Santos - São Paulo - Brasil, 05 de maio de 2024.

09/03/2022
REGIÕES TURÍSTICAS
Conheça a Região Turística Coração Paulista

Agudos, Bauru, Lençóis Paulista, Pederneiras e Piratininga são as cidades que compõem a Região Turística Coração Paulista

Cidade mais populosa de todo o centro-oeste paulista, Bauru apresenta o equilíbrio perfeito entre área urbana e rural. Entre os passeios possíveis na cidade, destacam-se o Parque Zoológico Municipal, com mais de 700 animais de 170 espécies. Ao lado do zoológico se encontra o Jardim Botânico Municipal, uma das mais importantes reservas nativas do Cerrado, com 321 hectares de extensão, aberto de segunda a domingo. Os interessados em um pouco de história devem visitar o Museu Ferroviário que conta, por meio de objetos, documentos e fotos, a história da Estrada de Ferro Noroeste. Este município dispõe de Teatro Municipal, Pinacoteca Municipal, Museu da Imagem e do Som e Museu Histórico Municipal. Cultura para todos. Sem contar que o famoso sanduíche de Bauru é um dos lanches mais procurados desde a década de 90, e que faz sucesso até hoje em inúmeras cidades paulistas.

Conhecida como “Cidade do Livro” por ter a maior biblioteca do interior do Estado (Biblioteca Municipal Orígenes Lessa), Lençóis Paulista é uma cidade cultural que possui mais livros do que habitantes. Entre as atrações culturais da cidade, se destacam o Museu Alexandre Chitto, centro histórico que promove exposições permanentes e temporárias com o objetivo de contar e preservar a memória da cidade, o Memorial Alfredo Guedes que conta a história da cidade, e o Espaço Cultural Cidade do Livro, com diversas atrações culturais voltadas para os mais jovens.  Quem prefere um roteiro com mais contato com a natureza pode optar por uma visita ao Engenho São Luiz, destilaria centenária do município, a Vinícola Casagrande, localizada no bairro rural Rocinha, além dos parques do Paradão e do Povo, repletos de área verde, lagos e opções de lazer.

Conhecida como capital do induzido – devido a sua alta produção de induzidos industriais – Pederneiras mescla industrialização com a tranquilidade das cidades do interior. Localizada às margens do Tietê e Bauru, a cidade possui diversas belezas naturais e passeios em meio à natureza, com destaque para o Parque Ecológico Vale do Sol. Um dos cartões postais da cidade é o castelo Furlani, construído pelo engenheiro austríaco Fausto Furlani em 1911 com insumos importados de sua terra natal. Um dos principais eventos é a Feira das Nações, anualmente celebrada em 22 de maio - mesmo dia do aniversário da cidade de Pederneiras - e que reúne shows e comidas típicas de diversos países do mundo.

Com expressivo contexto turístico, o município de Agudos, localizado no centro-oeste do estado de São Paulo, na região de Bauru, ostenta um forte cenário natural propício com atrativos e acomodações rurais. A cidade é banhada por diversas nascentes do Aquífero Guarani, além de possuir a Serra de Agudos, privilegiando ainda mais o turista com diversos ambientes para quem deseja aproveitar a natureza da região. Integra o Circuito Turístico Caminhos do Centro-Oeste Paulista e entre os principais itens do roteiro destacam-se: cultura, museus, vinícola, ciência, aldeia indígena, rural, pesca e gastronomia (peixes e doces). Entre os diversos atrativos turísticos, com destaque para o Seminário Santo Antônio - Patrimônio Cultural, Cívico e Religioso local, o maior conjunto arquitetônico da Província da Imaculada Conceição.

Piratininga tem muito a oferecer ao turista que está em busca de paz e tranquilidade e dispõe de uma variedade de atrativos turísticos, com áreas repletas de belezas naturais, com uma paisagem campestre com matas ciliares em torno de ribeirões e destacada presença de manejo florestal de eucaliptos. Bom saber que a cidade também é privilegiada em ter águas termais. Em 1980, quando estavam em busca de petróleo, encontraram água sulfurosa com enxofre de caráter medicinal, com isso surgiu o “Águas Quentes de Piratininga”, hoje conhecido como Novo Thermas de Piratininga. Para o visitante que for para Piratininga e está em busca de Turismo Religioso a cidade também tem pontos incríveis. O Mosteiro Imaculada Conceição e São José é um espaço monástico semipúblico onde acontecem retiros, missas e outros eventos religiosos, como as festas abertas para a comunidade no mês de agosto

Municípios Turísticos

Municípios de Interesse Turístico