantações de café, história que está registrada neste parque de lazer e bons momentos de sossego em meio à natureza. Outra atração: o Parque Vicente Benelli com mais de oito mil m² de ciclovia distribuída por toda a área do parque, com faixas inclusivas e exclusivas para pessoas com necessidades especiais, tornando-a 100% acessível. Para os adeptos às atividades físicas ao ar livre, o Parque dispõe de uma Multiestação da Academia ao Ar Livre com barras paralelas, especialmente para os praticantes de Atletismo. Há também um espaço de contemplação para que as pessoas possam registrar seus momentos de caminhada e lazer através de um painel com a escrita: #orgulhodetaruma. Tem mais: o Centro Integrado de Educação e Cultura – CIEC é parte integrante da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo deste destino. Seu objetivo é difundir e propagar a cultura através das várias expressões da arte. Tem como missão promover a Integração, Socialização de Crianças, Jovens e Adultos por meio da Biblioteca Pública e dos Projetos Culturais. Oferece gratuitamente as oficinas de Violão, Guitarra, Bateria, Viola, Acordeon, Teatro, Corpo Coreográfico, Banda Musical, Teclado, Coral e Contrabaixo.

Na cidade de Tupã os colonizadores tiveram de enfrentar muita resistência por parte dos nativos e o confronto foi inevitável, resultando na morte de muitos dos indígenas na região, que posteriormente foram homenageados com o nome da cidade e de suas vias. Apesar disto, segundo os registros, a tão desejada paz só foi alcançada com intermediação de uma índia chamada Vanuíre. Devido a essa importante influência indígena, este destino possui uma escola com o nome "Índia Vanuíre" em homenagem à mesma, além de um dos mais importantes museus dedicados ao tema no país, o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, o maior acervo indígena do Estado, hoje mantido pela ACAM Portinari e que resgata a história dos primeiros habitantes destas terras. A herança da diversidade cultural proporcionada pela imigração de japoneses, portugueses, italianos, espanhóis, sírios e letos, é a marca da cidade, além do importantíssimo papel na contribuição do desenvolvimento e crescimento de Tupã e de regiões das ao redor, que estes imigrantes tiveram. Além de possuir belas cachoeiras, como a localizada no Recanto das Águas, a estância de Tupã também possui atrativos variados que agradam todo tipo de turista. O museu de Varpa, por exemplo, detém um grande acervo com objetos e a história da chegada dos letos na região e fundaram o distrito (Varpa), tornando-o um dos pontos turísticos mais importante deste local, incluindo os “Caminhos da Letônia”, projeto turístico-cultural desenvolvido pela Prefeitura que resgata os pontos mais atrativos do distrito e a trajetória dos imigrantes na região. Além de ser o maior produtor de amendoim do Estado e um dos maiores do Brasil, Tupã também possui a fotografia de eventos e formaturas como outro destaque. Com mais de 50 empresas e cinco mil empregos diretos, a cidade é conhecida nacionalmente como a "Capital Nacional da Fotografia”. Grande orgulho para os tupãenses.  Vale saber que o nome Tupã, na língua Tupi, significa Trovão: “Tu” quer dizer som, barulho, e “Pan” expansão, fluir. Em suma, a cidade é conhecida como terra do “Deus do Trovão ou Espírito Bom” e trata-se de uma singela homenagem aos primeiros habitantes regionais, os índios. 
 


Municípios Turísticos
 
Estâncias Turísticas
 
Paraguaçu Paulista

Tupã


Municípios de Interesse Turístico – MIT

Pedrinhas Paulista


Ações e Programas

Turismo SP em Ação







Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite